Fiat adotará nova estratégia e unificará linhas da Europa e do Brasil
Informação foi adiantada recentemente em entrevista pelo CEO da marca, Olivier François
Em entrevista concedida recentemente à revista britânica AutoExpress, o chefão da Fiat, Olivier François, deu dicas importantes sobre o futuro da marca e adiantou que inédita estratégia de unificação será implementada em breve. Segundo o executivo, a empresa adotará posicionamento mais global e deixará de lado o atual regionalismo que tanto diferencia os portfólios europeu e brasileiro.
“Não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa - e é lucrativa agora, mas nosso plano é que ela se torne cada vez mais - se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”, disse François. Nesse sentido, o catálogo brasileiro poderá voltar a ter Fiats europeus em oferta, como acontecia na década de 1990.
De acordo com o executivo, o plano já está traçado e tem até mesmo data para ser implementado. “Começaremos em 2024, 2025 e 2026; este é o meu horizonte para carros que estão congelados em design e assim por diante, e teremos uma única linha. Pode ser elétrico em uma região e a combustão em outra, com apenas uma pequena diferenciação, o que me permite fazer enormes volumes na mesma base", explicou.
Como parte da estratégia, a Fiat passará a adotar em seus veículos a plataforma modular CMP/e-CMP. Como disse François, a arquitetura permite que o mesmo modelo seja produzido tanto em variante tradicional como puramente elétrica, a exemplo do Peugeot 208/e-208. Dessa forma, o mesmo veículo poderá ser vendido como EV em mercados mais avançados na eletrificação, como Europa, e com motores térmicos em países emergentes, como o Brasil.
O primeiro lançamento baseado nessa nova estratégia será a próxima geração do Tipo. O modelo está sendo desenvolvido para ser global, ao contrário do atual, e atrair clientes de diversas regiões, da Turquia à América Latina, além de mercados tradicionais da Europa. Será transformado em SUV e substituirá de uma só vez as carrocerias sedã, perua e hatchback. A estreia é aguardada para 2024 ou 2025.
Antes disso, porém, a Fiat lançará o 500X EV, que neste caso atenderá apenas o mercado europeu. Será revelado neste ano e começou a ser projetado antes da criação da Stellantis. Por isso, segundo François, ainda não será global. "Leva tempo para convergir", justificou.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: AutoExpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto