Lançado em 2018, o Fiat Cronos nunca conseguiu o mesmo sucesso do irmão, o Argo. Até 2021, viveu em uma faixa de vendas intermediária, longe dos líderes e do fim da lista entre os sedãs compactos. Em 2021, já se colocou em uma parte superior, brigando com o VW Voyage e observando de longe o líder, Chevrolet Onix Plus, com 27.887 unidades emplacadas, melhor resultado desde 2018, seu primeiro ano, com 29.307 unidades.

A linha 2023 do Fiat Cronos veio agressiva. Com preços competitivos no segmento, chegou com a versão 1.0 para substituir o Grand Siena e com o tão esperado câmbio CVT ligado ao motor 1.3 aspirado, um conjunto que se conversa bem no Pulse e na picape Strada. Ao mesmo tempo, o Cronos se tornou um dos automáticos mais baratos do Brasil. Este é o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023.

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

O que é o Fiat Cronos CVT?

Muita coisa mudou de 2018 para cá. O Cronos também precisava mudar algumas coisas, mas a Fiat preferiu focar em pontos que realmente dariam resultado no mercado, como a chegada do 1.3 com CVT para atender os clientes de sedãs que procuram o câmbio automático. De "brinde", a marca conseguiu fazer não só o sedã automático mais barato, como um dos carros automáticos mais baratos do país. 

A receita é bem simples. O Fiat Cronos já usava o 1.3 Firefly em suas versões de entrada, com o câmbio manual de 5 marchas, e deixava ao 1.8 as versões mais caras e com câmbio automático de 6 marchas, que saiu de linha há um tempo. A questão era um consumo que não o ajudava na hora de brigar contra seus oponentes, com motores menores e mais modernos ou já na era turbo. O 1.3 Firefly tem comando único com variador, 8 válvulas e produz 90/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque. 

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

O câmbio é o automático CVT, com simulação de 7 marchas, fornecido pela Aisin. A Fiat estreou ele no Pulse, tanto 1.3 aspirado quanto 1.0 turbo, e o colocou também na Strada. Tem modo manual, com trocas pela alavanca no Cronos Drive, mas sua melhor operação é sozinha. Para acompanhar, uma nova grade e calotas (ou rodas) para a linha 2023. 

Como é o Fiat Cronos CVT?

O Cronos é um conhecido do brasileiro. Em design, aposta em vincos e não dá para dizer que não envelheceu bem com esse estilão italiano. A linha 2023 trocou a grade dianteira, sendo o restante a mesma coisa, inclusive faróis com luzes de posição em LEDs, um item de série no Cronos 2023. Este carro está equipado com o pacote S-Design, com rodas de liga-leve de 15" no lugar das rodas de ferro com calotas, faróis de neblina e os detalhes em um marrom puxando para o cinza e logos escurecidos acompanhando capas dos retrovisores em preto brilhante e um nada discreto aerofólio na tampa. 

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

Por dentro, não temos uma grade surpresa. O acabamento é formado basicamente por plástico rígido, mas com a receita da Fiat de trabalho de texturas e uma boa montagem. É bom e, nesse pacote S-Design, coloca uma faixa em marrom, teto e colunas em preto e equipamentos como o ar-condicionado automático e partida por botão com chave presencial. O painel de instrumentos tem uma tela de 3,5" completa para computador de bordo e o volante tem acabamento em couro neste pacote.

Em espaço interno, o Cronos se destaca no banco traseiro. São 4.364 mm de comprimento, com 2.521 mm de entre-eixos. Não é o maior do segmento, mas aproveita bem o que tem para dar um bom espaço para as pernas, apesar de um assento curto depois dependendo da altura de quem o ocupar. Acomoda bem 4 adultos, mas um quinto irá ter um problema pela largura, mas ainda assim se acomodará para um trajeto curto. No porta-malas, 525 litros de capacidade, um bom número dentro do segmento.

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

Como anda o Cronos CVT?

Desde o lançamento do Cronos (e do Argo) que pedimos o motor 1.3 Firefly com algum tipo de câmbio automático. Até tentaram fazer algo com o automatizado GSR, mas o efeito não era o mesmo; e o 1.8 aspirado com um caixa automática de 6 marchas, que sempre foi um motor bom de altas rotações e que ficava devendo no uso urbano. Então juntar o bom motor aspirado que oferece torque em baixas com um câmbio automático era uma solução.

No lugar de um automático tradicional, o CVT entrou no lugar. De uma geração recente, se encaixou bem com o 1.3, que oferta torque em baixas pela arquitetura de 2 válvulas por cilindro, e se orquestram bem. Basta manter o pé no acelerador sem muita pressão que o Cronos desenvolve em trajetos urbanos em baixas rotação, com pouco ruído. Se precisar de mais, mais aceleração, mas o pico de torque aparece em 4.000 rpm, então nem adianta ir muito além. De potência, o torque máximo é 6.250 rpm com etanol e 6.000 rpm com gasolina.

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

Um botão Sport no volante ajuda em algumas situações. Trabalhando na programação do CVT, as relação trabalha em rotações mais altas, mais perto dos picos dos números, e até dá um fôlego que o Cronos não aparentava ter. Em ultrapassagens, pelo fácil acesso no volante, vale acioná-lo para o sedã crescer mais rápido, principalmente carregado. Não é um canhão, mas vai bem no uso comum.

Uso comum pois a suspensão foi feita para isso. O Cronos é muito confortável e, mesmo nos piores pisos, não reclama e não repassa para os ocupantes. Em curvas mais fechadas, a carroceria apoia nos pneus e suspensão e faz as curvas com comportamento bastante neutro, mesmo quando mais provocado, com boa resposta da direção elétrica. Faltou apenas uma regulagem de profundidade da coluna para achar uma posição melhor. 

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

Em nossos testes, o Cronos 1.3 CVT chegou aos 100 km/h em 12,6 segundos. É um número "OK", mas temos uma prova de o quanto este conjunto é bem acertado: mesmo com 32 cv a menos que o 1.8, quando abastecidos com etanol, fez a prova em 0,6 segundo a mais. O 40 a 100 km/h em 9,4 segundos é o mesmo tempo do 1.8, mas a diferença de força aparece no 80 a 120 km/h, quando o anterior mostrava sua força em altas: 9,7 segundos versus 8,6 segundos. 

No consumo, os 8,6 km/litro com etanol em ciclo urbano mostra como o CVT trabalhando as baixas rotações do 1.3 ajudam - o 1.8 marcou 7,2 km/litro no passado. Na estrada, menos força e mais vezes acelerando mais para manter a velocidade colocaram o consumo em 12,1 km/litro, ante os 12 do 1.8, que se aproveitava da força a mais para manter velocidade. 

Quanto custa e vale a pena o Cronos CVT?

O Fiat Cronos 2023 já ficou mais caro desde o seu lançamento. Mesmo assim, o Cronos Drive CVT custa R$ 95.690 - um sedã automático abaixo dos R$ 100 mil está ficando raro. Com o kit S-Design, chega aos R$ 102.628, mas vamos com calma antes de você se animar muito com esse valor. 

Como itens de série, temos o painel com a tela de 3,5", o sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento com fios, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro e os controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampas. Nos pacotes, retrovisores elétricos, piloto automático e outros itens opcionais.

Sentimos falta de mais airbags, algo que o Cronos já ofereceu no passado, e a coluna de direção com regulagem de profundidade, que também já foi item do sedã. Poderiam ser ao menos opcionais com o pacote S-Design, que traz tantos itens como ar-condicionado digital e chave presencial, e peca em detalhes. 

Vale a pena? Se quiser o pacote S-Design, olhe para a Precision que, por R$ 100.990, oferta as rodas de 16" e aletas para as trocas de marchas no volante, além dos itens do pacote. Mas se for no Drive CVT puro, é uma boa opção, apesar de ausências sentidas nos equipamentos, principalmente de segurança. Se precisa de um sedã automático abaixo dos R$ 100 mil, é um dos poucos.

Fiat Cronos 1.3 CVT

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples variável, flex
Potência e torque 98 cv a 6.000 rpm (G)/107 cv a 6.250 rpm (E) a 5.750 rpm/ 13,2 kgfm a 4.250 rpm (G); 13,7 kgfm a 4.000 rpm (E)
Transmissão automático tipo CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira
Suspensão McPherson dianteira e eixo de torção na traseira; rodas de liga-leve de 15" com pneus 185/60 R15
Peso 1.155 kg em ordem de marcha
Comprimento e entre-eixos 4.364 mm; 2.521 mm
Largura 1.726 mm
Altura 1.513 mm
Capacidades tanque: 47 litros; porta-malas: 525 litros
Preço de entrada R$ 95.690
Preço como testado R$ 102.628
Aceleração 0 a 60 km/h: 5,5 s; 0 a 80 km/h: 8,6 s; 0 a 100 km/h: 12,6 s
Retomada 40 a 100 km/h (em D): 9,4 s; 80 a 120 km/h (em D): 9,7 s
Consumo de combustível cidade: 8,6 km/litro; estrada: 12,1 km/litro (etanol)
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