Apesar do perigo de extinção e do número cada vez mais reduzido de opções, as peruas seguem atiçando paixões e não devem morrer tão cedo. Prova disso vem da BMW, que parece ter despertado real interesse pelo segmento. A marca lançou recentemente a M3 Touring - um desejo de longa data dos entusiastas - e planeja agora reviver a emblemática M5 Touring, arquirrival da Audi RS6 Avant.

Detalhes sobre o modelo foram publicados recentemente pelo membro do fórum Bimmer Post, ynguldyn, que é conhecido informante de novidades da BMW e responsável por diversos acertos. Segundo divulgado, a M5 Touring já está sendo desenvolvida e internamente atende pelo codinome G99. Será lançada junto com a próxima geração do M5 Sedan - chamado de G90 - e chegará ao mercado em meados de 2024.

Galeria: Novo BMW M5 2024 - Flagra

Ao que tudo indica, a perua voltará ao mercado eletrificada e, nesse sentido, será equipada com conjunto mecânico híbrido. Todos os rumores apontam para adoção do conhecido motor 4.4 V8 twin-turbo associado com propulsores elétricos, no mesmo esquema que será usado pelo SUV topo de linha XM. A potência ficará na casa dos 750 cv e o torque deverá superar os 100 kgfm. O câmbio será sempre automático, com tração integral xDrive.

Com a volta da M5 Touring e o retorno da já apresentada M3 Touring, a BMW finalmente oferecerá duas peruas legitimamente M pela primeira vez. As rivais Mercedes-Benz e Audi, vale lembrar, já exploram o segmento há anos e fazem alegria dos fãs de stations esportivas com os modelos C63/E63 Estate e RS4/RS6 Avant.

O lançamento, como dito, acontecerá em 2024, logo depois da estreia do novo Série 5 convencional, que chegará em 2023 com motores diesel, gasolina e híbrido. O puramente elétrico i5 também está nos planos e poderá contar com carroceria perua.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com