Apresentada ao mundo em 2017 e reestilizada em 2021, a atual geração do BMW X3 deve permanecer no mercado por mais dois anos até ser substituída. O projeto de uma linhagem inteiramente nova já foi iniciado e está com desenvolvimento bastante adiantando, conforme revelam imagens de flagra captadas recentemente na Europa. Protótipos circulam ainda camuflados, mas desde já deixam escapar detalhes interessantes do design.

Como esperado, o X3 de nova geração não terá rupturas em relação ao carro atual e, na prática, adotará caminho já conhecido esteticamente. As linhas serão evolutivas e representarão amadurecimento na comparação com o desenho de hoje. Na prática, será a mesma receita seguida pelo irmão menor X1, recentemente apresentado em nova geração.

Galeria: Nova geração BMW X3 - Flagra

Apesar dos disfarces, nota-se que a grade crescerá ligeiramente e avançará sobre o para-choque, mas sem os exageros que vemos em outros modelos, como no Série 4. Os faróis terão formato familiar e não serão divididos como no X7 reestilizado. Chamam atenção ainda as maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais na aerodinâmica e pensadas para substituir as atuais do tipo puxador.

A traseira seguirá com lanternas divididas pela tampa do porta-malas, mas agora com design mais dinâmico. Haverá mudanças também no posicionamento da placa, que será descolada da tampa do bagageiro para o para-choque. O protótipo das fotos aparece com saídas quádruplas de escapamento, indicando se tratar de versão topo de linha com apelo esportivo (M40i). As rodas com desenho bastante chamativo também evidenciam o posicionamento.

Nova geração BMW X3 - Flagra

Por dentro, as mudanças serão no campo tecnológico. Fotos da nova cabine não foram registradas, mas tudo indica que o destaque ficará por conta da gigantesca tela horizontal que abrigará conjuntamente os elementos do quadro de instrumentos e as funções do sistema de entretenimento. Equipamentos de conforto, segurança e assistência à condução também serão atualizados.

O lançamento deverá acontecer em meados de 2024, começando pela Europa. A chegada ao Brasil acontecerá na sequência.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com