Pegue um M5 de 600 cv e dê a ele mais potência e melhorias dinâmicas. Eis o Competition

Um mais forte, rápido e mais extremo BMW M5. É exatamente isso que este carro precisava, né? Vamos recapitular: o M5 "normal" possui 600 cv e um sistema de tração integral inteligente (que pode jogar toda a força apenas no eixo traseiro para a produção de fumaça) e chega aos 100 km/h em 3,4 segundos. 

Em nosso último teste, reclamamos do temperamento contido e frio do M5. Para resumir, enquanto há força, o ronco e a direção não fazem o cabelo deitar ou a cabeça ir para trás. O novo M5 Competition começa assim, mas vai ficando mais desafiador conforme passa o tempo. Mas será que estas melhorias serão suficientes para elevar o BMW além de seu maior rival, o Mercedes-AMG E63 S?

BMW M5 Competition

O que é novo?

Bem, a maior inovação é com certeza o aumento de potência do 4.4 V8 biturbo. Qualquer um que tenha o prazer de andar neste monstro se pergunta se era realmente necessária esta potência extra. 

Graças ao remapeamento da injeção, o "V8itão" agora tem 625 cv. O torque máximo ainda é de 76,5 kgfm, mas está disponível em uma faixa maior de rotação (1.800 a 5.800 rpm ante os 5.600 rpm). O M5 Competition chega aos 100 km/h em 3,3 segundos (uma décimo mais rápido que o normal) e vai aos 200 km/h em apenas 10,8 segundos (0,3 s mais rápido). 

BMW M5 Competition

O M5 Competition tem mais ou menos as mesmas melhorias que um entusiasta faria em seu M mais simples. A BMW instalou coxins de motor mais firmes (para melhores respostas e direção mais direta), suspensão rebaixada e amortecedores mais firmes, além de molas 10% mais rígidas. O eixo traseiro tem barra estabilizadora mais grossa e buchas mais rígidas. 

As outras mudanças são visuais - como as rodas de 20" e pintura preto brilhante na grade dianteira, capas de retrovisor e no defletor traseiro. Há também um novo sistema de escape, que fala mais grosso. 

Como anda?

A BMW enviou o M5 Competition e eu para uma estrada cheia de curvas, estreita e, em alguns momentos, desafiadora, na Spanish Ronda. Este não é o lugar favorito de um M5 de mais de 600 cv - esta estrada seria melhor com um Toyota GT86. Mas o fato é que o novo M5 conseguiu se sair bem, reflexo do trabalho da talentosa equipe por trás dele. Claro, o M5 ainda é grande para as estreitas estradas de montanhas e não consegue dançar bem, mas não é desconfortável dirigir. Nem um pouco. 

BMW M5 Competition
BMW M5 Competition

Sem ter dirigido os dois - o M5 normal e o Competition - para uma comparação direta, não é fácil falar sobre as diferenças. O M5 tem um comportamento maravilhoso, mas ele ainda é grande. A direção é rápida, comendo curvas seguidas. A Competition é um pouco mais rápida em seus movimentos de carroceria. O controle é bom mesmo em asfalto ruim ou em velocidades altas. Nos modos Sport e Sport Plus ele sofre um pouco nos buracos, mas não é uma surpresa. O M5 normal já sofre - a Competition só deixa isso pior. 

E na pista?

Logicamente, o M5 é bom na pista como é na estrada. Não esperamos muitos donos de M5 nas pistas, mas eles deveriam ir, pois o carro é uma sensação quando levado para um circuito. Com a etiqueta Competition, só faz as coisas melhores. Mas ambos são um pouco confusos. 

É difícil ignorar o tamanho do M5 - você sente as duas toneladas do sedã nas curvas. Mas o Competition - especialmente quando você entra nele - parece dizer "ei, não sou tão grande e pesado. Ande mais rápido!". 

Depois de um tempo, o M5 Competition começa a parecer menor, mais comunicativo, e mais engajado que o normal. No modo 4WD e com o controle de estabilidade no M Dynamic Mode, ele deixa os controles mais permissivos e com leves saídas de traseira quando no limite. O M5 Competition é controlável, mas maravilhosamente excitante, e mais ainda, muito rápido. Claro, você pode desligar tudo, ativar o modo de tração traseira, e queimar os pneus em belos drifts. Não é preciso muito para provocar o M5 neste modo, graças a muita força. 

BMW M5 Competition
BMW M5 Competition

Como é o motor?

O V8 biturbo continua sendo bestial e terrivelmente potente do começo ao fim. É um tipo de força impressionante. Velocidades baixas? Sem problema. O 4.4 tem sempre força, intensa desde o começo. Não sei se meus ouvidos estavam tomados, mas parece que o Competition soa mais motivado e grave que o normal. 

O câmbio automático de 8 marchas ainda é uma alegria. Como qualquer outro ZF com este número de relações, é um dos melhores do mercado.

BMW M5 Competition

Devo comprar?

O M5 mais esportivo é uma escolha sólida, especialmente para quem não usará o carro apenas para ir ao trabalho, mas também na estrada com pé embaixo ou na pista. As diferenças em comparação com o M5 normal não são tão grandes para mudar o temperamento do carro inteiro, mas um conhecedor notará que o Competition é mais direto e na mão quando tocado com vontade. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar em perder a usabilidade, porque as melhorias são gentis. 

E para responder a questão final, o dono de um AMG E 63 S deve ter mais diversão. Mas, no geral, o BMW M5 Competition é o melhor sedã esportivo.

 

Fotos: divulgação

 

Motor 4.4 V8 Biturbo; 4.395 cm3
Potência 625 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 76,5 kgfm de 1.800 a 5.800 rpm
Transmissão Automática de 8 marchas
Tipo de direção Tração integral
0 a 100 km/h 3,3 s
Velocidade Máxima 305 km/h
Consumo de combustível 9,3 km/l
Emissões 243 g/km
Comprimento 4.966 mm
Largura 1.903 mm
Altura 1.469 mm
Volume do porta-malas 530 l
Peso 1.940 kg
Capacidade de carga 575 kg
Preço de entrada 126.900 € (Alemanha)

Galeria: BMW M5 Competition