Responsável por 17% dos 136.341 veículos registrados no Brasil em abril, o segmento de picapes registrou forte queda na comparação com o mesmo período de 2021. Com 23.256 unidades, somados os modelos das duas categorias, a retração chegou a 29,5%. Já em relação a março, mesmo contando com menos dias úteis, houve uma leve evolução (+5,6%).
Entre as picapes menores, a Fiat Strada respondeu por quase 100% de todos os registros, mesmo perdendo mais de 1/3 dos compradores do ano passado. Mas há dois motivos claros para o desempenho do veículo nº 1 no país no mês passado: a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) e os problemas de produção da Volkswagen Saveiro CD (42), que teve seu pior desempenho desde janeiro de 2002, último mês com números ainda divulgados pela Fenabrave.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 29669 | 7983 | 7567 | 12581 | 99,44% | 98,68% | 5,50% | -36,55% |
2º | VW SAVEIRO | 1570 | 42 | 98 | 2253 | 0,52% | 1,28% | -57,14% | -98,14% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 8 | 2 | 2 | 480 | 0,02% | 0,03% | 0,00% | -99,58% |
4º | EFFA K01 | 6 | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
31253 | 8028 | 7668 | 15314 | 100,00% | 100,00% | 4,69% | -47,58% |
Na categoria de picapes médias, a líder Toro (5.107) foi a única entre as três primeiras com retração nas vendas (-23,5%). Mesmo assim, a Fiat assegurou mais de mil unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (4.069). Com mais do que o dobro dos registros de uma Ford Ranger (1.111) que perdeu mais de 44% de seus compradores, a Chevrolet S10 (2.736) completou o pódio em alta de quase 38%.
Quarta em março, a Mitsubishi L200 Triton (1.055) fechou o top 5 bem próxima da Ford. Da sexta em diante, nenhuma delas sequer chegou às 400 unidades – melhor delas, a Nissan Frontier emplacou apenas 338 unidades. Com versão reestilizada já nas concessionárias, a Renault Oroch ficou abaixo dos 300 emplacamentos (297). Em melhor momento desde o lançamento, a Ford Maverick (265) ficou à frente da Volkswagen Amarok (101).
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 16097 | 5107 | 4442 | 6676 | 33,54% | 30,96% | 14,97% | -23,50% |
2º | TOYOTA HILUX | 13557 | 4069 | 3971 | 3373 | 26,72% | 27,67% | 2,47% | 20,63% |
3º | CHEVROLET S10 | 8297 | 2736 | 2563 | 1985 | 17,97% | 17,86% | 6,75% | 37,83% |
4º | FORD RANGER | 4121 | 1111 | 1001 | 2007 | 7,30% | 6,98% | 10,99% | -44,64% |
5º | MITSUBISHI L200 | 3769 | 1055 | 1094 | 1045 | 6,93% | 7,62% | -3,56% | 0,96% |
6º | NISSAN FRONTIER | 2487 | 338 | 618 | 618 | 2,22% | 4,31% | -45,31% | -45,31% |
7º | RENAULT OROCH | 2518 | 297 | 219 | 967 | 1,95% | 1,53% | 35,62% | -69,29% |
8º | FORD MAVERICK | 335 | 265 | 33 | 0 | 1,74% | 0,23% | 703,03% | - |
9º | VW AMAROK | 1812 | 101 | 243 | 864 | 0,66% | 1,69% | -58,44% | -88,31% |
10º | RAM 2500 | 441 | 84 | 59 | 40 | 0,55% | 0,41% | 42,37% | 110,00% |
11º | EFFA V21 | 152 | 35 | 59 | 27 | 0,23% | 0,41% | -40,68% | 29,63% |
12º | EFFA V22 | 63 | 21 | 17 | 18 | 0,14% | 0,12% | 23,53% | 16,67% |
13º | RAM 1500 | 38 | 4 | 28 | 39 | 0,03% | 0,20% | -85,71% | -89,74% |
14º | FORD F150 / F250 | 6 | 2 | 2 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
15º | RAM 3500 | 4 | 2 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
16º | TOYOTA TACOMA | 1 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
53698 | 15228 | 14349 | 17659 | 100,00% | 100,00% | 6,13% | -13,77% |
Fonte: Fenabrave
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
A Nova Nissan Frontier 2023 chegou! Fomos até a Argentina para conhecer e mostrar para vocês os detalhes da picape. Com nova identidade visual, melhorias na sua estrutura e mais equipamentos, para fazer frente às líderes do segmento.