Responsável por 17% dos 136.341 veículos registrados no Brasil em abril, o segmento de picapes registrou forte queda na comparação com o mesmo período de 2021. Com 23.256 unidades, somados os modelos das duas categorias, a retração chegou a 29,5%. Já em relação a março, mesmo contando com menos dias úteis, houve uma leve evolução (+5,6%).

Entre as picapes menores, a Fiat Strada respondeu por quase 100% de todos os registros, mesmo perdendo mais de 1/3 dos compradores do ano passado. Mas há dois motivos claros para o desempenho do veículo nº 1 no país no mês passado: a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) e os problemas de produção da Volkswagen Saveiro CD (42), que teve seu pior desempenho desde janeiro de 2002, último mês com números ainda divulgados pela Fenabrave.

Fiat Strada Freedom 1.3 CP (teste)
Saveiro CS

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

ABR/22 

MAR/22 

ABR/21 

% ABR 22 

% MAR 22 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT STRADA 

29669 

7983 

7567 

12581 

99,44% 

98,68% 

5,50% 

-36,55% 

2º 

VW SAVEIRO 

1570 

42 

98 

2253 

0,52% 

1,28% 

-57,14% 

-98,14% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

480 

0,02% 

0,03% 

0,00% 

-99,58% 

4º 

EFFA K01 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

   

31253 

8028 

7668 

15314 

100,00% 

100,00% 

4,69% 

-47,58% 

Fiat Toro Volcano 2.0 turbodiesel 2022 - Teste Motor1.com
Toyota Hilux 2021 - Avaliação na Argentina
Chevrolet S10 Z71 2022
Ford Ranger FX4 2023

Na categoria de picapes médias, a líder Toro (5.107) foi a única entre as três primeiras com retração nas vendas (-23,5%). Mesmo assim, a Fiat assegurou mais de mil unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (4.069). Com mais do que o dobro dos registros de uma Ford Ranger (1.111) que perdeu mais de 44% de seus compradores, a Chevrolet S10 (2.736) completou o pódio em alta de quase 38%.

Quarta em março, a Mitsubishi L200 Triton (1.055) fechou o top 5 bem próxima da Ford. Da sexta em diante, nenhuma delas sequer chegou às 400 unidades – melhor delas, a Nissan Frontier emplacou apenas 338 unidades. Com versão reestilizada já nas concessionárias, a Renault Oroch ficou abaixo dos 300 emplacamentos (297). Em melhor momento desde o lançamento, a Ford Maverick (265) ficou à frente da Volkswagen Amarok (101).

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

ABR/22 

MAR/22 

ABR/21 

% ABR 22 

% MAR 22 

VARIAÇÃO ABR/MAR 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT TORO 

16097 

5107 

4442 

6676 

33,54% 

30,96% 

14,97% 

-23,50% 

2º 

TOYOTA HILUX 

13557 

4069 

3971 

3373 

26,72% 

27,67% 

2,47% 

20,63% 

3º 

CHEVROLET S10 

8297 

2736 

2563 

1985 

17,97% 

17,86% 

6,75% 

37,83% 

4º 

FORD RANGER 

4121 

1111 

1001 

2007 

7,30% 

6,98% 

10,99% 

-44,64% 

5º 

MITSUBISHI L200 

3769 

1055 

1094 

1045 

6,93% 

7,62% 

-3,56% 

0,96% 

6º 

NISSAN FRONTIER 

2487 

338 

618 

618 

2,22% 

4,31% 

-45,31% 

-45,31% 

7º 

RENAULT OROCH 

2518 

297 

219 

967 

1,95% 

1,53% 

35,62% 

-69,29% 

8º 

FORD MAVERICK 

335 

265 

33 

1,74% 

0,23% 

703,03% 

9º 

VW AMAROK 

1812 

101 

243 

864 

0,66% 

1,69% 

-58,44% 

-88,31% 

10º 

RAM 2500 

441 

84 

59 

40 

0,55% 

0,41% 

42,37% 

110,00% 

11º 

EFFA V21 

152 

35 

59 

27 

0,23% 

0,41% 

-40,68% 

29,63% 

12º 

EFFA V22 

63 

21 

17 

18 

0,14% 

0,12% 

23,53% 

16,67% 

13º 

RAM 1500 

38 

28 

39 

0,03% 

0,20% 

-85,71% 

-89,74% 

14º 

FORD F150 / F250 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

15º 

RAM 3500 

0,01% 

0,00% 

16º 

TOYOTA TACOMA 

0,01% 

0,00% 

   

53698 

15228 

14349 

17659 

100,00% 

100,00% 

6,13% 

-13,77% 

Fonte: Fenabrave


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


A Nova Nissan Frontier 2023 chegou! Fomos até a Argentina para conhecer e mostrar para vocês os detalhes da picape. Com nova identidade visual, melhorias na sua estrutura e mais equipamentos, para fazer frente às líderes do segmento.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com