Já dirigimos: Novo Audi Q3 esbanja estilo e tecnologia

Após um Q5 com desenho conservador, a Audi parece ter se inspirado mais neste novo Q3 - basta observar pelas fotos como o SUV compacto alemão ficou muito mais agressivo e belo. A segunda geração do SUV começará a ser vendida em novembro na Europa, chegando ao Brasil em 2019. Participamos do lançamento internacional, na Itália, e já dirigimos as versões com motor 1.5 TFSI de 150 cv e câmbio automatizado S-tronic e 2.0 turbodiesel de 150 cv com câmbio manual.

Audi Q3 2019 - Teste

Clint Eastwood

Antes do jantar com a imprensa, o designer Matthias Fink me explicou como desenhou o novo Audi Q3. Muitas de suas linhas vieram do Q2 (também feito por ele), como as colunas C grossas. Mas os faróis e lanternas pequenas, além da grade octagonal, agora são mais chamativas nos novos modelos da linha Q do que nos sedãs e peruas da Audi.

Gosto bastante da assinatura de luz sofisticada dos novos Audi. Então perguntei à Fink se ele tem um nome para os faróis. “Não há um nome oficial”, explicou o designer, “ mas às vezes eu chamo de cara de Clint Eastwood”. Eu entendo o que ele quer dizer: o ator encara seus oponentes com concentração, formando dobras embaixo do olho, e o SUV tem uma aparência semelhante. O mesmo acontece com as lanternas na traseira.

Audi Q3 Test
Audi Q3 2019 - Teste
Audi Q3 Test

Acho o visual do novo Q3 um sucesso, com exceção da enorme grade frontal, que não faz o meu estilo. Quando olho para o porta-malas, porém, percebo que a linha de cintura imitando cupês tem suas desvantagens: limita a capacidade do compartimento.

Tiguan de luxo?

...