Segundo maior mercado mundial, os EUA fecharam o 1º trimestre em baixa nas vendas de veículos novos. De acordo com o site Automotive News, foram comercializadas entre janeiro e março 3.318.789 unidades, quase 16% a menos do que há um ano – em números absolutos, cerca de 600 mil unidades a menos. Vale lembrar que, em 2021, as vendas tinham crescido 12% na comparação com os três primeiros meses de 2020.
Na disputa entre montadoras, a Toyota (450.227) manteve a posição de honra do ano passado, mas desta vez com mais de 40 mil unidades de vantagem sobre a Ford (410.026) e de quase 110 mil em relação à Chevrolet (340.309). Destaque para a Tesla (110.000), uma das únicas com crescimento no top 20 (+67%) – a outra foi a BMW (73.714, +3,2%) -, que assumiu a liderança entre as marcas premium.
POS. | MARCA | 1º TRIM. 2022 | % MERCADO 2022 | 1º TRIM. 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | TOYOTA | 450.227 | 13,6% | 528.813 | 13,4% | -14,9% | 1º |
2º | FORD | 410.026 | 12,4% | 492.301 | 12,5% | -16,7% | 2º |
3º | CHEVROLET | 340.309 | 10,3% | 425.106 | 10,8% | -19,9% | 3º |
4º | HONDA | 238.182 | 7,2% | 309.203 | 7,9% | -23,0% | 4º |
5º | JEEP | 193.281 | 5,8% | 197.545 | 5,0% | -2,2% | 6º |
6º | NISSAN | 189.835 | 5,7% | 266.482 | 6,8% | -28,8% | 5º |
7º | HYUNDAI | 159.676 | 4,8% | 167.130 | 4,2% | -4,5% | 7º |
8º | KIA | 151.194 | 4,6% | 159.550 | 4,1% | -5,2% | 10º |
9º | RAM | 138.153 | 4,2% | 162.920 | 4,1% | -15,2% | 8º |
10º | SUBARU | 132.346 | 4,0% | 160.426 | 4,1% | -17,5% | 9º |
11º | GMC | 121.437 | 3,7% | 131.239 | 3,3% | -7,5% | 11º |
12º | TESLA | 110.000 | 3,3% | 66.000 | 1,7% | 66,7% | 17º |
13º | MAZDA | 82.268 | 2,5% | 83.258 | 2,1% | -1,2% | 14º |
14º | MERCEDES-BENZ | 75.939 | 2,3% | 89.915 | 2,3% | -15,5% | 12º |
15º | BMW | 73.714 | 2,2% | 71.433 | 1,8% | 3,2% | 16º |
16º | VOLKSWAGEN | 64.993 | 2,0% | 90.853 | 2,3% | -28,5% | 13º |
17º | LEXUS | 64.365 | 1,9% | 74.253 | 1,9% | -13,3% | 15º |
18º | DODGE | 41.042 | 1,2% | 63.988 | 1,6% | -35,9% | 18º |
19º | AUDI | 35.505 | 1,1% | 54.840 | 1,4% | -35,3% | 19º |
20º | CHRYSLER | 29.113 | 0,9% | 39.737 | 1,0% | -26,7% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 3.318.789 | 100,0% | 3.937.403 | 100,0% | -15,7% |
Mantendo a tradicional força no mercado norte-americano, as picapes dominaram o pódio. A vantagem da líder Ford F-Series (140.701) sobre a Ram Pick-up (127.116), no entanto, caiu drasticamente de quase 55 mil unidades para menos de 14 mil. Com queda bem menor do que a das rivais, a Chevrolet Silverado (118.796) foi a terceira. Com 101.192 unidades, o Toyota RAV4 manteve o posto de veículo de passeio nº 1.
Dentre os primeiros colocados, destaque para a evolução do Jeep Grand Cherokee (75.117), que saltou da 15ª para a 5ª colocação no período. O top 10 ainda teve a presença de modelos ausentes em 2021, como o Toyota Highlander (66.026), o GMC Sierra (56.617) e o Chevrolet Equinox (56.036) – cuja versão reestilizada deve chegar ao Brasil nos próximos meses.
Sétimo, o Toyota Camry (61.505) foi o único sedã na parte de cima da tabela. Assim como no ano passado, o Tesla Model Y (55.000) foi o líder entre os premium, mas agora muito perto do top 10. Tradicionais rivais, Corolla e Civic perderam fôlego: o Toyota (47.501) caiu para 14º e o Honda (38.515) foi apenas o 23º, atrás inclusive de um surpreendente HR-V (42.168) em 18º. Único estreante no top 50, o Ford Bronco foi o preferido por 23.573 consumidores.
POS. | MODELO | 1º TRIM. 2022 | % MERCADO 2022 | 1º TRIM. 2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | FORD F-SERIES | 140.701 | 4,0% | 203.797 | 5,1% | -31,0% | 1º |
2º | RAM PICK-UP | 127.116 | 3,7% | 148.836 | 3,8% | -14,6% | 2º |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 118.796 | 3,4% | 126.591 | 3,2% | -6,2% | 3º |
4º | TOYOTA RAV4 | 101.192 | 2,9% | 114.255 | 2,9% | -11,4% | 4º |
5º | JEEP GRAND CHEROKEE | 75.117 | 2,2% | 55.198 | 1,4% | 36,1% | 15º |
6º | TOYOTA HIGHLANDER | 66.026 | 1,9% | 63.831 | 1,6% | 3,4% | 11º |
7º | TOYOTA CAMRY | 61.505 | 1,8% | 78.151 | 2,0% | -21,3% | 7º |
8º | HONDA CR-V | 58.579 | 1,7% | 93.766 | 2,4% | -37,5% | 5º |
9º | GMC SIERRA | 56.617 | 1,6% | 62.917 | 1,6% | -10,0% | 13º |
10º | CHEVROLET EQUINOX | 56.036 | 1,6% | 63.218 | 1,6% | -11,4% | 12º |
11º | TESLA MODELY | 55.000 | 1,6% | 33.629 | 0,8% | 63,5% | 28º |
12º | TOYOTA TACOMA | 53.182 | 1,5% | 66.449 | 1,7% | -20,0% | 9º |
13º | MAZDA CX-5 | 50.653 | 1,5% | 40.750 | 1,0% | 24,3% | 25º |
14º | TOYOTA COROLLA | 47.501 | 1,4% | 72.520 | 1,8% | -34,5% | 8º |
15º | JEEP WRANGLER | 45.551 | 1,3% | 49.646 | 1,3% | -8,2% | 16º |
16º | NISSAN ROGUE | 45.235 | 1,3% | 86.720 | 2,2% | -47,8% | 6º |
17º | FORD EXPLORER | 42.736 | 1,2% | 65.244 | 1,6% | -34,5% | 10º |
18º | HONDA HR-V | 42.168 | 1,2% | 26.175 | 0,7% | 61,1% | 38º |
19º | HONDA ACCORD | 42.039 | 1,2% | 46.591 | 1,2% | -9,8% | 18º |
20º | TESLA MODEL3 | 40.200 | 1,2% | 23.110 | 0,6% | 74,0% | 46º |
21º | FORD ESCAPE | 39.962 | 1,1% | 40.990 | 1,0% | -2,5% | 20º |
22º | HYUNDAI TUCSON | 39.655 | 1,1% | 33.147 | 0,8% | 19,6% | 29º |
23º | HONDA CIVIC | 38.515 | 1,1% | 55.903 | 1,4% | -31,1% | 14º |
24º | NISSAN ALTIMA | 38.295 | 1,1% | 32.017 | 0,8% | 19,6% | 30º |
25º | SUBARU CROSSTREK | 37.463 | 1,1% | 35.187 | 0,9% | 6,5% | 26º |
26º | TOYOTA 4RUNNER | 34.907 | 1,0% | 37.263 | 0,9% | -6,3% | 23º |
27º | SUBARU OUTBACK | 32.972 | 0,9% | 41.503 | 1,0% | -20,6% | 19º |
28º | SUBARU FORESTER | 31.358 | 0,9% | 47.694 | 1,2% | -34,3% | 17º |
29º | FORD BRONCO SPORT | 29.089 | 0,8% | 23.356 | 0,6% | 24,5% | 45º |
30º | NISSAN SENTRA | 27.131 | 0,8% | 37.238 | 0,9% | -27,1% | 24º |
31º | LEXUS RX | 26.795 | 0,8% | 27.941 | 0,7% | -4,1% | 33º |
32º | FORD EDGE | 26.412 | 0,8% | 22.150 | 0,6% | 19,2% | - |
33º | CHRYSLER PACIFICA | 26.366 | 0,8% | 34.342 | 0,9% | -23,2% | 27º |
34º | CHEVROLET MALIBU | 25.682 | 0,7% | 26.987 | 0,7% | -4,8% | 36º |
35º | HYUNDAI SANTA FE | 25.582 | 0,7% | 28.570 | 0,7% | -10,5% | 32º |
36º | GMC TERRAIN | 24.944 | 0,7% | 16.917 | 0,4% | 47,4% | - |
37º | JEEP COMPASS | 24.408 | 0,7% | 19.959 | 0,5% | 22,3% | - |
38º | HONDA PILOT | 23.989 | 0,7% | 31.451 | 0,8% | -23,7% | 31º |
39º | CHEVROLET TAHOE | 23.979 | 0,7% | 23.038 | 0,6% | 4,1% | 47º |
40º | FORD BRONCO | 23.573 | 0,7% | 0 | 0,0% | - | - |
41º | KIA FORTE | 23.498 | 0,7% | 24.850 | 0,6% | -5,4% | 41º |
42º | CHEVROLET TRAVERSE | 23.464 | 0,7% | 38.037 | 1,0% | -38,3% | 21º |
43º | TOYOTA TUNDRA | 22.643 | 0,7% | 19.134 | 0,5% | 18,3% | - |
44º | NISSAN FRONTIER | 22.405 | 0,6% | 10.780 | 0,3% | 107,8% | - |
45º | KIA TELLURIDE | 22.076 | 0,6% | 21.854 | 0,6% | 1,0% | - |
46º | HYUNDAI ELANTRA | 22.072 | 0,6% | 26.093 | 0,7% | -15,4% | 39º |
47º | CHEVROLET COLORADO | 21.693 | 0,6% | 24.083 | 0,6% | -9,9% | 44º |
48º | GMC YUKON | 21.296 | 0,6% | 18.458 | 0,5% | 15,4% | - |
49º | HYUNDAI PALISADE | 21.025 | 0,6% | 21.207 | 0,5% | -0,9% | - |
50º | NISSAN KICKS | 20.577 | 0,6% | 24.421 | 0,6% | -15,7% | 42º |
Fontes: Good Car Bad Car / Carsalesbase / Best Selling CarsBlog / Marklines / Automotive News