A Ford comemora nesta semana nos Estados Unidos importante feito histórico alcançado pelas picapes da linha Série F: a marca de 40 milhões de unidades produzidas. Consideradas símbolo da indústria automobilística norte-americana, as caminhonetes da família estão à venda desde 1948 acumulando recordes comerciais e posição de destaque no segmento. Lideram não apenas a categoria como as vendas de todo o mercado americano há 40 anos.

A F-150, modelo mais vendido da gama, foi responsável por simbolizar o feito. O exemplar de número 40 milhões foi configurado na versão Tremor (equipada com uma série de itens voltados para performance off-road) e pintado na cor Iconic Silver. Terá como destino a garagem de um cliente do estado do Texas.

Galeria: Ford Série F - 40 milhões de unidades

A primeira geração da Série F estava disponível desde a configuração F-1 até a F-8, variando conforme o tamanho e a classificação bruta de peso do veículo. A gama era composta por versões com capacidade para levar meia tonelada com foco no trabalho leve, além de variantes pesadas para clientes comerciais e até mesmo adaptadas para uso como ônibus.

Hoje, a F-150 está na 14ª geração e acumula importantes evoluções. No modelo atual, uma das principais novidades é a introdução do conjunto híbrido PowerBoost, com motor 3.5 EcoBoost V6, turbina dupla assistida eletricamente e potência final de 430 cavalos de potência e 78,8 kgfm de torque. A versão conta ainda com o gerador Pro Power Onboard de 7,2 quilowatts que oferece quatro plugues de 120 volts e uma tomada de 240 volts.

Ford Série F - 40 milhões de unidades

É destaque ainda da atual linhagem o lançamento da versão 100% elétrica Lightning. Dependendo do nível de acabamento, a dupla de motores elétricos pode entregar 432 cv ou 571 cv de potência, além de 107 kgfm de torque. A bateria nas versões padrão oferece cerca de 370 km de alcance e aproximadamente 483 km com o pacote de autonomia estendida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com