A BMW R 18 tem fortes laços com a Motor Bike Expo de Verona (ITA). Em 2020, a marca apresentou o Conceito R 18/2 ao mundo no evento. Dois anos mais tarde, a R 18 ainda é um destaque da feira, com a BMW apresentando duas edições especiais do da grande estradeira personalizadas pelas oficinas italianas American Dream e Garage 221.

A divisão automotiva da BMW lança freqüentemente modelos de alto desempenho sob a divisão M da marca. A American Dream aplica esse mesmo conceito à plataforma da moto com a R 18 M. A loja atribui os esboços iniciais de design ao guru de design de motocicletas Oberdan Bezzi, além de especialistas em protótipos como a Elaboratorio que construiu a carenagem, para-lamas e rabeta a partir de fibra de vidro.

A nova carroceria transforma a estradeira, lembrando mais os modelos da ARCH Motorcycles, criada pelo ator Keanu Reeves. É claro que nenhum modelo M está completo sem o emblema tricolor icônico, mas a American Dream espalha o esquema de cores através da pintura de base branca. Um sistema de escape personalizado e espelhos e indicadores da marca Rizoma completam a construção, alcançando um acabamento refinado típico dos carros M da BMW, como BMW M3 Competition que já testamos.

Galeria: R 18 M: BMW R 18

No entanto, a Garagem 221, uma loja italiana que faz personalizações sob encomenda, adota uma abordagem muito mais tradicional para sua R 18 conceito. Em vez de maximizar o desempenho da estradeira, a equipe aprimora as qualidades Touring da R 18. A carenagem tipo escudo pode proporcionar proteção extra contra o vento, mas também se assemelha muito a motos da Harley-Davidson, como a Street Glide.

Apesar de uma grande carenagem frontal, a Garagem 221 opta por uma estética mais puxada para as Bobbers raíz para o restante do conceito. Desde os para-lamas curtos até o assento único flutuante proveniente de uma BMW R 1200 C 2005, a R 18 Aurora exibe vários elementos de customização para estradeiras.

Galeria: R 18 Aurora: BMW R 18

"Foi um trabalho duro, mas o resultado é realmente surpreendente" admitiu o Pier Francesco da Garage 221. "A pintura texturizada das tampas do cabeçote, a grade de arrefecimento dianteira nosso radiador de óleo tornam tudo homogêneo".

A Garage 221 finalizou o trabalho na R 18 com base de pintura vermelha de maçã com pinceladas à mão e detalhes aerodinâmicos. Um escapamento personalizado Leo Vince dá à moto um ronco ainda mais encorpado e expõe totalmente o acionamento final do eixo cardã. Se a Garage 221 e a American Dream nos ensinam alguma coisa, é que a R 18 é uma plataforma versátil para quem quer fazer personalizações.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com