Os SUVs e os crossovers podem ter dominado as vendas da maioria dos mercados globais, inclusive o Brasil. Isso não impediu que a Mercedes-Benz lançasse a nova geração da Classe B. E, se uma de suas principais rivais ainda aposta nas minivans, lógico que a BMW iria seguir e criar a segunda geração da Série 2 Active Tourer com um design totalmente renovado e mais tecnologia.

Agora mais alinhada com o resto da linha, a nova BMW Série 2 Active Tourer adota uma grade bem larga no estilo do X7 e faróis de LED (que podem receber a tecnologia matrix adaptativa como opcional). As fotos de perfil mostram as novas maçanetas retráteis e os retrovisores laterais posicionados mais abaixo do que antes para ajudar na aerodinâmica, enquanto as rodas podem ser de 16" a 19". Na traseira, as saídas do escapamento foram integradas e posicionadas abaixo do para-choque, dando um visual mais limpo. Por fim, as lanternas estão mais finas e com uma linha em LED, lembrando muito as do Série 3.

Comparado com sua predecessora, a segunda geração da minivan ficou 32 milímetros mais longa (medindo 4,386 metros) e 24 mm mais larga (1,824 m), enquanto o entre-eixos continou com os mesmos 2,670 m e a altura é de 1,576 m. As proporções modificadas, junto com as tecnologias ativas de aerodinâmica que ajusta as aletas das grades, reduziram o coeficiente de arrasto para 0,26.

BMW Série 2 Active Tourer Plug-in-Hybrid 2022
BMW Série 2 Active Tourer Plug-in-Hybrid 2022
BMW Série 2 Active Tourer Plug-in-Hybrid 2022

O interior foi totalmente redesenhado para receber o sistema iDrive 8 da BMW, agora com um painel de instrumentos digital de 10,25" e um display de 10,7" para a central multimídia. O apoio de braço central alongado substitui o console central baixo, contando com os botões do start-stop, seletor de marchas, freio de estacionamento elétrico e mais. Com este recurso, o espaço abaixo ficou livre para carregar alguns objetos.

Sendo uma minivan, foi feita para ser bem prática. Os bancos traseiros se movem para frente até 13 centímetros e podem ser rebatidos em um esquema 40:20:40, com a capacidade de carga variando entre 470 litros e 1.455 litros. A tampa do porta-malas de acionamento elétrico é item de série, assim como o ar-condicionado automático de duas zonas. Por um custo extra, os clientes podem comprar a Série 2 Active Tourer com teto panorâmico, sistema de som Harman Kardon e até um engate traseiro com rebatimento elétrico.

Na parte dos motores, a linha começa na versão 218i com o 1.5 turbo que entrega 136 cv e 23,4 kgfm. A BMW diz que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 214 km/h. Passe para a configuração 220i e o motor recebe uma calibração diferente, gerando 170 cv e 28,5 kgfm, reduzindo a aceleração até 100 km/h para 8,1 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 221 km/h.

No caso do 223i, a motorização muda para o 2.0 turbo de quatro cilindros, subindo a potência para 217 cv e 36,7 kgfm. Os números de fábrica afirma que chega a 100 km/h em 7 segundos e pode alcançar os 241 km/h. A BMW não esqueceu dos fãs dos motores diesel, criando a versão 218d com um 2.0 turbo de 150 cv e 36,7 kgfm.

Em todos os casos, a força é enviada para as rodas dianteiras por uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. As vendas na Europa começarão em fevereiro de 2022 e, alguns meses depois, receberá duas versões híbridas plug-in, que ainda não tiveram os detalhes revelados.

Ainda não se sabe se veremos novamente a BMW Série 2 Active Tourer no Brasil. A minivan até foi oferecida no país, mas saiu de linha em 2018 por conta da baixa procura. Hoje seria ainda mais difícil posicioná-la no mercado, já que custaria o mesmo que os SUVs da marca bávara e entraria em um segmento quase extinto por aqui.

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