Comparativo Honda WR-V x Hyundai HB20X x Nissan Kicks - Sobre SUVs e aventureiros

Carros projetados especificamente para o Brasil costumam ser bem aceitos pelo consumidor local. Basta ver os casos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, VW Gol, Ford Ka e Renault Sandero (estes dois globais, mas nascidos primeiro aqui). Todos são sucessos de venda - mais do que isso, eles são os carros mais vendidos no país. Diante deste cenário, até demorou para a Honda do Brasil ter um projeto para chamar de seu, após mais de 20 anos de fábrica em Sumaré (SP). Estamos falando do WR-V, versão crossover do Fit que a Honda está anunciando como SUV.

 

Honda WRV x Nissan Kicks x Hyundai HB20X

 

Segundo a marca japonesa, a classificação SUV para o WR-V tem o respaldo do Inmetro, por conta de seus ângulos de entrada, saída e altura livre do solo, entre outras medidas. Mas, apesar da suspensão mais parruda e da dianteira com design próprio, o modelo não esconde que sua origem é o Fit - lateral, cabine e porta-malas são exatamente os mesmos. Foi a deixa para que muitos o considerassem um "aventureiro", tal qual a pioneira Fiat Palio Adventure - que também tinha modificações de estilo e mecânicas (suspensão elevada e reforçada, e entreeixos alongado).

Então, qual é a do WR-V? Aventureiro ou SUV? Para sanar de vez as dúvidas, chamamos um representante de cada categoria para enfrentá-lo. De um lado, o Hyundai XB20X, um dos hatches aventureiros mais completos (e caros) do mercado, que custa R$ 70.735 nesta versão Premium com couro e central multimídia. O WR-V compareceu também na versão top, chamada de EXL, tabelada a R$ 83.900. J...