Disposta a acelerar a transição energética, a BMW anuncia que irá antecipar o lançamento dos veículos elétricos BMW i4 e iX para novembro na Europa. Além disso, a marca alemã confirmou de forma oficial a vinda dos modelos ao Brasil, o que deve ocorrer logo em seguida ao lançamento europeu. 

Ambos foram projetados desde o zero como veículos elétricos e a BMW destaca que seus principais argumentos de vendas se apoiam em quesitos como ampla autonomia, tecnologia de vanguarda, recarga rápida e sustentabilidade, tanto na construção como ao longo de sua vida útil. 

"A revolução elétrica está em nosso DNA e agora inicia mais uma fase no Brasil, acelerando o ainda mais o Prazer de Dirigir elétrico no país", afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW no Brasil. "Os novos BMW iX e i4 chegam com foco nos desejos do cliente brasileiro que amam tecnologia, design e esportividade, agora também elétrico. Este é o primeiro passo em uma nova revolução elétrica", reforça o executivo.

Galeria: BMW i4 eDrive 40 e M50

Pioneiro, o BMW i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico criado pela divisão BMW M, um Gran Coupé equipado com um trem de força elétrico que entrega 544 cv e 81 kgfm de torque, despejado nas quatro rodas. No entanto, a BMW destaca que a maior parte do torque fica concentrada na traseira, para preservar a tradição dos modelos da marca.

O desempenho é o ponto forte, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos enquanto que a autonomia com uma carga vai a 510 km pelo ciclo WLTP, com consumo médio de energia entre 19 e 24 kWh/100 km.

BMW i4 elétrico - lateral

Abaixo do esportivo M50, a marca também irá oferecer o BMW i4 eDrive40, que tem 340 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, números que garantem aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos – a tração é traseira. Destaque para a autonomia mais ampla, 590 km pelo ciclo WLTP e consumo declarado entre 16 e 20 kWh/100 km, número que se aproxima de veículos de menor porte.

Habilitado para estações de recarga ultrarrápidas, o i4 trabalha com até 200 kW - em condições ideais isso representa a possibilidade de recarregar as baterias de 10% a 80% em 31 minutos.

Galeria: BMW iX xDrive50 (2021)

Já o BMW iX é o SUV elétrico que mescla conceitos visuais dos modelos a combustão X5, X6 e X7. Com destaque para a construção em materiais leves e resistentes, o modelo zero emissão estará disponível em duas versões, ambas com tração integral. 

O iX xDrive 50 entrega 523 cv e 78 kgfm, suficientes para aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com consumo entre 19,8 e 23 kWh/100 km. A autonomia da versão é de 630 km pelo ciclo WLTP.

Avaliação: BMW iX elétrico - interior

Modelo de entrada, o iX xDrive 40 tem 326 cv e torque máximo de 64,2 kgfm, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. O consumo de energia fica entre 19,4 e 22,5 kWh/100 km e  o alcance é de 425 km (WLTP).

Em breve, a BMW promete oferecer uma versão de topo ainda mais potente, o BMW iX M60, com potência superior aos 600 cv.

Com espaço amplo para cinco pessoas, o interior é dominado pelo painel curvo que integra o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central de 14,9". Em nome da tradição, o painel fica ligeiramente voltado para o motorista.

Destaque em termos de tecnologia, os novos veículos elétricos i4 e iX irão estrear o novo sistema operacional iDrive 8. Personalizáveis, as telas do ID8 têm alta resolução e apostam em uma interface intuitiva e de fácil visualização das informações. Não ficarão de fora itens como o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligente Personal Assistant), 5G e câmeras que trabalham em conjunto com o assistente para facilitar manobras de estacionamento. 

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