Um vídeo nada convencional foi feito pela Bugatti para divulgar o Chiron Pur Sport foi divulgado nesta quinta-feira (20). O registro relembra um episódio de Top Gear, no qual um Bugatti Veyron enfrenta a aeronave Eurofighter Typhoon. A diferença, neste caso, é que temos o Chiron enfrentando um Dassault Rafale Marine.

A versão do Bugatti Chiron Sport usada tem a específicação chamada Les Légendes du Ciel (As lendas do céu). Trata-se de uma edição especial e limitada com apenas 20 modelos, desenvolvida para homenagear o trabalho de Ettore Bugatti no desenvolvimento de motores de avião - e até mesmo de uma aeronave inteira.

Galeria: Bugatti Chiron Pur Sport compete com Dassault Rafale Marine

A gravação da corrida entre o veículo e a aeronave foi feita na base naval na cidade de Landivisiau, na França, com o piloto de testes oficial da Bugatti, Pierre-Henri Raphanel, ao volante. Tudo foi minimamente planejado, pois a pista de decolagem da base não é tão longa para o caça militar.

O Chiron é possivelmente o carro mais rápido do planeta nas especificações Super Sport 300+, mas ainda não é páreo para a velocidade máxima do Dassault Rafale Marine, que possui um empuxo de 58.550 newtons (equivalentes a 5.724 cv), chegando a uma velocidade máxima de quase 2.000 km/h. Consequentemente, esta não é uma corrida exatamente justa, mas é inegavelmente eletrizante de assistir.

Lançado no Brasil em 2020 por R$ 16 milhões e com apenas 16 unidades, o Chiron Pur Sport passa dos 490 km/h na velocidade máxima (sendo 440 km/h na versão de rua), equipado com motor 8.0 W16 quadriturbo e com nova calibração para a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. A potência é a mesma, de 1.500 cv, entretanto, o corte de giro é 200 rpm mais alto que o Chiron, alcançando os 6.900 rpm.

No final deste mês, a Bugatti lançará outro modelo de versão exclusiva e limitada, o La Voiture Noire. O supercarro é equipado com motor W16 elétrico e a bateria, foi feito baseado no Chiron e apresenta uma carroceria toda em fibra de carbono. O modelo é avaliado como o carro mais caro do mundo, com o preço de 11 milhões de euros (cerca de R$ 71.126.000 na cotação atual) sem impostos.

Caso você não tenha assistido ao episódio de Top Gear com a disputa entre o Veyron e o Eurofighter Typhoon, anexamos o vídeo abaixo:

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com