O portfólio de SUVs da Hyundai deverá crescer dentro de algumas semanas com o lançamento do pequeno AX1Desenvolvido para ficar abaixo do Venue (que, por sua vez, está posicionado abaixo do Creta), o modelo será vendido em mercados emergentes e atuará como opção de acesso da linha de crossovers. O porte reduzido tornará o compacto comparável a hatchbacks de entrada, mas elementos próprios reforçarão a pegada SUV.

Teasers divulgados recentemente adiantam que, apesar da proposta acessível, o modelo terá visual agressivo e linhas pra lá de ousadas. A carroceria terá traços retos e bem definidos, com teto alto, ampla área envidraçada e maçanetas traseiras embutidas. O conjunto de faróis terá como grande destaque as luzes diurnas de LED redondas, posicionadas no para-choque. Atrás, as lanternas terão iluminação diferenciada e com assinatura visual única.

Galeria: Hyundai AX1 - Teasers

Sob o capô, o motor 1.2 a gasolina será a principal oferta, mas versões de entrada certamente terão o 1.0 já usado pelo pequeno Santro. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automatizado. A plataforma adotada provavelmente será a base K1 do Grand i10 Nios vendido no mercado asiático. Informações extra-oficiais indicam que o comprimento ficará entre 3,7 e 3,8 metros - ou seja, entre 20 cm e 30 cm a menos que o nosso HB20XVenue.

Na Índia, primeiro mercado a receber a novidade, os principais rivais serão Maruti Suzuki Ignis, Mahindra KUV100 e Tata HBX. O lançamento está programado ainda para Indonésia e demais países do sudeste asiático. A chegada a mercados emergentes de outras regiões também é cogitada.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com