Flagrado pela primeira vez em novembro de 2020, o especulado mini SUV da Hyundai ainda segue intensa bateria de testes antes do lançamento. Prova disso são as imagens deste novo flagra, que revelam o modelo - conhecido internamente pelo codinome AX-1 - rodando em provas de resistência na neve. Os protótipos já aparecem em versão de produção e confirmam detalhes importantes em termos de porte e design.

Apesar da pesada camuflagem, é possível notar que o modelo terá porte compacto comparável a hatchbacks de entrada, mas com elementos próprios e capazes de reforçar a pegada SUV e o apelo aventureiro. Informações extra-oficiais indicam que o comprimento ficará entre 3,7 e 3,8 metros - ou seja, medidas próximas do Renault Kwid e aproximadamente 20 cm a menos que o HB20.

Galeria: Hyundai AX-1 - Novo flagra

A carroceria terá traços retos e quadrados, com teto alto e ampla área envidraçada. Mesmo com disfarces, é possível notar que as portas traseiras terão maçanetas na coluna e que a dianteira terá a nova identidade visual da Hyundai para SUVs - ou seja, faróis divididos e grade ampla. A plataforma a ser usada provavelmente será a base K1 do Grand i10 Nios vendido no mercado asiático.

Sob o capô, o motor 1.2 a gasolina será a principal oferta, mas versões de entrada certamente terão o 1.0 já usado pelo pequeno Santro. O câmbio poderá ser manual ou automatizado. Na Índia, onde o modelo será lançado ainda neste semestre, os principais rivais serão Maruti Suzuki Ignis, Mahindra KUV100 e Tata HBX. O lançamento também é esperado na Indonésia e demais países do sudeste asiático.

A chegada a mercados emergentes de outras regiões também é cogitada. Curioso notar que o protótipo das fotos atolou na neve durante os testes. A oferta de tração 4x4 seria bem-vinda, mas não estará disponível, apesar da proposta aventureira, por questões de custo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com