A produção do Fox na planta de São José dos Pinhais (PR) está parada. Oficialmente, a Volkswagen não confirma o que será feito com o modelo - e isso deu margem para a rede de concessionários considerar que ele sairia de linha junto com o subcompacto up! ainda neste ano.

Quando publicamos a reportagem falando sobre o fim desses modelos, porém, recebemos o contato de um funcionário da fábrica paranaense da VW explicando o que está acontecendo. Segundo ele, inicialmente a previsão era que o Fox deixasse de ser produzido no fim de 2019 por conta das novas regras de segurança que, a partir do próximo dia 28 de janeiro, vão exigir que todo carro feito no país venha com cintos de 3 pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além da fixação Isofix para cadeirinhas infantis. 

Volkswagen Up! Connect 2020

De fato, a produção do Fox realmente foi interrompida. Mas, segundo nossa fonte, a VW já definiu que ela será retomada em maio, desta vez com as devidas mudanças previstas pela legislação. A marca teria levado em consideração que o Fox ainda tem vendas razoáveis (em torno de 3,2 mil unidades mensais) para tomar a decisão de mantê-lo em linha. Assim, completa o informante, a produção será mantida até pelo menos 2021. Segundo ele, há previsão de que novos modelos sejam feitos na fábrica paranaense, mas nada antes do ano que vem - o modelo mais cotado para lá é a futura picape Tarok. 

Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT6 2019

A Volkswagen também se pronunciou sobre nossa reportagem e, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que o up! também continuará em linha em 2020: "Os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Fox e up! continuarão à venda no mercado brasileiro, atendendo plenamente a legislação vigente", respondeu a marca. O mais provável, então, é que a produção de up!, Gol, Voyage e Saveiro (cabine dupla) também seja parada para receber tais itens de segurança nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo (SP), sendo retomada em seguida.  

O fim de Fox e up!, portanto, deve ficar para 2021. A ideia da marca, neste momento, deve ser segurar os dois modelos em produção até a chegada do próximo Gol, que vai usar uma versão simplificada da plataforma do Polo, chamada de MQB-A00, e será lançado em algum momento do ano que vem para servir como modelo de entrada da marca.

Fotos: divulgação 

Galeria: Volkswagen Fox Xtreme e Fox Connect

Envie seu flagra! flagra@motor1.com