BMW M3 elétrico chega em 2027 com o mesmo nome da versão a gasolina
Chefe da BMW M desmente os rumores sobre o nome iM3
Desde que a BMW anunciou que fabricaria um M3 elétrico, a internet foi inundada por notícias alegando que o carro levaria o emblema iM3. No entanto, não será esse o caso. Quando a versão de produção do M Concept Neue Klasse chegar no ano que vem, ela vai adotar o nome do sedã esportivo a gasolina que a empresa vem vendendo desde 1986. Sim, para o desânimo de alguns puristas, o M3 elétrico se chamará… M3.
A confirmação vem de ninguém menos que o responsável pela BMW M. Em uma entrevista ao Bimmer Today no Goodwood Festival of Speed no fim de semana, Frank van Meel esclareceu a questão:
“É claro que se chamará M3. Nunca disse nada diferente, mas sempre acho interessante como as pessoas falam sobre o iM3. Um M3 sempre foi um M3. Seja com motor de quatro cilindros, seis cilindros, V8 ou com M xDrive, ele simplesmente trazia a inscrição M3. Isso não muda, mesmo que seja elétrico.”
BMW M Concept Neue Klasse (2026)
Não é um substituto, mas um acréscimo
Não se preocupe; o elétrico de alto desempenho não substituirá o carro a gasolina. A BMW está desenvolvendo outra geração do M3 com motor de seis cilindros em linha, mas não se espera que ele chegue ao mercado antes do final de 2028. Consequentemente, a versão elétrica poderá ser o único M3 à venda por cerca de um ano. A atual geração G80 será descontinuada em algum momento do próximo ano, enquanto a G84 só deve chegar às ruas no ano seguinte.
Durante a mesma entrevista, Frank van Meel também confirmou os planos de dar à próxima geração da Série 3 o tratamento M Performance mais uma vez, com um motor a combustão. É provável que se trate do M350 xDrive 2027 que apareceu acidentalmente no site da BMW EUA no início deste ano. Assim como o M3 de fato, espera-se que a variante “quase M” mantenha todos os seis cilindros, mas utilizando o motor B58 em vez do S58 desenvolvido pela M, encontrado no modelo topo de linha.
Também há uma boa chance de a BMW oferecer um quarto modelo da Série 3 com o emblema M, lançando um i3 elétrico da linha M Performance. A lógica sugere que ele terá a designação i3 M60 xDrive e se posicionará entre o já revelado i3 50 xDrive e o futuro M3 elétrico. Oferecer tantas variantes deve atrair uma ampla gama de compradores em busca de um sedã esportivo, independentemente de preferirem um motor a gasolina ou motores elétricos.
Com mais uma Série 3 Touring a caminho, também pode haver algo empolgante no horizonte para os entusiastas de peruas. No entanto, a empresa ainda não se comprometeu com versões M do modelo de teto longo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW F 450 GS já está no Brasil para brigar com Himalayan 450 e Ibex 450
Porsche transforma GT2 RS em um 935 Flachbau moderno. E ficou incrível
Novo BMW Série 1 vai agradar e irritar os puristas ao mesmo tempo
SUVs em julho: Haval H6 passa Jeep Compass e Jaecoo 7 ameaça Corolla Cross
Fábrica mais antiga da BMW vai fazer só elétricos em breve
Rodovia Castello Branco ganhará radares com inteligência artificial; veja como funcionará
BMW Motorrad atinge 150 mil motos produzidas no Brasil em 10 anos