Ir para o conteúdo principal

“Na verdade, não precisamos da VW”, afirma o CEO da Ducati após rumores de venda

Marca italiana afirma que seu negócio é autossustentável e que não necessariamente precisa do Grupo Volkswagen

Primeiras impressões Ducati Panigale V4 e V4S 2026
Foto de: Divulgação

Recentemente, uma reportagem do The Financial Times afirmou que a atual situação financeira da Volkswagen exigia grandes mudanças dentro da organização global. E, por causa disso, a empresa estaria possivelmente considerando a venda de partes de seus negócios, incluindo a Ducati.

Quando procurado para comentar o assunto, um porta-voz da VW não negou os rumores ao site RideApart, afirmando que todas as opções continuam em aberto, o que sugere que a venda da Ducati seria possível. Assim, e como era de se esperar diante dessa falta de negação, as especulações de que a VW estaria procurando um comprador para a Ducati — e, possivelmente, para a Lamborghini — dispararam. 

Agora, porém, o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, pronunciou-se sobre o assunto, e o executivo mostrou-se desafiador em suas declarações sobre a possível venda, com palavras que podem ser resumidas assim: “Vendam-nos ou não, não precisamos da VW.”

Em entrevista ao MCNews, Domenicali disse ao veículo: “A empresa está em ótima forma. Além disso, é totalmente autossustentável. Não precisamos realmente do apoio [da VW] para executar nosso plano de investimentos para o futuro, para fabricar os novos modelos. É um plano de investimentos muito sólido.”

E, de fato, a Ducati está investindo em sua linha de produtos, com o lançamento de uma série de novos modelos ao longo do último ano e pouco. Pode ter havido algumas pequenas quedas nas vendas gerais, sendo o mercado chinês o que registrou a maior queda devido ao aumento da concorrência, mas a linha da Ducati cresceu e se voltou para um público mais jovem com suas motos de motocross e sua supermoto lançada recentemente. Essas motos, juntamente com as versões atualizadas ou totalmente novas que agora fazem parte da linha, provavelmente levarão algum tempo para serem adotadas pelo mercado. 

Dito isso, as tarifas continuam sendo uma preocupação persistente, assim como as perspectivas econômicas mundiais, assunto que a Ducati aborda em seu relatório de vendas do quarto trimestre de 2025, que resume o ano da empresa. 

O que você pensa sobre isso?

No entanto, Domenicali acrescentou: “No momento, não há nenhuma discussão acontecendo em Borgo Panigale (sede da marca na Itália)”, em relação à VW ter informado à Ducati que está considerando uma venda, e: “Isso faz parte das possibilidades dos acionistas, dependendo de suas necessidades, de adquirir uma nova empresa ou de se desfazer de algum ativo. Portanto, não é algo completamente impossível, mas, na verdade, por enquanto, não há nada acontecendo em Borgo Panigale.” 

Por enquanto, então, a Ducati permanece sob a liderança da VW. Por quanto tempo, porém, ainda é uma incógnita. Mas Domenicali parece otimista em relação ao futuro da Ducati. Seja com a VW ou não.

Geely: a nova era da mobilidade inteligente no Brasil | Ariel Montenegro | E-Days 2026
Compartilhe este artigo
Envie seu flagra! flagra@motor1.com