Apresentada em 2017 e reestilizada pela última vez em 2020, a atual linhagem do Land Rover Discovery já tem data marcada para ser devidamente substituída. De acordo com reportagem recente da revista britânica Autocar, a próxima geração do SUV está em pleno desenvolvimento e deverá estrear por volta de 2026, tomando o lugar do modelo atual. Haverá mudanças significativas em termos de estilo e a proposta familiar será ainda mais evidenciada.
De acordo com a publicação, a ideia da JLR será reinventar o Discovery para afastá-lo o máximo possível do primo Defender, que vem roubando suas vendas nos últimos anos. Para tanto, reforçará ainda mais o caráter familiar e dará ao modelo características de minivan, incluindo aspectos como versatilidade, modularidade e soluções internas de aproveitamento de espaço. A tradicional veia off-road não será deixada de lado e, no geral, o Discovery será como um "aventureiro familiar de luxo".
Land Rover Discovery 2021
O design geral será bem diferente das gerações anteriores do Discovery e permitirá maior nível de diferenciação na comparação com os demais modelos do portfólio. “Ao recriar o que o Discovery representa, precisamos ter certeza absoluta de que ele esteja situado em um território realmente único", disse Mark Cameron, chefe das marcas Discovery e Defender.
Mecanicamente, a plataforma MLA amplamente usada dentro da JLR será atualizada e servirá como base do Discovery. A gama de versões será composta por opções híbridas e variantes totalmente elétricas.
Hoje, o Discovery representa apenas 4% das vendas totais da JLR, mas com o reposicionamento da nova geração a marca acredita em números bem melhores. No primeiro semestre deste ano, o campeão de vendas da fabricante foi o Defender, com 53.232 unidades emplacadas em todo o mundo. O Discovery, por sua vez, vendeu apenas 7.698 exemplares.
A lista inclui ainda Range Rover (40.850 unidades entregues), Range Rover Sport (39.862) Range Rover Evoque (21.487), Range Rover Velar (13.463) e Discovery Sport (9.598).
Fonte: Autocar