Nos últimos anos, a JLR tinha os modelos da linha Discovery como uma opção “de entrada”, como alternativas mais acessíveis em comparação aos carros da submarca Range Rover. Era assim, por exemplo, com o Discovery Sport e o Evoque, mesmo que usem os mesmos motores e plataforma. Só que a marca Discovery começou a perder espaço desde 2020, com a chegada do Defender e isto levará a um reposicionamento da linha.

“Não tem como esconder: o Discovery não está desempenhando no mesmo nível que as outras duas [Range Rover e Defender]”, disse Adrian Mardell à revista Autocar. Com a mudança na empresa, que será formada por quatro marcas, e o desempenho ruim dos Discovery, a fabricante agora buscará um novo espaço para a submarca. O time já está trabalhando nisso, mas ainda não tem uma definição. Mardell afirma que o foco estava em finalizar a linha Defender e agora remanejou pessoas para retrabalhar no Discovery.

A dificuldade do Discovery está no sobreposicionamento com as outas marcas. O Discovery Sport hoje posiciona-se no mesmo segmento que o Range Rover Evoque, Jaguar E-Pace e o Land Rover Defender 90. Já o Discovery, disponível nas versões de 5 e 7 lugares, acaba disputando espaço com o Defender 110, Range Rover e Range Rover Sport. A briga com a Jaguar já está resolvida, pois esta marca será reposicionada como modelos elétricos de ultraluxo.

Embora o posicionamento ainda não esteja claro, algumas coisas já estão sendo decididas. O novo Discovery adotará uma plataforma chamada EMA, preparada para carros elétricos, assim como o próximo Evoque. A arquitetura também será a base de uma versão menor do Defender, totalmente elétrico. Já a nova geração do Defender maior será feito com a base MLA, compartilhda com o Range Rover e Range Rover Sport, por motivos de custo.

Patrick McGillycuddy, diretor da JLR Reino Unido, explicou que a marca Discovery é importante para a empresa, acreditando que tem o mesmo valor que as demais, com uma base de clientes bem fiel e, por isso, tem espaço no mercado. “O que estamos fazendo agora é entender como reimaginamos a marca Discovery. Qual espaço irá preencher? Como irá suprir uma lacuna que é única entre as outras marcas? É este tipo de trabalho interno que estamos fazendo agora em termos de avaliação.”

Envie seu flagra! flagra@motor1.com