Depois de décadas seguidas de produção na emblemática fábrica inglesa de Solihull, os modelos Range Rover e Range Rover Sport ganham linhas de montagem fora do Reino Unido pela primeira vez na história. Em comunicado, a JLR confirma que a dupla está passando a ser produzida também na Índia, de modo a atender a crescente demanda do mercado local.

As operações são estabelecidas na cidade de Pune, no arredores de Mumbai, em fábrica pertencente ao grupo Tata Motors (controlador das marcas Jaguar e Land Rover). No caso do Range Rover, as entregas das unidades made in India já foram iniciadas. O Sport, por sua vez, terá comercialização a partir de agosto. A mesma fábrica já produz outros modelos, como Evoque, Velar, Jaguar F-Pace e Discovery Sport.

Range Rover Sport P510e PHEV

A JLR diz que as unidades produzidas em Pune serão vendidas exclusivamente no mercado indiano e ressalta que a produção local ajudará a reduzir significativamente as filas de espera. A clientela dos modelos Range Rover e Range Rover Sport é crescente no país e tem gerado números de vendas bastante comemorados pela marca. No acumulado de 2024, por exemplo, o avanço sobre o ano anterior é de expressivos 160%.

Range Rover D350 First Edition 2023

“A Índia registou um crescimento econômico constante e notável ao longo dos últimos anos e espera-se que continue esta trajetória no futuro próximo”, disse Lennard Hoornik, diretor comercial da JLR. “Embora o Range Rover agora seja 'made in India' para clientes deste mercado, o exemplar design britânico permanece distintivo e continuará a definir a graça estética e a sofisticação tecnológica que é sinônimo da marca Range Rover", completou.

O Range Rover indiano é oferecido nos acabamentos Autobiography e HSE. Os motores disponíveis são 3.0 a gasolina de 398 cv e 3.0 turbodiesel de 351 cv, enquanto a carroceria é sempre do tipo alongada (entre-eixos ampliado). O Range Rover Sport, com os mesmos motores, será oferecido sempre na versão Dynamic SE.

No Brasil, a Land Rover mantém fábrica na cidade de Itatiaia (RJ) desde 2016 e monta localmente os modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com