Responsável por 48,18% dos 202.474 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho, as vendas diretas tiveram pelo 11º mês consecutivo a Fiat como líder entre as montadoras, com 22,68% de market share. Volkswagen (18,35%) e Chevrolet (15,91%) completaram o pódio, com Hyundai (10,68%) e Renault (7,10%) na sequência.
Na lista dos automóveis preferidos, os hatches dominaram com seis representantes entre os dez primeiros. A liderança, aliás, foi definida por apenas 56 unidades de vantagem a favor do Hyundai HB20 sobre o VW Polo (6.361 x 6.305), ambos com mais de 65% de dependência da modalidade. Dupla da Fiat, Argo (5.026) e Mobi (4.774) ocuparam a terceira e quarta posições, respectivamente.
Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.985) foi o único sedã presente no top 10. Já os SUVs, dominantes no varejo, emplacaram apenas o VW T-Cross (3.043) e o Chevrolet Tracker (2.677) no pelotão de cima. O Renault Kwid (3.876), que chegou a figurar frequentemente em posições discretas nas vendas diretas, desta vez se aproximou dos 90% de dependência.
Apenas um modelo no top 50 teve menos de 10% de suas vendas na modalidade: o Honda HR-V (363). Em situação distinta, quatro modelos não registraram uma só unidade no varejo: os Volvo EX30 (666), XC60 (244) e XC40 (95), além do veterano Renault Logan (312).
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUN.24 (A) |
1º | HYUNDAI HB20 | 6.361 | 65,17% | 9.760 |
2º | VW POLO | 6.305 | 65,11% | 9.683 |
3º | FIAT ARGO | 5.026 | 67,71% | 7.423 |
4º | FIAT MOBI | 4.774 | 79,47% | 6.007 |
5º | CHEVROLET ONIX | 4.645 | 52,47% | 8.852 |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.985 | 60,95% | 6.538 |
7º | RENAULT KWID | 3.876 | 85,75% | 4.520 |
8º | VW T-CROSS | 3.043 | 51,26% | 5.936 |
9º | HYUNDAI HB20S | 2.842 | 75,61% | 3.759 |
10º | CHEVROLET TRACKER | 2.677 | 45,23% | 5.918 |
11º | VW NIVUS | 2.436 | 45,46% | 5.359 |
12º | FIAT CRONOS | 1.880 | 55,29% | 3.400 |
13º | NISSAN KICKS | 1.813 | 38,76% | 4.677 |
14º | JEEP COMPASS | 1.604 | 40,51% | 3.960 |
15º | JEEP RENEGADE | 1.533 | 33,80% | 4.535 |
16º | VW VIRTUS | 1.528 | 59,69% | 2.560 |
17º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.476 | 70,69% | 2.088 |
18º | CHEVROLET SPIN | 1.418 | 62,94% | 2.253 |
19º | GWM HAVAL H6 | 1.303 | 60,52% | 2.153 |
20º | PEUGEOT 208 | 1.252 | 52,87% | 2.368 |
21º | HYUNDAI CRETA | 1.192 | 20,35% | 5.858 |
22º | CITROËN C3 | 1.030 | 51,89% | 1.985 |
23º | VW TAOS | 942 | 49,81% | 1.891 |
24º | TOYOTA YARIS HATCH | 917 | 39,26% | 2.336 |
25º | FIAT PULSE | 847 | 28,64% | 2.957 |
26º | JEEP COMMANDER | 837 | 52,74% | 1.587 |
27º | NISSAN VERSA | 822 | 64,47% | 1.275 |
28º | TOYOTA COROLLA | 820 | 25,71% | 3.189 |
29º | RENAULT DUSTER | 678 | 49,53% | 1.369 |
30º | TOYOTA COROLLA CROSS | 667 | 15,73% | 4.239 |
31º | VOLVO EX30 | 666 | 100,00% | 666 |
32º | FIAT FASTBACK | 497 | 13,97% | 3.557 |
33º | RENAULT KARDIAN | 461 | 26,30% | 1.753 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 405 | 16,07% | 2.521 |
35º | HONDA HR-V | 363 | 8,44% | 4.299 |
36º | RENAULT LOGAN | 312 | 100,00% | 312 |
37º | CITROËN C3 AIRCROSS | 300 | 29,59% | 1.014 |
38º | HONDA CITY | 282 | 21,00% | 1.343 |
39º | VOLVO XC60 | 244 | 100,00% | 244 |
40º | MITSUBISHI PAJERO | 173 | 69,48% | 249 |
41º | TOYOTA SW4 | 168 | 11,55% | 1.454 |
42º | FORD TERRITORY | 161 | 55,71% | 289 |
43º | HONDA CITY HATCH | 153 | 12,42% | 1.232 |
44º | RENAULT SANDERO | 142 | 65,44% | 217 |
45º | NISSAN SENTRA | 132 | 26,72% | 494 |
46º | CHEVROLET EQUINOX | 126 | 47,91% | 263 |
47º | GWM ORA 03 | 124 | 21,05% | 589 |
48º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 122 | 91,73% | 133 |
49º | VOLVO XC40 | 95 | 100,00% | 95 |
50º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 85 | 11,21% | 758 |
Entre os comerciais leves, a Fiat comandou as ações, mas desta vez sem dobradinha: entre a Strada (4.217) e a Toro (2.594), a VW Saveiro (2.914) teve mais de 90% de seus emplacamentos na modalidade. Toyota Hilux (1.907), 4ª colocada, e Ford Ranger (1.332), 6ª, foram menos dependentes das vendas diretas do que suas principais rivais. Destaque para a Fiat Titano (595) se aproximando do top 10.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUN.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 4.217 | 55,85% | 7.551 |
2º | VW SAVEIRO | 2.914 | 91,58% | 3.182 |
3º | FIAT TORO | 2.594 | 54,27% | 4.780 |
4º | TOYOTA HILUX | 1.907 | 48,96% | 3.895 |
5º | FIAT FIORINO | 1.516 | 84,79% | 1.788 |
6º | FORD RANGER | 1.332 | 44,02% | 3.026 |
7º | CHEVROLET S10 | 1.280 | 58,26% | 2.197 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.242 | 52,87% | 2.349 |
9º | RAM RAMPAGE | 1.004 | 51,02% | 1.968 |
10º | RENAULT OROCH | 712 | 82,69% | 861 |
11º | NISSAN FRONTIER | 687 | 87,18% | 788 |
12º | VW AMAROK | 686 | 97,72% | 702 |
13º | FIAT TITANO | 595 | 87,89% | 677 |
14º | RENAULT MASTER | 441 | 75,64% | 583 |
15º | MITSUBISHI L200 | 367 | 46,93% | 782 |
16º | RENAULT KANGOO | 222 | 100,00% | 222 |
17º | FORD TRANSIT | 211 | 70,81% | 298 |
18º | RAM 2500 | 159 | 84,13% | 189 |
19º | RAM 1500 | 130 | 49,06% | 265 |
20º | FIAT SCUDO | 110 | 73,33% | 150 |
21º | RAM 3500 | 98 | 57,99% | 169 |
22º | PEUGEOT EXPERT | 85 | 59,86% | 142 |
23º | RENAULT KANGOO E-TECH | 75 | 100,00% | 75 |
24º | RAM CLASSIC | 67 | 27,24% | 246 |
25º | FORD MAVERICK | 66 | 20,43% | 323 |
26º | VW / MAN EXPRESS | 64 | 42,38% | 151 |
27º | FIAT DUCATO | 61 | 57,01% | 107 |
28º | CITROËN JUMPY | 38 | 31,15% | 122 |
29º | HYUNDAI HR | 22 | 31,88% | 69 |
30º | PEUGEOT PARTNER | 14 | 28,57% | 49 |
31º | CHEVROLET SILVERADO | 11 | 16,18% | 68 |
32º | PEUGEOT BOXER | 8 | 53,33% | 15 |
33º | KIA K2500 | 4 | 2,86% | 140 |
34º | JEEP GLADIATOR | 2 | 100,00% | 2 |
35º | BYD T3 | 1 | 100,00% | 1 |
36º | CITROËN JUMPER | 1 | 20,00% | 5 |
37º | FORD F250 | 1 | 50,00% | 2 |
38º | RENAULT KWID | 1 | 50,00% | 2 |
39º | SHINERAY P TRUCKS | 1 | 100,00% | 1 |