O Stellantis Group anunciou no mês passado um investimento de US$ 385 milhões (cerca de 2.100 bilhões de reais) na fábrica de Ferreyra, em Córdoba (ARG), onde o Fiat Cronos é produzido atualmente. A empresa não forneceu detalhes sobre o destino do investimento, mas fontes próximas aos fornecedores confirmaram ao Motor1.com Argentina do que se trata.
É um desenvolvimento do conhecido Projeto KP1: uma nova família de picapes médias, semelhante à Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200, que a Stellantis já fabrica e vende em diversos mercados da América Latina. Nos últimos dias, a fábrica de Ferreyra recebeu um carregamento de picapes Fiat Titano, como mostram as fotos publicadas aqui. São pelo menos quatro unidades que chegaram do Uruguai.
Fiat Titano - Testes na Argentina
A fábrica da Nordex, de propriedade do empresário argentino Manuel Antelo, em Montevidéu (URU), já monta a Fiat Titano e a Peugeot Landtrek para abastecer os mercados brasileiro, chileno e uruguaio. No entanto, o objetivo da Stellantis é transferir grande parte dessa produção para a Ferreyra, assim que as linhas de montagem estiverem prontas.
Ainda não foi definido qual de todas as variantes da picape, nascida da aliança entre a Stellantis e o Grupo Changan na China, será produzida em Córdoba. É possível que o mesmo produto, mas sob diferentes identidades de marca, seja enviado a diferentes mercados. Martin Zuppi, presidente da Stellantis Argentina, já confirmou que o foco desse projeto será nos mercados de exportação, mesmo além do abastecimento do mercado local argentino.
É provável que essas unidades que chegaram do Uruguai sejam usadas para ajustar a linha de produção, treinar operadores e realizar os primeiros testes junto com a rede de fornecedores locais. A Fiat Titano é vendido no Brasil com a mecânica da Peugeot Landtrek vendida no Chile e no Uruguai: motor 2.2 turbodiesel (180 cv e 40,8 kgfm), apenas nas versões com tração nas quatro rodas.
Na versão argentina, a picape deve incorporar algumas novidades, como o sistema ADAS, composto por assistências de condução, como frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de ponto cego. Atualmente, a versão mais cara da Titano possui apenas sistema de alerta de saída involuntária de faixa.
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