Um novo SUV médio chinês está chegando à Europa, mas ele tem relação com uma empresa bem europeia e conhecida dos brasileiros. Estamos falando do Leapmotor C10, o SUV elétrico e híbrido plug-in que, com seus 4,73 metros de comprimento, está se preparando para desembarcar no Velho Continente no final do primeiro semestre de 2024.
As pré-vendas do Leapmotor C10 acabaram de começar no mercado chinês com um preço básico correspondendo a quase R$ 104 mil por lá na taxa de câmbio atual. Até o momento, porém, ainda não se sabe qual será seu preço para os mercados da União Europeia e não expectativa para que seja comercializado no Brasil por enquanto.
Apesar de estar sendo comercializado apenas na China, podemos antecipar todas as características do Leapmotor C10 que será importado para a Europa graças à criação da joint venture Leapmotor International com uma participação de 51% da Stellantis e 49% da Leapmotor.
Leapmotor C10
Vamos começar com as dimensões, que nos informam sobre um comprimento de 4,73 metros, uma largura de 1,90 m e uma altura de 1,68 m. Essas são medidas importantes para esse SUV chinês que é tão grande quanto o Tesla Model Y, o novo Skoda Kodiaq ou o Mazda CX-60; e supera o Seat Tarraco, o Renault Espace, o Sportequipe 8 (versão europeia do CAOA Chery Tiggo 8), o Toyota RAV4 e o Nissan X-Trail.
Leapmotor C10 | |
Comprimento | 4.739 mm |
Largura | 1.900 mm |
Altura | 1.680 mm |
Distância entre eixos | 2.825 mm |
Leapmotor C10, o painel de instrumentos
No interior, o Leapmotor C10 oferece cinco assentos e um painel de instrumentos decididamente minimalista com uma tela suspensa de 14,6" e um painel de instrumentos digital em uma tela de 10,25".
A central multimídia e o gerenciamento das várias funções do carro são gerenciados pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0, alimentado por um chip Snapdragon 8295 da Qualcomm (8155 na versão básica). O sistema de direção automatizada opcional é gerenciado por um sensor LiDAR frontal, cinco radares, 12 câmeras e 12 sensores ultrassônicos.
Leapmotor C10, cabine
Leapmotor C10, detalhe do sistema LiDAR
O Leapmotor C10 100% elétrico tem tração traseira como o híbrido plug-in, mas é alimentado por um motor elétrico no eixo traseiro com 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. A bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com capacidade de 69,9 kWh fornecida pela CLAB garante uma autonomia elétrica de 530 km no ciclo CLTC chinês.
Leapmotor C10, vista superior
Leapmotor C10, traseira
Leapmotor C10, plataforma e motor elétrico
A versão híbrida plug-in do Leapmotor C10 é, na prática, um elétrico com extensor de autonomia, no sentido de que é recarregável recarregável em tomadas como todos os outros PHEVs, mas o motor de combustão não tem conexão mecânica com as rodas e serve apenas para recarregar a bateria.
Leapmotor C10
O motor a gasolina 1.5 de 95 cv tem a tarefa de recarregar a bateria LFP de 28,4 kWh que sempre alimenta o motor elétrico traseiro de 231 cv. Isso dá ao C10 EREV uma autonomia elétrica de 210 km, enquanto a autonomia total (elétrica+gasolina) é de 1.190 km no ciclo chinês.
Leapmotor C10, banco traseiro
Leapmotor C10 com extensor de autonomia
Para essa motorização, ainda há dúvidas se ela será vendida na Europa, já que, até o momento, nenhum modelo chinês com extensor de autonomia foi importado para a Europa até o momento. Veja tabela com os principais números de desempenho do Leapmotor C10.
Leapmotor C10 elétrico | Leapmotor C10 híbrido plug-in | |
Motor | Elétrico | Elétrico + Gasolina |
Potência | 231 cv | 231 cv |
Acionamento | Traseira | Traseira |
Bateria | 69,9 kWh LFP | 28,4 kWh LFP |
Autonomia das baterias | 530 km | 210 km |
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