Um novo SUV médio chinês está chegando à Europa, mas ele tem relação com uma empresa bem europeia e conhecida dos brasileiros. Estamos falando do Leapmotor C10, o SUV elétrico e híbrido plug-in que, com seus 4,73 metros de comprimento, está se preparando para desembarcar no Velho Continente no final do primeiro semestre de 2024.
As pré-vendas do Leapmotor C10 acabaram de começar no mercado chinês com um preço básico correspondendo a quase R$ 104 mil por lá na taxa de câmbio atual. Até o momento, porém, ainda não se sabe qual será seu preço para os mercados da União Europeia e não expectativa para que seja comercializado no Brasil por enquanto.
SUV chinês de 4,73 m de comprimento
Apesar de estar sendo comercializado apenas na China, podemos antecipar todas as características do Leapmotor C10 que será importado para a Europa graças à criação da joint venture Leapmotor International com uma participação de 51% da Stellantis e 49% da Leapmotor.
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Leapmotor C10
Vamos começar com as dimensões, que nos informam sobre um comprimento de 4,73 metros, uma largura de 1,90 m e uma altura de 1,68 m. Essas são medidas importantes para esse SUV chinês que é tão grande quanto o Tesla Model Y, o novo Skoda Kodiaq ou o Mazda CX-60; e supera o Seat Tarraco, o Renault Espace, o Sportequipe 8 (versão europeia do CAOA Chery Tiggo 8), o Toyota RAV4 e o Nissan X-Trail.
Leapmotor C10 | |
Comprimento | 4.739 mm |
Largura | 1.900 mm |
Altura | 1.680 mm |
Distância entre eixos | 2.825 mm |
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Leapmotor C10, o painel de instrumentos
Interior moderno e "minimalista" para cinco pessoas
No interior, o Leapmotor C10 oferece cinco assentos e um painel de instrumentos decididamente minimalista com uma tela suspensa de 14,6" e um painel de instrumentos digital em uma tela de 10,25".
A central multimídia e o gerenciamento das várias funções do carro são gerenciados pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0, alimentado por um chip Snapdragon 8295 da Qualcomm (8155 na versão básica). O sistema de direção automatizada opcional é gerenciado por um sensor LiDAR frontal, cinco radares, 12 câmeras e 12 sensores ultrassônicos.
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Leapmotor C10, cabine
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Leapmotor C10, detalhe do sistema LiDAR
Leapmotor C10 elétrico
O Leapmotor C10 100% elétrico tem tração traseira como o híbrido plug-in, mas é alimentado por um motor elétrico no eixo traseiro com 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. A bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com capacidade de 69,9 kWh fornecida pela CLAB garante uma autonomia elétrica de 530 km no ciclo CLTC chinês.
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Leapmotor C10, vista superior
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Leapmotor C10, traseira
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Leapmotor C10, plataforma e motor elétrico
Leapmotor C10 híbrido plug-in (extensor de autonomia)
A versão híbrida plug-in do Leapmotor C10 é, na prática, um elétrico com extensor de autonomia, no sentido de que é recarregável recarregável em tomadas como todos os outros PHEVs, mas o motor de combustão não tem conexão mecânica com as rodas e serve apenas para recarregar a bateria.
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Leapmotor C10
O motor a gasolina 1.5 de 95 cv tem a tarefa de recarregar a bateria LFP de 28,4 kWh que sempre alimenta o motor elétrico traseiro de 231 cv. Isso dá ao C10 EREV uma autonomia elétrica de 210 km, enquanto a autonomia total (elétrica+gasolina) é de 1.190 km no ciclo chinês.
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Leapmotor C10, banco traseiro
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Leapmotor C10 com extensor de autonomia
Para essa motorização, ainda há dúvidas se ela será vendida na Europa, já que, até o momento, nenhum modelo chinês com extensor de autonomia foi importado para a Europa até o momento. Veja tabela com os principais números de desempenho do Leapmotor C10.
Leapmotor C10 elétrico | Leapmotor C10 híbrido plug-in | |
Motor | Elétrico | Elétrico + Gasolina |
Potência | 231 cv | 231 cv |
Acionamento | Traseira | Traseira |
Bateria | 69,9 kWh LFP | 28,4 kWh LFP |
Autonomia das baterias | 530 km | 210 km |