Stellantis, o gigante automotivo que tem nada menos que 16 marcas em seu portfólio, incluindo Dodge, Fiat e Jeep, quer tornar os veículos elétricos baratos mais prontamente disponíveis com um pouco de ajuda de um novo parceiro chinês chamado Leapmotor.

Depois de um investimento de US$ 1,6 bilhão (R$ 8.06 bilhões), a Stellantis terá uma participação acionária de 20% na empresa controladora da Leapmotor, e as duas criarão uma joint venture que irá - você adivinhou - exportar os carros movidos a bateria da fabricante chinesa para outras partes do mundo.

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Leapmotor C11

A nova JV, chamada Leapmotor International, será incorporada na Holanda e o primeiro mercado a receber os EVs chineses de preço acessível será a Europa, com outros programados para seguir, de acordo com a chamada de resultados financeiros do terceiro trimestre da Stellantis.

Em outras palavras, os Estados Unidos podem finalmente ter um VE de baixo custo, mas tecnologicamente avançado, graças ao mais recente empreendimento da Stellantis, mas até que isso aconteça, teremos que esperar para ver como os carros da Leapmotor se sairão no Velho Continente, onde já existem alguns VEs abaixo de US$ 25.000 (R$ 125.937) para escolher.

Citroën e-C3 (2024)

Citroën e-C3 (2024)

De fato, a Citroën, que faz parte da Stellantis, revelou recentemente o novo e-C3 fabricado na Europa, que custa a partir de US$ 24.500 (R$ 122.411). Há também o Dacia Spring (aqui vendido como Renault Kwid E-Tech), fabricado na China pela empresa rival Renault, que custa a partir de US$ 24.000 (R$ 120.900) na lista de EVs sem frescuras, portanto, será interessante ver como o grupo automotivo definirá o preço dos carros que importará para a Europa.

O modelo mais barato fabricado pela Leapmotor, o pequeno T03, que mede apenas 142,5 polegadas de comprimento, custa a partir de 79.500 yuan (R$ 54.774) na China, antes das tarifas e do imposto sobre valor agregado (IVA) específico do país, portanto, há alguma margem de manobra, pelo menos à primeira vista.

Galeria: Leapmotor T03

Mas a Leapmotor também fabrica o sedã C01 e o SUV C11, mais caros, juntamente com suas versões de alcance estendido (EREV), portanto, ainda não se sabe como a Stellantis comercializará esses carros chineses no Velho Continente, especialmente considerando como a Leapmotor se concentrou no mercado de médio a alto padrão em seu país de origem, de acordo com o comunicado de imprensa da própria Stellantis.

O primeiro lote de EVs exportados chegará à Europa no próximo ano, com a recém-formada joint venture tendo como meta 500.000 vendas fora da China até 2030, além de um milhão de carros adicionais por ano na China em longo prazo.

A CFO da Stellantis, Natalie Knight, disse durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa que a nova marca é voltada para os consumidores "que se preocupam com os custos, mas querem a melhor tecnologia em seus produtos", referindo-se à capacidade dos veículos Leapmotor de receber atualizações over-the-air (OTA), bem como sua arquitetura elétrica e eletrônica Leap 3.0 de controle centralizado "Four-Leaf Clover".

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