A BMW Motorrad apresentou o terceiro membro de sua família de motocicletas M, a M 1000 XR 2024. Ao contrário de algumas revelações, a M 1000 XR não foi uma surpresa, pois, ultimamente, a BMW tem sido direta sobre quais novos modelos está lançando e quando.
A outra grande novidade neste ano, a R 1300 GS 2024 completamente redesenhada, é um ótimo exemplo disso. A BMW informou em julho que a sua moto mais icônica seria revelada em setembro de 2023. Portanto, sabíamos quando esperar o anúncio da M 1000 XR - mas é claro que agora é hora de saber tudo sobre as especificações. Vamos nos aprofundar.
O coração da BMW M 1000 XR 2024 é uma versão ajustada do motor de quatro cilindros em linha ShiftCam da S 1000 RR. Os números declarados pela BMW são de 201 cv de potência a 12.750 rpm, o que representa 31 cv a mais do que o que você encontrará na S 1000 XR 2024. O pico de torque é de 11,4 kgfm a 11.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 80 mm por 49,7 mm, respectivamente, e a taxa de compressão é de 13,3:1.
A BMW também mudou para uma coroa traseira para 47 dentes (antes era de 45 dentes) e encurtou as relações de quarta, quinta e sexta marchas. Ela também ajustou o sistema de admissão de ar, usando dutos de admissão variáveis para melhorar o fluxo de ar em velocidades mais altas do motor. A velocidade máxima declarada é de 270 kmh e a nova M 1000 XR leva 7,2 segundos para ir de zero a 200 km/h.
A M 1000 XR usa um chassi de alumínio do tipo ponte com o motor como um membro do quadro. A suspensão consiste em um garfo dianteiro telescópico invertido com tubos de 45 mm de diâmetro, bem como um braço oscilante e um monoshock de alumínio. Toda a suspensão é semi-ajustável eletronicamente e vem de fábrica com o Dynamic ESA da BMW. O curso da suspensão em ambas as extremidades é de 137 mm.
Os freios consistem em um par de pinças BMW M Sport de quatro pistões na dianteira com dois discos de freio de 320 mm. Você encontrará uma única pinça flutuante de dois pistões na traseira com um disco de 265 mm. O ABS comutável é de série. A M 1000 XR vem de fábrica com um par de rodas de alumínio forjado de 17 polegadas. Opcionalmente, pode-se pedir as rodas M Carbon de fibra de carbono.
A distância entre eixos é de 1.549 mm, enquanto o comprimento é de 2.169 mm, a largura é de 851 mm sem acessórios e a altura é de 1.382 mm. O peso da M 1000 XR está listado em 223 kg. A altura do assento é de 848 mm com o banco padrão, mas a BMW oferece as opções de assento M Sport Low e M Sport High para a M 1000 XR. O assento M Sport Low reduz a altura do assento para 823 mm, enquanto o assento M Sport High aumenta para 873 mm.
Outros equipamentos de série da M 1000 XR incluem controle dinâmico de amortecimento, bateria M, escapamento de titânio M, para-brisa esportivo, amortecedor de direção ajustável, alavancas de freio e embreagem M, assento M, chave presencial, punhos aquecidos, controle de cruzeiro, porta de carregamento USB, Headlight Pro com farol adaptativo e apêndices aerodinâmicos M nas carenagens.
A M 1000 XR vem com um painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, que também tem uma interface OBD à qual você pode conectar o M GPS opcional com aplicativos de registro de telemetria. Essa motocicleta vem com modos de condução, é claro: Chuva, Estrada, Dinâmico, Corrida e Race Pro de um a três. Ela também vem com uma série de auxílios eletrônicos ao piloto, incluindo um limitador de velocidade de pit lane, controle de arrancada, controle dinâmico de tração, controle de empinada, controle de deslizamento, controle dinâmico de freio, assistente de mudança de marcha Pro e assistente de partida em rampa.
O monitoramento da pressão dos pneus, que a BMW chama de RDC, também é um recurso de série na M 1000 XR. A BMW M 1000 XR 2024 também vem com um recurso que a Motorrad chama de Brake Slide Assist, que "permite que o piloto freie nas curvas com um deslizamento constante".
Para o mercado estadunidense, a BMW Motorrad anunciou que a nova M 1000 XR terá preços partindo de US$ 29.995, ou cerca de R$ 150,3 mil na conversão direta da moeda conforme a taxa de câmbio de hoje (27/10). A marca afirmou que a moto chegará por lá "em breve", mas não deu uma data específica. Também não temos informações a respeito da chegada da moto ao mercado brasileiro.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro