Quando a Yamaha anunciou pela primeira vez o que planejava trazer para o Japan Mobility Show 2023, sem dúvida, o veículo que mais chamou a atenção em exibição foi o conceito Motoroid2. Trata-se de uma evolução do Motoroid original que foi apresentado pela primeira vez no Tokyo Motor Show em 2017.  

Como esse evento foi o predecessor do Japan Mobility Show, é apropriado que a Yamaha mostre por lá os avanços que fez nos últimos seis anos. A primeira iteração do Motoroid destacou a capacidade do veículo conceito de reconhecer seu proprietário e interagir com ele "como uma criatura viva". É um conceito que provavelmente parecia mais distante em 2017 do que em 2023. 

Yamaha Gets Weird for the Tokyo Motor Show

Yamaha Motoroid at the 2017 Tokyo Motor Show

Yamaha Motoroid2 - Front Right Angle View

Yamaha Motoroid2 at Japan Mobility Show 2023

Para mostrar os recursos do Motoroid2 em 2023, a Yamaha criou este vídeo acima. O tema da apresentação deste ano, que supostamente engloba tudo o que a Yamaha trouxe para a feira, é "sentir a vida". Você não deve apenas olhar para ela. Você deve vivenciá-la e os produtos da Yamaha devem melhorar a experiência com o veículo. 

Ao descobrir a melhor forma de demonstrar que o conceito pode reconhecer um rosto humano e interagir com ele, alguém da Yamaha decidiu montar uma coreografia de dança. A impressão resultante é parte animal de estimação robótico, parte parceiro de dança. Estranhamente, o conceito parece mais perto da realidade hoje do que em 2017, quando sua primeira versão foi apresentada. 

Yamaha Motoroid2

Além disso, o que há com o plástico protetor azul translúcido em algumas das superfícies de um dos veículos de demonstração do Motoroid2? Não tenho certeza se é uma escolha de figurino, já que o azul lembra perfeitamente a viseira do capacete do piloto. Ou será que ela serve apenas como proteção? 

De qualquer forma, a Yamaha também descreveu claramente a Motoroid2 como um "conceito de mobilidade pessoal" em vez de uma motocicleta como a conhecemos, mesmo que ela tenha uma semelhança distinta com uma motocicleta. Como um veículo conceito, ele parece indicar alguns avanços, incluindo suas habilidades de autoequilíbrio.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com