Desde de setembro do ano passado que a Exeed demonstrou um interesse concreto em vender seus veículos por aqui. A marca chinesa é controlada pela Chery e atua como uma divisão de luxo, algo como a Audi dentro do Grupo Volkswagen. Mas isso gerou dúvidas a respeito da operação brasileira, já que a Chery é administrada por aqui pelo Grupo CAOA.

Em março, houve um esclarecimento por parte da CAOA, que confirmou que a Exeed faria parte de suas operações nacionais. Agora, um flagra do perfil Alma Automotiva e publicado no site Auto+, mostrou que a divisão de luxo da Chery carimbou seu passaporte com o grupo nacional para operar em nosso mercado.

Exeed VX no Brasil Flagra 2 (via @almautomotiva e Auto+)

As imagens do flagra mostram claramente um Exeed VX, modelo topo de linha da marca, circulando na capital paulista ostentando um grande emblema da CAOA no tampão traseiro. É o mesmo logo que a marca aplica em todos os veículos que saem das suas concessionárias, inclusive Ford e Hyundai. Por outro lado, pode ser um carro mais antigo, usado em homologações anteriores, utilizado pela diretoria da Caoa, enquanto os modelos Exeed que serão realmente vendidos por aqui não chegam.

O Exeed VX mede 4,97 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,79 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,90 metros e garante espaço suficiente para acomodar até 7 passageiros, dispostos no esquema 2+3+2. Lá fora, o SUV conta com duas opções de motorização: 1.6 turbo a gasolina de 197 cv de potência, ou 2.0 turbo a gasolina com 261 cv. A tração integral é opcional para o motor maior, mas o VX não tem opções híbridas ou eletrificadas. O modelo flagrado trazia o emblema "AWD", indicando a presença de tração nas quatro rodas.

Galeria: Flagra: Exeed VX já roda no Brasil

Se for vendido por aqui, o VX deverá se tornar o modelo mais caro na operação brasileira. O SUV deverá ficar posicionado acima do atual Chery Tiggo 8 em preços, apesar de não contar com eletrificação. Isso levaria seus preços a ficar acima da faixa dos R$ 250 mil, o que o colocaria em posição de disputa com modelos como o Jeep Commander turbo flex.

Atualmente, a linha da marca de luxo chinesa conta três modelos: VX, TXL e LX, preparando-se para lançar um quarto chamado RX. Tanto o LX quanto o VX já foram vistos em testes pelo Brasil diversas vezes, com camuflagem ou sem. Todos tem motores a combustão e somente o LX conta com uma variante híbrida plug-in.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com