O Z3 M Coupé, popularmente conhecido como o "Sapato de Palhaço (Clown Shoe)", é certamente um dos BMWs mais legais dos últimos 30 anos. O cupê criado em segredo pela divisão M sobre a primeira geração do Z4 ainda tem uma grande legião de fãs, e claro, isso se reflete nos preços. Especialmente quando há um M na tampa do porta-malas. 

Depois de sua produção entre 1998 e 2002, não aconteceu muita coisa - ou melhor: nada nessa direção. Depois de duas gerações de Z4, eis que surge a BMW surpreendendo novamente e dizendo:"Haaa, gostaríamos de mostrar alguma coisa aí!"

Bem, então, aqui está. Este é o novíssimo e exclusivo BMW Concept Touring Coupé. A ideia da marca é citar o BMW 328 Touring Coupé, que venceu a corrida de resistência Mille Miglia em 1940. Também as variantes do modelo da série BMW 02 introduzidas no início da década de 1970, que tinham o sufixo "touring" para distingui-las dos sedãs.

BMW Concept Touring Coupé (2023)
BMW Concept Touring Coupé 2023
BMW Concept Touring Coupé (2023)
BMW Concept Touring Coupé (2023)

Sim, a empresa de Munique realmente nos dá seu Z4 atual com um extremidade traseira estendida, fechada e muito bem afinada. Isso é prova de que nenhuma marca precisa necessariamente aparecer no Concorso d'Eleganza Villa d'Este com um SUV pesado e desajeitado. Especialmente se for como co-organizador, o que a BMW é desde 2005.

BMW Concept Touring Coupé (2023)

Detalhe do teto "fechado" do BMW Concept Touring Coupé (2023)

Corroborando com essa estratégia mais exclusiva, nos últimos anos, a BWM têm nos apresentado, de forma confiável, carros-conceito bem interessantes. Você ainda deve se lembrar do BMW M1 Hommage de 2008, o 2002 Hommage de 2016, o Concept 8 Series de 2017 ou o 2002 tii Garmisch de 2019.

BMW Concept Touring Coupé 2023

Detalhe da grade dianteira do BMW Concept Touring Coupé 2023

Agora, um Z4 Shooting Brake que o marketing da Baviera classifica como um "símbolo atemporal de liberdade sobre quatro rodas". Na frente, tomaram a liberdade de não mudar quase nada. Vemos apenas sutilmente uma nova grade e um spoiler muito discreto sob o para-choque. E é isso.

BMW Concept Touring Coupé 2023

Estilo do BMW Concept Touring Coupé (2023)

As coisas ficam interessantes logo após o parabrisa. Ah, um teto sólido que flui suavemente e "se une perfeitamente aos painéis laterais traseiros". Além disso, há janelas laterais esticadas com a assinatura Hofmeister na coluna C e arcos de roda alargados e bastante robustos. Na traseira, vemos um generoso spoiler e um enorme avental traseiro puxado para cima com um trunfo de difusor. 

BMW Concept Touring Coupé 2023

Traseira da BMW Concept Touring Coupé 2023 tem linhas muito ousadas

É muito bonito de se ver. O que você acha? Na nossa opinião, a traseira é definitivamente digna de todas as honras. De certa forma, a frente do Z4 ainda não é a melhor, e também achamos que um pouco da elegância se perde na vista lateral. Mas essa não é a única maneira de olhar para ele. 

BMW Concept Touring Coupé (2023)

Duas saídas de escape e parachoque robusto do BMW Concept Touring Coupé (2023)

Também é muito legal a pintura externa especialmente inventada em Sparkling Lario. Sua coloração marrom-acinzentada supostamente alcança um efeito especial de profundidade por meio de flocos de vidro azul incorporados. Além disso, há rodas de liga leve de 20 polegadas especialmente projetadas na dianteira e rodas de 21 polegadas na traseira, que lembram um pouco as rodas do Alpina Z8.

No que diz respeito ao motor do Concept Touring Coupé, a BMW nos deixa um pouco indecisos. Eles falam apenas de um "motor de seis cilindros em linha típico da marca". Parece muito com o M40i, que atualmente produz 340 cv no Z4.

BMW Concept Touring Coupé (2023)

Interior do BMW Concept Touring Coupé (2023)

No interior do BMW Concept Touring Coupé, vemos um interior bicolor do fabricante italiano de couro Poltrona Frau. Na área superior, o estudo foi revestido com um marrom escuro e, abaixo dele, um marrom claro, que deve trazer aconchego e calor ao interior. O habitual destaque do carro-conceito é fornecido por perfurações e tiras de couro trançado para os flancos dos assentos e guias de cinto.

BMW Concept Touring Coupé (2023)

Porta-malas do BMW Concept Touring Coupé (2023)

Os itens de bagagem extremamente atraentes do tradicional fabricante de couro Schedoni, de Modena, são uma combinação perfeita. O conjunto personalizado consiste em duas malas de viagem grandes e uma pequena, além de uma bolsa para roupas, o que significa: três malas que não comportam muita coisa e uma bolsa para roupas.

Gostou? A má notícia é que não devemos ter esperanças de uma produção em série do Z4 Shooting Brake. No comunicado à imprensa, as palavras "único" e "produção única" aparecem cerca de 37 vezes, enquanto o termo "visão de um futuro modelo de produção" não aparece nenhuma vez. 

VEJA TAMBÉM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com