Segmento mais competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos, os SUVs e crossovers compactos responderam em 2022 por mais de 24% dos 470.464 automóveis e comerciais leves registrados de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave. As 470.464 unidades emplacadas no ano passado representaram, no entanto, uma evolução de apenas 0,95% frente ao total de 2021 (466.043).

E as mudanças foram bastante significativas no ranking: dos dez primeiros colocados, todos os cinco mais bem posicionados trocaram de lugar nos últimos doze meses. Com problemas de produção praticamente resolvidos e com reforço de fabricação na Argentina, o Chevrolet Tracker (70.806) cresceu quase 40% encerrou o ano com mais de 5 mil unidades à frente do rival mais próximo.

Terceiro em 2021, o Volkswagen T-Cross (65.341) subiu uma colocação, menos de 3 mil unidades acima de um Hyundai Creta (62.651) abaixo do desempenho anterior. Veio da Jeep o destaque negativo entre os primeiros: com 51.399 unidades – cerca de 22,5 mil a menos do que em 2021, queda superior a 30% – o ex-líder Renegade caiu para o 4º lugar prejudicado por filas de esperas e problemas com componentes fabris.

E por muito pouco o representante da Jeep não perdeu a colocação para o Fiat Pulse (50.522) em seu 1º ano completo. VW Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983), Renault Duster (22.690) e Citroën C4 Cactus (18.450) – este último como único dos quatro com desempenho negativo (-5,6%) – mantiveram as colocações de 2021.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Com nova geração lançada apenas no 2º semestre, o HR-V (15.404) não conseguiu se recuperar da longa ausência do mercado e fechou o ano emplacando quase 60% menos unidades – em 2021, o representante da Honda havia figurado entre os cinco primeiros. Único estreante da lista, o Fiat Fastback (9.889) foi o 11º, pouco à frente de um Caoa Chery Tiggo 5X (9.653) em seu 4º ano de mercado.

Praticamente esquecido pelo consumidor da categoria, o Peugeot 2008 emplacou menos de 450 unidades mensais (5.176). Num ano que marcou a aposentadoria de modelos como o Caoa Chery Tiggo 3X (3.656) e o Honda WR-V (712), o Renault Captur, mesmo reestilizado e com reforço da motorização turbo, conquistou a preferência de apenas 3.007 consumidores.

SUVs / Crossovers I 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

% 2022 

TOTAL 2021 

% 2021 

% VARIAÇÃO 2022/2021 

POS. 2021 

 

CHEVROLET TRACKER 

70806 

15,05% 

50757 

10,89% 

39,50% 

 

 

VW T-CROSS 

65341 

13,89% 

62307 

13,37% 

4,87% 

 

 

HYUNDAI CRETA 

62651 

13,32% 

64759 

13,90% 

-3,26% 

 

 

JEEP RENEGADE 

51399 

10,93% 

73913 

15,86% 

-30,46% 

 

 

FIAT PULSE 

50522 

10,74% 

6724 

1,44% 

651,37% 

14º 

 

VW NIVUS 

39463 

8,39% 

36664 

7,87% 

7,63% 

 

 

NISSAN KICKS 

38983 

8,29% 

36524 

7,84% 

6,73% 

 

 

RENAULT DUSTER 

22690 

4,82% 

22457 

4,82% 

1,04% 

 

 

CITROËN C4 CACTUS 

18450 

3,92% 

19552 

4,20% 

-5,64% 

 

10º 

HONDA HR-V 

15404 

3,27% 

38406 

8,24% 

-59,89% 

 

11º 

FIAT FASTBACK 

9889 

2,10% 

0 

0,00% 

- 

- 

12º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

9653 

2,05% 

12555 

2,69% 

-23,11% 

10º 

13º 

PEUGEOT 2008 

5176 

1,10% 

7747 

1,66% 

-33,19% 

13º 

14º 

CAOA CHERY TIGGO 3X 

3656 

0,78% 

4676 

1,00% 

-21,81% 

15º 

15º 

RENAULT CAPTUR 

3007 

0,64% 

8304 

1,78% 

-63,79% 

12º 

16º 

KIA STONIC 

933 

0,20% 

83 

0,02% 

1024,10% 

24º 

17º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

779 

0,17% 

706 

0,15% 

10,34% 

20º 

18º 

HONDA WR-V 

712 

0,15% 

10329 

2,22% 

-93,11% 

11º 

19º 

SUZUKI JIMNY 

489 

0,10% 

799 

0,17% 

-38,80% 

19º 

20º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

147 

0,03% 

4123 

0,88% 

-96,43% 

16º 

21º 

JAC T40 

118 

0,03% 

345 

0,07% 

-65,80% 

21º 

22º 

TROLLER T4 / TX4 

99 

0,02% 

1183 

0,25% 

-91,63% 

18º 

23º 

JAC T50 / T5 

51 

0,01% 

137 

0,03% 

-62,77% 

23º 

24º 

FORD ECOSPORT 

44 

0,01% 

2992 

0,64% 

-98,53% 

17º 

25º 

KIA SOUL 

2 

0,00% 

1 

0,00% 

100,00% 

27º 

   

470464 

100,00% 

466043 

100,00% 

0,95% 

 

EM DEZEMBRO

Hyundai Creta N-Line Avaliação

Com praticamente ¼ de todos os 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no último mês do ano (49.809), o segmento de SUVs e crossovers compactos teve desempenho razoável no período. Em relação a dezembro de 2021 (47.098), a alta foi de 5,8%. Já na comparação com novembro (4.3022), a evolução foi um pouco maior (+12,4%).

Em seu 6º mês consecutivo no topo, o Chevrolet Tracker (8.283) só não conseguiu superar o resultado de outubro (8.496). Em nova briga apertada pela 2ª posição, nova vitória do Hyundai Creta sobre o Volkswagen T-Cross, desta vez por quase 400 unidades (6.572 x 6.182). Destaque para o avanço do Jeep Renegade (5.420), que não tinha desempenho similar desde maio (5.488).

Volkswagen Nivus Highline 200TSI 2022

Um mês após registrar seu recorde de vendas, o VW Nivus (4.756) completou o top 5 muito próximo do resultado anterior e com boa vantagem sobre o Fiat Pulse (4.019), sexto em novembro e que perdeu quase 10% dos compradores de 2021. Modelo mais recente da Fiat, o Fastback (3.411) ficou atrás do Nissan Kicks (3.667).

Mesmo com nova geração, o Honda HR-V (3.198) vendeu menos do que há um ano. O Renault Duster (2.268), com avanço de quase 26%, completou o top 10. O mês foi fraco para o Citroën C4 Cactus (758) e ainda pior para Captur, preferido por apenas 75 consumidores – nos últimos quatro meses o Renault não emplacou sequer 300 unidades. Com isso, o Captur completou 12 meses seguidos abaixo dos 600 emplacamentos.

SUVs / Crossovers I 

POS. 

MODELO 

DEZ/22 

NOV/22 

DEZ/21 

% DEZ 22 

% NOV 22 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2022/2021 

 

CHEVROLET TRACKER 

8283 

7231 

7936 

16,63% 

16,32% 

14,55% 

4,37% 

 

HYUNDAI CRETA 

6572 

5269 

6038 

13,19% 

11,89% 

24,73% 

8,84% 

 

VW T-CROSS 

6182 

5174 

6574 

12,41% 

11,68% 

19,48% 

-5,96% 

 

JEEP RENEGADE 

5420 

4474 

4293 

10,88% 

10,10% 

21,14% 

26,25% 

 

VW NIVUS 

4756 

4859 

1508 

9,55% 

10,97% 

-2,12% 

215,38% 

 

FIAT PULSE 

4019 

3689 

4432 

8,07% 

8,33% 

8,95% 

-9,32% 

 

NISSAN KICKS 

3667 

2607 

2578 

7,36% 

5,88% 

40,66% 

42,24% 

 

FIAT FASTBACK 

3411 

3189 

0 

6,85% 

7,20% 

6,96% 

- 

 

HONDA HR-V 

3198 

2904 

3696 

6,42% 

6,56% 

10,12% 

-13,47% 

10º 

RENAULT DUSTER 

2268 

2245 

1803 

4,55% 

5,07% 

1,02% 

25,79% 

11º 

CITROËN C4 CACTUS 

758 

1004 

2721 

1,52% 

2,27% 

-24,50% 

-72,14% 

12º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

689 

1176 

899 

1,38% 

2,65% 

-41,41% 

-23,36% 

13º 

PEUGEOT 2008 

240 

210 

1325 

0,48% 

0,47% 

14,29% 

-81,89% 

14º 

KIA STONIC 

120 

74 

45 

0,24% 

0,17% 

62,16% 

166,67% 

15º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

77 

79 

62 

0,15% 

0,18% 

-2,53% 

24,19% 

16º 

RENAULT CAPTUR 

75 

49 

1146 

0,15% 

0,11% 

53,06% 

-93,46% 

17º 

CAOA CHERY TIGGO 3X 

40 

37 

825 

0,08% 

0,08% 

8,11% 

-95,15% 

18º 

SUZUKI JIMNY 

20 

16 

66 

0,04% 

0,04% 

25,00% 

-69,70% 

19º 

JAC T40 

7 

4 

26 

0,01% 

0,01% 

75,00% 

-73,08% 

20º 

FORD ECOSPORT 

2 

7 

0 

0,00% 

0,02% 

-71,43% 

- 

21º 

TROLLER T4 / TX4 

2 

2 

23 

0,00% 

0,00% 

0,00% 

-91,30% 

22º 

HONDA WR-V 

1 

0 

1096 

0,00% 

0,00% 

- 

-99,91% 

23º 

JAC T50 / T5 

1 

3 

6 

0,00% 

0,01% 

-66,67% 

-83,33% 

24º 

KIA SOUL 

1 

0 

0 

0,00% 

0,00% 

- 

- 

   

49809 

44302 

47098 

100,00% 

100,00% 

12,43% 

5,76% 

Fonte: Fenabrave


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com