Segmento mais competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos, os SUVs e crossovers compactos responderam em 2022 por mais de 24% dos 470.464 automóveis e comerciais leves registrados de acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave. As 470.464 unidades emplacadas no ano passado representaram, no entanto, uma evolução de apenas 0,95% frente ao total de 2021 (466.043).
E as mudanças foram bastante significativas no ranking: dos dez primeiros colocados, todos os cinco mais bem posicionados trocaram de lugar nos últimos doze meses. Com problemas de produção praticamente resolvidos e com reforço de fabricação na Argentina, o Chevrolet Tracker (70.806) cresceu quase 40% encerrou o ano com mais de 5 mil unidades à frente do rival mais próximo.
Terceiro em 2021, o Volkswagen T-Cross (65.341) subiu uma colocação, menos de 3 mil unidades acima de um Hyundai Creta (62.651) abaixo do desempenho anterior. Veio da Jeep o destaque negativo entre os primeiros: com 51.399 unidades – cerca de 22,5 mil a menos do que em 2021, queda superior a 30% – o ex-líder Renegade caiu para o 4º lugar prejudicado por filas de esperas e problemas com componentes fabris.
E por muito pouco o representante da Jeep não perdeu a colocação para o Fiat Pulse (50.522) em seu 1º ano completo. VW Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983), Renault Duster (22.690) e Citroën C4 Cactus (18.450) – este último como único dos quatro com desempenho negativo (-5,6%) – mantiveram as colocações de 2021.
Com nova geração lançada apenas no 2º semestre, o HR-V (15.404) não conseguiu se recuperar da longa ausência do mercado e fechou o ano emplacando quase 60% menos unidades – em 2021, o representante da Honda havia figurado entre os cinco primeiros. Único estreante da lista, o Fiat Fastback (9.889) foi o 11º, pouco à frente de um Caoa Chery Tiggo 5X (9.653) em seu 4º ano de mercado.
Praticamente esquecido pelo consumidor da categoria, o Peugeot 2008 emplacou menos de 450 unidades mensais (5.176). Num ano que marcou a aposentadoria de modelos como o Caoa Chery Tiggo 3X (3.656) e o Honda WR-V (712), o Renault Captur, mesmo reestilizado e com reforço da motorização turbo, conquistou a preferência de apenas 3.007 consumidores.
SUVs / Crossovers I | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | % 2022 | TOTAL 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | CHEVROLET TRACKER | 70806 | 15,05% | 50757 | 10,89% | 39,50% | 4º |
2º | VW T-CROSS | 65341 | 13,89% | 62307 | 13,37% | 4,87% | 3º |
3º | HYUNDAI CRETA | 62651 | 13,32% | 64759 | 13,90% | -3,26% | 2º |
4º | JEEP RENEGADE | 51399 | 10,93% | 73913 | 15,86% | -30,46% | 1º |
5º | FIAT PULSE | 50522 | 10,74% | 6724 | 1,44% | 651,37% | 14º |
6º | VW NIVUS | 39463 | 8,39% | 36664 | 7,87% | 7,63% | 6º |
7º | NISSAN KICKS | 38983 | 8,29% | 36524 | 7,84% | 6,73% | 7º |
8º | RENAULT DUSTER | 22690 | 4,82% | 22457 | 4,82% | 1,04% | 8º |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 18450 | 3,92% | 19552 | 4,20% | -5,64% | 9º |
10º | HONDA HR-V | 15404 | 3,27% | 38406 | 8,24% | -59,89% | 5º |
11º | FIAT FASTBACK | 9889 | 2,10% | 0 | 0,00% | - | - |
12º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 9653 | 2,05% | 12555 | 2,69% | -23,11% | 10º |
13º | PEUGEOT 2008 | 5176 | 1,10% | 7747 | 1,66% | -33,19% | 13º |
14º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 3656 | 0,78% | 4676 | 1,00% | -21,81% | 15º |
15º | RENAULT CAPTUR | 3007 | 0,64% | 8304 | 1,78% | -63,79% | 12º |
16º | KIA STONIC | 933 | 0,20% | 83 | 0,02% | 1024,10% | 24º |
17º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 779 | 0,17% | 706 | 0,15% | 10,34% | 20º |
18º | HONDA WR-V | 712 | 0,15% | 10329 | 2,22% | -93,11% | 11º |
19º | SUZUKI JIMNY | 489 | 0,10% | 799 | 0,17% | -38,80% | 19º |
20º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 147 | 0,03% | 4123 | 0,88% | -96,43% | 16º |
21º | JAC T40 | 118 | 0,03% | 345 | 0,07% | -65,80% | 21º |
22º | TROLLER T4 / TX4 | 99 | 0,02% | 1183 | 0,25% | -91,63% | 18º |
23º | JAC T50 / T5 | 51 | 0,01% | 137 | 0,03% | -62,77% | 23º |
24º | FORD ECOSPORT | 44 | 0,01% | 2992 | 0,64% | -98,53% | 17º |
25º | KIA SOUL | 2 | 0,00% | 1 | 0,00% | 100,00% | 27º |
470464 | 100,00% | 466043 | 100,00% | 0,95% |
EM DEZEMBRO
Com praticamente ¼ de todos os 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no último mês do ano (49.809), o segmento de SUVs e crossovers compactos teve desempenho razoável no período. Em relação a dezembro de 2021 (47.098), a alta foi de 5,8%. Já na comparação com novembro (4.3022), a evolução foi um pouco maior (+12,4%).
Em seu 6º mês consecutivo no topo, o Chevrolet Tracker (8.283) só não conseguiu superar o resultado de outubro (8.496). Em nova briga apertada pela 2ª posição, nova vitória do Hyundai Creta sobre o Volkswagen T-Cross, desta vez por quase 400 unidades (6.572 x 6.182). Destaque para o avanço do Jeep Renegade (5.420), que não tinha desempenho similar desde maio (5.488).
Um mês após registrar seu recorde de vendas, o VW Nivus (4.756) completou o top 5 muito próximo do resultado anterior e com boa vantagem sobre o Fiat Pulse (4.019), sexto em novembro e que perdeu quase 10% dos compradores de 2021. Modelo mais recente da Fiat, o Fastback (3.411) ficou atrás do Nissan Kicks (3.667).
Mesmo com nova geração, o Honda HR-V (3.198) vendeu menos do que há um ano. O Renault Duster (2.268), com avanço de quase 26%, completou o top 10. O mês foi fraco para o Citroën C4 Cactus (758) e ainda pior para Captur, preferido por apenas 75 consumidores – nos últimos quatro meses o Renault não emplacou sequer 300 unidades. Com isso, o Captur completou 12 meses seguidos abaixo dos 600 emplacamentos.
SUVs / Crossovers I | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/22 | NOV/22 | DEZ/21 | % DEZ 22 | % NOV 22 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET TRACKER | 8283 | 7231 | 7936 | 16,63% | 16,32% | 14,55% | 4,37% |
2º | HYUNDAI CRETA | 6572 | 5269 | 6038 | 13,19% | 11,89% | 24,73% | 8,84% |
3º | VW T-CROSS | 6182 | 5174 | 6574 | 12,41% | 11,68% | 19,48% | -5,96% |
4º | JEEP RENEGADE | 5420 | 4474 | 4293 | 10,88% | 10,10% | 21,14% | 26,25% |
5º | VW NIVUS | 4756 | 4859 | 1508 | 9,55% | 10,97% | -2,12% | 215,38% |
6º | FIAT PULSE | 4019 | 3689 | 4432 | 8,07% | 8,33% | 8,95% | -9,32% |
7º | NISSAN KICKS | 3667 | 2607 | 2578 | 7,36% | 5,88% | 40,66% | 42,24% |
8º | FIAT FASTBACK | 3411 | 3189 | 0 | 6,85% | 7,20% | 6,96% | - |
9º | HONDA HR-V | 3198 | 2904 | 3696 | 6,42% | 6,56% | 10,12% | -13,47% |
10º | RENAULT DUSTER | 2268 | 2245 | 1803 | 4,55% | 5,07% | 1,02% | 25,79% |
11º | CITROËN C4 CACTUS | 758 | 1004 | 2721 | 1,52% | 2,27% | -24,50% | -72,14% |
12º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 689 | 1176 | 899 | 1,38% | 2,65% | -41,41% | -23,36% |
13º | PEUGEOT 2008 | 240 | 210 | 1325 | 0,48% | 0,47% | 14,29% | -81,89% |
14º | KIA STONIC | 120 | 74 | 45 | 0,24% | 0,17% | 62,16% | 166,67% |
15º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 77 | 79 | 62 | 0,15% | 0,18% | -2,53% | 24,19% |
16º | RENAULT CAPTUR | 75 | 49 | 1146 | 0,15% | 0,11% | 53,06% | -93,46% |
17º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 40 | 37 | 825 | 0,08% | 0,08% | 8,11% | -95,15% |
18º | SUZUKI JIMNY | 20 | 16 | 66 | 0,04% | 0,04% | 25,00% | -69,70% |
19º | JAC T40 | 7 | 4 | 26 | 0,01% | 0,01% | 75,00% | -73,08% |
20º | FORD ECOSPORT | 2 | 7 | 0 | 0,00% | 0,02% | -71,43% | - |
21º | TROLLER T4 / TX4 | 2 | 2 | 23 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -91,30% |
22º | HONDA WR-V | 1 | 0 | 1096 | 0,00% | 0,00% | - | -99,91% |
23º | JAC T50 / T5 | 1 | 3 | 6 | 0,00% | 0,01% | -66,67% | -83,33% |
24º | KIA SOUL | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
49809 | 44302 | 47098 | 100,00% | 100,00% | 12,43% | 5,76% |
Fonte: Fenabrave