A Fiat está em seu melhor momento no mercado brasileiro, porém sabe muito bem que não pode reduzir o ritmo para não perder a liderança. Mesmo que os dois últimos dois anos tenham sido bem movimentados para a fabricante italiana, 2023 não será muito diferente. Veremos a chegada de dois novos modelos, além de versões para complementar o portfólio de seus carros mais vendidos, como Strada e Argo.

Algumas dessas novidades são esperadas há um bom tempo, como o Fiat Argo com câmbio automático do tipo CVT, voltando a oferecer uma opção em sem embreagem desde o fim do motor 1.8 com a caixa de 6 marchas. O motor 1.0 turbo começará a ser adotado por mais veículos além de Pulse e Fastback e o primeiro deles será a Strada, aprovietando o sucesso da picape compacta. Mas também veremos algumas coisas inéditas, com a entrada da empresa no segmento de picapes médias com a Landtrek. Confira todos os lançamentos que a Fiat prepara para 2023:

Fiat Argo CVT

Fiat Argo Trekking 2023

A chegada do Fiat Argo com câmbio CVT não é uma surpresa porque a própria fabricante falou a respeito desta configuração em outros momentos e até mesmo Antonio Filosa, CEO da Stellantis na América Latina, disse que esta versão seria lançada. O que foi surpreendente é que o Cronos recebeu a transmissão automática e o hatchback ficou de fora. A justificativa era que o cliente que busca o Argo automático tinha uma alternativa na forma do Pulse, enquanto o Cronos estava sozinho, além de que os compradores de sedãs rejeitarem mais os modelos manuais. Assim, o hatch ficou para um segundo momento.

Com a produção estabilizando, o Argo finalmente resolverá a falta de uma opção automática e poderá competir melhor no segmento. Será bom para a Fiat pois o hatch já figura entre os carros mais vendidos do Brasil mesmo que seja só manual. Adicionar o motor 1.3 de 107 cv combinado ao câmbio CVT impedirá que os clientes que queriam o Argo migrem para outras marcas por não ter uma versão automática.

Fiat Fastback Abarth

Fastback Abarth - Flagra

O Pulse Abarth foi só o começo para a submarca esportiva no Brasil. A Stellantis tem grandes planos para a Abarth, buscando criar uma identidade forte no país, ainda que utilize um espaço dentro das concessionárias ao invés de ter lojas próprias. A empresa disse que o Pulse será o modelo mais barato, sem descer para um Argo Abarth, por exemplo – mas não o menor, pois trará o 500e Abarth no ano que vem.

O próximo passo dentro da linha nacional será o Fastback Abarth. O SUV-cupê inclusive foi visto em testes recentemente, com as duas saídas de escape na traseira denunciando que não é uma configuração normal. Mesmo que use o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv que a versão Limited Edition by Abarth, será diferente em outros aspectos, recebendo um novo ajuste para direção, suspensão e freios, para que tenha uma tocada mais esportiva.

Fiat 500e Abarth

Abarth 500e

Já que falamos de Abarth, o terceiro modelo da submarca esportiva no Brasil será o 500e Abarth, revelado em novembro e que está confirmado para o país. É o primeiro elétrico preparado pela empresa e que revive a empresa do escorpião na Europa. Adotou um visual diferenciado com a adição de elementos como novas passagens de ar no para-choque e outros elementos aerodinâmicos como o difusor de ar na traseira.

Para que tivesse a pegada mais esportiva, o pessoal da Abarth elevou a potência do motor elétrico para 155 cv, enquanto o torque é de 23,9 kgfm, contra os 118 cv e 22,4 kgfm do 500e normal. Isto faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Para ajudar na sensação, o subcompacto ganhou um sistema que emite sons a partir de 20 km/h, que pode até ser de um motor a combustão. Como comçará a ser entregue na Europa no início de 2023, o lançamento no Brasil deve acontecer somente no 2º semestre do ano que vem.

Fiat Strada T200

Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Depois de algum tempo sem ter um motor turbo, a Fiat finalmente resolveu este problema quando lançou os 1.0 e 1.3 turbinado. Apesar de estarem mais presentes na linha da Jeep, este propulsores não aparecem tanto na Fiat, usados somente por Pulse, Fastback e Toro. Sempre existiu a expectativa de que o 1.0 T200 aparecesse sob o capô de Argo e Cronos, para quem possam enfrentar melhor os seus rivais no segmento, em sua maioria todos com um motor deste tipo.

Mas não será o caso. De acordo com a revista Quatro Rodas, a Fiat quer lançar a Strada com motor turbo até 2024, tornando-se a opção topo de linha da picape. Seria uma boa forte de segurar os clientes que poderiam comprar a nova Chevrolet Montana, que é um pouco maior, mas seria mais cara e menos equipada do que a Strada com este motor. A Strada mais cara neste momento é a Ranch 1.3 automática por R$ 128.990, enquanto a Montana está custando R$ 134.490 na versão LTZ (com a promessa de mais versões estrearem em 2023).

Fiat Landtrek

Peugeot Landtrek_flagra por Romulo Junior

O sucesso da Fiat com a Strada e a Toro é inegável, mas há um problema para a fabricante pois existe um buraco enorme na linha para quem quer uma caminhonete maior. Depois da Toro, a opção mais próxima dentro da Stellantis é a Ram 1500, muito maior e mais cara. A Ram até trabalha em uma nova picape média, por enquanto conhecida como 1200, e que será produzida em Goiana (PE).

A empresa encontrou uma solução mais simples: a Peugeot Landtrek. A picape média da marca francesa estava com lançamento marcado para 2022 e acabou adiada. E a razão é que ela será lançada pela Fiat, para aproveitar melhor a rede de concessionários maior e a tradição no segmento com as duas outras picapes. O lançamento foi confirmado para o 2º semestre de 2023 e espera-se que tenha um motor 2.0 turbodiesel de 210 cv.

Fiat Ducato

Fiat Ducato europeia pós facelit

Este não é nenhum segredo. A própria Fiat confirmou que a nova Ducato desembarcará no país em 2023, exibindo a primeira imagem em dezembro. É uma reestilização do modelo atual, adotando o visual usado na Europa, para ficar mais alinhada com as Citroën Jumper e Peugeot Boxer, suas companheiras de plataforma.

Por enquanto, a Fiat não divulga qualquer detalhe sobre a Ducato. Vimos a versão Maxi Cargo rodando em testes pelo Brasil, o que está alinhado ao fato da Ducato atual ser vendida nesta configuração de carga. Porém, ainda não sabemos se as versões chassi-cabine e de passageiros também estarão pelo país. A marca promete que terá mais performance e o que faz mais sentido é que adote o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 140 cv usados pelo Boxer e Jumper, facilitando a homologação.

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