Semicondutores viraram um tema recorrente quanto falamos de carro, por causa da escassez do componente, que continua a atrapalhar a indústria automotiva e outros segmentos como o de eletrônicos. Os fabricantes estão adquirindo unidades mais eficientes e rápidas para reduzir o número de chips usados por caminhão, enquanto os fabricantes estão trabalhando para encontrar novas soluções.

Entre elas está a Samsung, gigante sul-coreana da eletrônica, que apresentou seus planos futuros durante o evento anual Samsung Foundry Forum.

Falando especificamente sobre o setor automotivo, a Samsung anunciou que está trabalhando na produção do chip eNVM de 14 nm (memória não volátil, como a dos HDs para computadores), mais compacto do que os atuais e que deve fazer sua estreia em alguns veículos em 2024.

Semicondutor

Estas novas tecnologias permitirão aos fabricantes implementar mais e mais "serviços" em seus carros, desde assistentes de condução mais precisos até uma conexão mais rápida à internet. Falando deste último item, a Samsung também anunciou o início dos trabalhos sobre os sistemas de gerenciamento de informações compatíveis com conexão 5G e já preparados para a futura conexão 6G.

Os carros elétricos do futuro poderão assim desfrutar de uma conexão de internet muito mais rápida do que hoje (quase todos os carros param no 4G), para permitir um gerenciamento ainda melhor da tecnologia Car2X, para dialogar com as infraestruturas das rodovias, por exemplo.

O objetivo da Samsung é produzir chips de 8nm e 5nm, portanto ainda mais compactos e capazes de lidar com uma quantidade maior e mais complexa de informações do que as gerações anteriores.

 

Durante o evento, a fabricante de eletrônicos também explicou sua filosofia de fabricação completamente inovadora. Chama-se Shell-First e visa expandir a capacidade de produção de chips em 3 vezes em comparação com a atual.

Esta estratégia inovadora envolve a construção de salas limpas (os lugares estéreis onde os chips são montados), independentemente das condições de mercado. Graças a isto, os equipamentos de produção podem ser instalados em uma etapa posterior e configurados de forma flexível de acordo com as necessidades e a demanda futura do mercado.

A primeira fábrica que verá esta nova estratégia de produção aplicada será o novo complexo em construção em Taylor, Texas (EUA), que estará operacional nos próximos meses, e ajudará aa Samsung a tornar-se um dos líderes do setor de ECUs automotivas.

O Dr. Si-young Choi, Presidente e Chefe de Negócios de Fundição, comentou:

Para melhor atender às necessidades dos clientes e apoiá-los na realização de seus objetivos, a Samsung delineou uma estratégia que inclui o desenvolvimento de tecnologia para atingir 1,4 nm e plataformas especializadas de produção de chips para cada aplicação, juntamente com um plano de fornecimento estável com investimento contínuo.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com