Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Tesla Model 3 vence VW ID.3 e lidera entre os elétricos com sobras
Mercado mais importante do continente europeu, a Alemanha não conseguiu se recuperar em 2021. Após sofrer os fortes impactos da pandemia durante 2020, o país foi seriamente afetado pela crise global de componentes e encerrou o ano passado com 2.622.132 veículos novos vendidos, uma retração de 10,1% de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior desempenho desde 1985. No ranking de montadoras, as quatro primeiras posições foram exatamente as mesmas de 2020, com a líder Volkswagen (489.962) ganhando 0,7 ponto percentual de participação. Superada pela BMW (222.481) até novembro, a Mercedes (225.392) reagiu no último momento, mas encerrou 2021 com a maior queda do top 5 (-25,7%).
Atrás da Audi (181.877), a Opel (161.852) cresceu quase 11% e garantiu o 5º lugar, duas posições à frente do ranking anterior. Com a maior queda dentre as 20 primeiras (-35%), a Ford (126.358) encerrou no 7º lugar. Já a Tesla, com 39.614 unidades – quase 140% a mais do que há um ano -, entrou no top 20 pela 1ª vez. A situação deve melhorar ainda mais com a inauguração da fábrica local da marca norte-americana.
POS. |
MARCA |
2021 |
% PART. 2021 |
2020 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VW |
489.962 |
18,7% |
525.612 |
18,0% |
-6,8% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
225.392 |
8,6% |
303.185 |
10,4% |
-25,7% |
2º |
3º |
BMW |
222.481 |
8,5% |
240.698 |
8,2% |
-7,6% |
3º |
4º |
AUDI |
181.877 |
6,9% |
213.934 |
7,3% |
-15,0% |
4º |
5º |
OPEL |
161.852 |
6,2% |
146.219 |
5,0% |
10,7% |
7º |
6º |
SKODA |
149.838 |
5,7% |
181.198 |
6,2% |
-17,3% |
6º |
7º |
FORD |
126.358 |
4,8% |
194.250 |
6,7% |
-35,0% |
5º |
8º |
SEAT |
108.726 |
4,1% |
114.564 |
3,9% |
-5,1% |
9º |
9º |
HYUNDAI |
106.620 |
4,1% |
105.051 |
3,6% |
1,5% |
10º |
10º |
RENAULT |
105.944 |
4,0% |
125.318 |
4,3% |
-15,5% |
8º |
11º |
FIAT |
82.783 |
3,2% |
89.150 |
3,1% |
-7,1% |
11º |
12º |
TOYOTA |
71.890 |
2,7% |
77.176 |
2,6% |
-6,8% |
12º |
13º |
KIA |
65.839 |
2,5% |
64.296 |
2,2% |
2,4% |
13º |
14º |
PEUGEOT |
52.660 |
2,0% |
55.401 |
1,9% |
-4,9% |
14º |
15º |
VOLVO |
43.616 |
1,7% |
47.194 |
1,6% |
-7,6% |
17º |
16º |
MINI |
42.938 |
1,6% |
44.152 |
1,5% |
-2,7% |
20º |
17º |
CITROËN |
42.636 |
1,6% |
48.950 |
1,7% |
-12,9% |
16º |
18º |
DACIA |
40.338 |
1,5% |
50.704 |
1,7% |
-20,4% |
15º |
19º |
TESLA |
39.614 |
1,5% |
16.694 |
0,6% |
137,3% |
24º |
20º |
MAZDA |
38.107 |
1,5% |
44.346 |
1,5% |
-14,1% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
2.622.132 |
100,0% |
2.917.678 |
100,0% |
-10,1% |
... |
Entre os modelos, a VW garantiu um pódio 100% pela 7ª vez nos últimos 8 anos – a exceção foi 2019. Com 91.621 unidades, quase 45 mil a menos do que em 2020 e menos da metade do total registrado em 2019, o VW Golf completou 41 anos consecutivos no topo do ranking, garantindo sua 46ª vitória nos últimos 47 anos - o último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.
Sétimo há um ano, o T-Roc venceu o Tiguan por menos de 2 mil unidades (57.424 x 55.527). Melhor do resto, o Opel Corsa foi o preferido por 49.475 consumidores. Destaque do ano, o VW Up! (46.708) completou o top 5 com alta de quase 74% após ter sido apenas o 29º em 2020. Vice na lista anterior, o VW Passat (45.696) perdeu ¼ de suas unidades.
Atrás de Mini (42.939) e de BMW Série 3 (41.704), a van Fiat Ducato (41.379) assegurou lugar entre os dez primeiros pelo 2º ano seguido. Reforçado pelo desempenho expressivo nos últimos meses, o Tesla Model 3 (35.262) foi o 12º após sequer figurar entre os cinquenta primeiros em 2020. Em queda superior a 30%, o VW Polo (32.274) ficou atrás do Mercedes GLC (33.719), 14º - este, aliás, foi o 2º ano seguido sem nenhum modelo da marca no top 10.
28º no ano anterior, o VW T-Cross (34.181) subiu quinze posições. Principal aposta da marca entre os elétricos, o VW ID.3 (26.693) cresceu mais de 84% e se aproximou do top 20, onde nenhum Audi marcou presença. Quarto em 2020, o Ford Focus (21.969) desta vez foi apenas o 36º - o Fiesta, que havia sido 18º, sequer figurou no top 50.
POS. |
MODELO |
2021 |
% PART. 2021 |
2020 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VW GOLF |
91.621 |
3,5% |
136.324 |
4,7% |
-32,8% |
1º |
2º |
VW T-ROC |
57.424 |
2,2% |
50.822 |
1,7% |
13,0% |
7º |
3º |
VW TIGUAN |
55.527 |
2,1% |
60.380 |
2,1% |
-8,0% |
3º |
4º |
OPEL CORSA |
49.475 |
1,9% |
53.199 |
1,8% |
-7,0% |
6º |
5º |
VW UP |
46.708 |
1,8% |
26.872 |
0,9% |
73,8% |
29º |
6º |
VW PASSAT |
45.696 |
1,7% |
60.904 |
2,1% |
-25,0% |
2º |
7º |
MINI |
42.938 |
1,6% |
44.152 |
1,5% |
-2,7% |
11º |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
41.704 |
1,6% |
47.273 |
1,6% |
-11,8% |
8º |
9º |
FIAT DUCATO |
41.379 |
1,6% |
44.312 |
1,5% |
-6,6% |
10º |
10º |
SKODA OCTAVIA |
40.663 |
1,6% |
53.302 |
1,8% |
-23,7% |
5º |
11º |
FIAT 500 |
35.787 |
1,4% |
32.039 |
1,1% |
11,7% |
21º |
12º |
TESLA MODEL3 |
35.262 |
1,3% |
15.202 |
0,5% |
132,0% |
- |
13º |
VW T-CROSS |
34.181 |
1,3% |
27.345 |
0,9% |
25,0% |
28º |
14º |
MERCEDES GLC / GLK |
33.719 |
1,3% |
41.791 |
1,4% |
-19,3% |
13º |
15º |
VW POLO |
32.274 |
1,2% |
46.174 |
1,6% |
-30,1% |
9º |
16º |
OPEL ASTRA |
31.220 |
1,2% |
31.317 |
1,1% |
-0,3% |
24º |
17º |
VW TRANSPORTER |
30.663 |
1,2% |
29.540 |
1,0% |
3,8% |
26º |
18º |
HYUNDAI KONA |
29.982 |
1,1% |
31.557 |
1,1% |
-5,0% |
22º |
19º |
FORD KUGA |
29.102 |
1,1% |
23.868 |
0,8% |
21,9% |
40º |
20º |
SEAT LEON |
28.882 |
1,1% |
37.310 |
1,3% |
-22,6% |
16º |
21º |
AUDI A3 |
28.494 |
1,1% |
34.098 |
1,2% |
-16,4% |
19º |
22º |
VW ID.3 |
26.693 |
1,0% |
14.493 |
0,5% |
84,2% |
- |
23º |
OPEL MOKKA |
26.519 |
1,0% |
48 |
0,0% |
55147,9% |
- |
24º |
AUDI A6 |
26.260 |
1,0% |
31.400 |
1,1% |
-16,4% |
23º |
25º |
MERCEDES CLASSE E |
26.152 |
1,0% |
37.437 |
1,3% |
-30,1% |
15º |
26º |
BMW SÉRIE 1 |
26.081 |
1,0% |
32.831 |
1,1% |
-20,6% |
20º |
27º |
KIA CEED |
25.980 |
1,0% |
24.799 |
0,8% |
4,8% |
34º |
28º |
BMW X1 |
25.486 |
1,0% |
28.551 |
1,0% |
-10,7% |
27º |
29º |
MERCEDES CLASSE A |
25.070 |
1,0% |
43.391 |
1,5% |
-42,2% |
12º |
30º |
RENAULT ZOE |
24.736 |
0,9% |
30.376 |
1,0% |
-18,6% |
25º |
31º |
AUDI Q3 |
24.346 |
0,9% |
25.307 |
0,9% |
-3,8% |
31º |
32º |
BMW X3 |
24.157 |
0,9% |
23.351 |
0,8% |
3,5% |
41º |
33º |
AUDI A4 |
23.767 |
0,9% |
35.841 |
1,2% |
-33,7% |
17º |
34º |
BMW SÉRIE 5 |
23.290 |
0,9% |
26.540 |
0,9% |
-12,2% |
30º |
35º |
MERCEDES CLASSE C |
22.640 |
0,9% |
41.651 |
1,4% |
-45,6% |
14º |
36º |
FORD FOCUS |
21.969 |
0,8% |
53.378 |
1,8% |
-58,8% |
4º |
37º |
MITSUBISHI MIRAGE |
21.818 |
0,8% |
21.103 |
0,7% |
3,4% |
46º |
38º |
FORD PUMA |
21.431 |
0,8% |
20.244 |
0,7% |
5,9% |
50º |
39º |
TOYOTA YARIS |
19.499 |
0,7% |
21.585 |
0,7% |
-9,7% |
45º |
40º |
SKODA KAROQ |
19.195 |
0,7% |
24.089 |
0,8% |
-20,3% |
39º |
41º |
MERCEDES CLA |
18.949 |
0,7% |
25.109 |
0,9% |
-24,5% |
32º |
42º |
FORD TRANSIT |
18.818 |
0,7% |
24.507 |
0,8% |
-23,2% |
- |
43º |
HYUNDAI TUCSON |
18.490 |
0,7% |
15.493 |
0,5% |
19,3% |
- |
44º |
DACIA SANDERO |
18.440 |
0,7% |
16.803 |
0,6% |
9,7% |
- |
45º |
MERCEDES CLASSE V |
18.438 |
0,7% |
20.560 |
0,7% |
-10,3% |
48º |
46º |
RENAULT CAPTUR |
18.277 |
0,7% |
22.790 |
0,8% |
-19,8% |
42º |
47º |
SKODA KAMIQ |
18.080 |
0,7% |
20.850 |
0,7% |
-13,3% |
47º |
48º |
MERCEDES GLA |
17.977 |
0,7% |
14.322 |
0,5% |
25,5% |
- |
49º |
SKODA FABIA |
17.964 |
0,7% |
21.968 |
0,8% |
-18,2% |
44º |
50º |
AUDI Q5 |
17.841 |
0,7% |
20.395 |
0,7% |
-12,5% |
49º |
EM DEZEMBRO
O último mês de 2021 foi também o 6º consecutivo com queda nas vendas no mercado alemão. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram vendidos 227.630 veículos novos, quase 27% a menos do que no mesmo período do ano anterior.
Assim como em novembro, das vinte montadoras mais bem posicionadas apenas três tiveram números melhores do que há um ano: a Tesla (6.662), 12ª; a Suzuki (4.016), 18ª; e a Porsche (3.759), 20ª. A líder VW (38.671), por exemplo, perdeu quase 36% de seus compradores. Vice pelo 3º mês consecutivo, a Mercedes (21.047) também caiu acima dos 30%. Já a Ford (8.949), num modesto 8º lugar, teve a maior queda (-50,5%).
POS. |
MARCA |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
38.671 |
17,0% |
60.140 |
19,3% |
-35,7% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.047 |
9,2% |
30.604 |
9,8% |
-31,2% |
3º |
BMW |
16.842 |
7,4% |
26.684 |
8,6% |
-36,9% |
4º |
OPEL |
14.768 |
6,5% |
15.561 |
5,0% |
-5,1% |
5º |
AUDI |
14.248 |
6,3% |
19.723 |
6,3% |
-27,8% |
6º |
SKODA |
13.981 |
6,1% |
19.163 |
6,2% |
-27,0% |
7º |
RENAULT |
12.403 |
5,4% |
14.335 |
4,6% |
-13,5% |
8º |
FORD |
8.949 |
3,9% |
18.070 |
5,8% |
-50,5% |
9º |
HYUNDAI |
8.928 |
3,9% |
12.741 |
4,1% |
-29,9% |
10º |
SEAT |
6.874 |
3,0% |
10.436 |
3,4% |
-34,1% |
11º |
TESLA |
6.662 |
2,9% |
3.545 |
1,1% |
87,9% |
12º |
TOYOTA |
6.119 |
2,7% |
8.492 |
2,7% |
-27,9% |
13º |
FIAT |
5.918 |
2,6% |
9.287 |
3,0% |
-36,3% |
14º |
DACIA |
5.556 |
2,4% |
7.621 |
2,4% |
-27,1% |
15º |
VOLVO |
5.011 |
2,2% |
5.691 |
1,8% |
-11,9% |
16º |
KIA |
4.863 |
2,1% |
5.391 |
1,7% |
-9,8% |
17º |
PEUGEOT |
4.620 |
2,0% |
5.285 |
1,7% |
-12,6% |
18º |
SUZUKI |
4.016 |
1,8% |
2.200 |
0,7% |
82,5% |
19º |
MINI |
3.948 |
1,7% |
4.485 |
1,4% |
-12,0% |
20º |
PORSCHE |
3.759 |
1,7% |
2.813 |
0,9% |
33,6% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
227.630 |
100,0% |
311.394 |
100,0% |
-26,9% |
No ranking de modelos, tivemos novidade pelo 3º mês seguido. Se em outubro o topo ficou com o VW T-Roc (5.335), desta vez 4º colocado, e em novembro a posição de honra coube ao Opel Corsa (4.896), 5º agora, em dezembro quem assumiu a liderança – pela 1ª vez, diga-se de passagem - foi o VW Up! (6.742). Repetindo sua melhor colocação já conquistada em setembro, o Tesla Model 3 (6.096) foi o 2º.
Em queda de quase 60%, o VW Golf (5.778) completou o pódio depois de ser apenas o 10º no mês anterior. Atrás do Mercedes GLC (4.649), o Renault Zoe (4.571) garantiu seu 2º top 10 consecutivo. Atrás do Skoda Octavia (4.137) e do Fiat 500 (4.028), o Mini (3.978) assegurou lugar entre os primeiros colocados pela 3ª vez seguida.
Melhores representantes de BMW e Audi, X1 (2.518) e A3 (2.511) foram 15º e 16º, respectivamente. Surpreendendo, o Suzuki Vitara (2.127) foi o 20º. Em 25º, o Mercedes Classe C (2.064) mais uma vez ficou à frente do rival BMW Série 3 (2.014). Versão elétrica do Kwid, o Dacia Spring (1.842) vendeu mais, por exemplo, do que o VW Polo (1.781).
POS. |
MODELO |
DEZ.21 |
% MERCADO 2021 |
DEZ.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW UP |
6.742 |
3,0% |
4.086 |
1,3% |
65,0% |
2º |
TESLA MODEL 3 |
6.096 |
2,7% |
3.293 |
1,1% |
85,1% |
3º |
VW GOLF |
5.778 |
2,5% |
13.496 |
4,3% |
-57,2% |
4º |
VW T-ROC |
5.335 |
2,3% |
5.123 |
1,6% |
4,1% |
5º |
OPEL CORSA |
4.896 |
2,2% |
5.700 |
1,8% |
-14,1% |
6º |
MERCEDES GLC |
4.649 |
2,0% |
5.011 |
1,6% |
-7,2% |
7º |
RENAULT ZOE |
4.571 |
2,0% |
5.349 |
1,7% |
-14,5% |
8º |
SKODA OCTAVIA |
4.137 |
1,8% |
6.407 |
2,1% |
-35,4% |
9º |
FIAT 500 |
4.028 |
1,8% |
4.425 |
1,4% |
-9,0% |
10º |
MINI |
3.978 |
1,7% |
4.485 |
1,4% |
-11,3% |
11º |
VW TIGUAN |
3.924 |
1,7% |
4.791 |
1,5% |
-18,1% |
12º |
OPEL MOKKA |
3.618 |
1,6% |
43 |
0,0% |
8314,0% |
13º |
OPEL ASTRA |
2.991 |
1,3% |
3.701 |
1,2% |
-19,2% |
14º |
VW PASSAT |
2.931 |
1,3% |
7.583 |
2,4% |
-61,3% |
15º |
BMW X1 |
2.518 |
1,1% |
4.192 |
1,3% |
-39,9% |
16º |
AUDI A3 |
2.511 |
1,1% |
4.670 |
1,5% |
-46,2% |
17º |
DACIA SANDERO |
2.322 |
1,0% |
2.873 |
0,9% |
-19,2% |
18º |
RENAULT TWINGO |
2.176 |
1,0% |
1.731 |
0,6% |
25,7% |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
2.154 |
0,9% |
5.283 |
1,7% |
-59,2% |
20º |
SUZUKI VITARA |
2.127 |
0,9% |
328 |
0,1% |
548,5% |
21º |
VW TRANSPORTER |
2.122 |
0,9% |
2.868 |
0,9% |
-26,0% |
22º |
BMW X3 |
2.105 |
0,9% |
2.759 |
0,9% |
-23,7% |
23º |
VW T-CROSS |
2.105 |
0,9% |
3.149 |
1,0% |
-33,2% |
24º |
MERCEDES CLASSE A |
2.099 |
0,9% |
3.872 |
1,2% |
-45,8% |
25º |
MERCEDES CLASSE C |
2.064 |
0,9% |
4.171 |
1,3% |
-50,5% |
26º |
MERCEDES GLA |
2.057 |
0,9% |
1.912 |
0,6% |
7,6% |
27º |
SKODA KAMIQ |
2.055 |
0,9% |
2.240 |
0,7% |
-8,3% |
28º |
HYUNDAI KONA |
2.039 |
0,9% |
5.102 |
1,6% |
-60,0% |
29º |
BMW SÉRIE 3 |
2.014 |
0,9% |
4.894 |
1,6% |
-58,8% |
30º |
KIA CEED |
1.982 |
0,9% |
1.993 |
0,6% |
-0,6% |
31º |
AUDI Q3 |
1.972 |
0,9% |
1.768 |
0,6% |
11,5% |
32º |
FORD KUGA |
1.926 |
0,8% |
2.485 |
0,8% |
-22,5% |
33º |
AUDI A4 |
1.893 |
0,8% |
2.979 |
1,0% |
-36,5% |
34º |
BMW SÉRIE 1 |
1.867 |
0,8% |
4.288 |
1,4% |
-56,5% |
35º |
BMW I3 |
1.866 |
0,8% |
1.240 |
0,4% |
50,5% |
36º |
SEAT LEON |
1.849 |
0,8% |
5.204 |
1,7% |
-64,5% |
37º |
DACIA SPRING |
1.842 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
38º |
BMW SÉRIE 5 |
1.838 |
0,8% |
2.233 |
0,7% |
-17,7% |
39º |
TOYOTA YARIS |
1.794 |
0,8% |
2.711 |
0,9% |
-33,8% |
40º |
VW POLO |
1.781 |
0,8% |
4.385 |
1,4% |
-59,4% |
41º |
PEUGEOT 208 |
1.749 |
0,8% |
1.287 |
0,4% |
35,9% |
42º |
VOLVO XC60 |
1.719 |
0,8% |
1.571 |
0,5% |
9,4% |
43º |
SKODA KAROQ |
1.707 |
0,7% |
2.509 |
0,8% |
-32,0% |
44º |
HYUNDAI TUCSON |
1.693 |
0,7% |
1.935 |
0,6% |
-12,5% |
45º |
RENAULT CAPTUR |
1.674 |
0,7% |
2.192 |
0,7% |
-23,6% |
46º |
SMART FORTWO |
1.648 |
0,7% |
2.121 |
0,7% |
-22,3% |
47º |
SKODA KODIAQ |
1.647 |
0,7% |
2.032 |
0,7% |
-18,9% |
48º |
FORD FOCUS |
1.625 |
0,7% |
4.153 |
1,3% |
-60,9% |
49º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.587 |
0,7% |
839 |
0,3% |
89,2% |
50º |
FORD TRANSIT |
1.552 |
0,7% |
2.197 |
0,7% |
-29,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"