Segundo maior mercado da América Latina, o México registrou crescimento de 6,8% nas vendas de veículos novos em 2021 – no Brasil, mercado mais importante, a evolução foi de apenas 1,21%. De acordo com a AMDA, associação mexicana de distribuidores de veículos, foram comercializadas no ano passado 1.014.680 unidades. Atrás apenas de 2020, este foi o pior resultado desde 2012.
Entre as montadoras, a Nissan conquistou a preferência de 203.918 consumidores e chegou ao 21º consecutivo como a nº 1 entre os mexicanos. O top 6, aliás, foi o mesmo de 2020, com a Chevrolet (127.300) – esta última com a maior retração do top 20 (-15%) - à frente de Volkswagen (98.436), Toyota (91.090), Kia (82.040) e FCA (54.414). A única novidade entre as primeiras foi a Mazda (46.901) à frente da Honda (42.819).
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | NISSAN | 203.918 | 20,1% | 194.427 | 20,5% | 4,9% | 1º |
2º | CHEVROLET | 127.300 | 12,5% | 150.256 | 15,8% | -15,3% | 2º |
3º | VOLKSWAGEN | 98.436 | 9,7% | 99.750 | 10,5% | -1,3% | 3º |
4º | TOYOTA | 91.090 | 9,0% | 76.577 | 8,1% | 19,0% | 4º |
5º | KIA | 82.040 | 8,1% | 73.620 | 7,7% | 11,4% | 5º |
6º | FCA MÉXICO | 54.414 | 5,4% | 49.106 | 5,2% | 10,8% | 6º |
7º | MAZDA | 46.901 | 4,6% | 46.117 | 4,9% | 1,7% | 8º |
8º | HONDA | 42.819 | 4,2% | 47.982 | 5,1% | -10,8% | 7º |
9º | FORD | 40.763 | 4,0% | 37.162 | 3,9% | 9,7% | 9º |
10º | HYUNDAI | 37.209 | 3,7% | 32.231 | 3,4% | 15,4% | 10º |
11º | SUZUKI | 33.044 | 3,3% | 25.975 | 2,7% | 27,2% | 11º |
12º | RENAULT | 28.218 | 2,8% | 25.516 | 2,7% | 10,6% | 12º |
13º | SEAT | 20.942 | 2,1% | 15.032 | 1,6% | 39,3% | 13º |
14º | MITSUBISHI | 17.872 | 1,8% | 10.447 | 1,1% | 71,1% | 16º |
15º | MG | 16.358 | 1,6% | 710 | 0,1% | 2203,9% | - |
16º | MERCEDES-BENZ | 13.751 | 1,4% | 14.788 | 1,6% | -7,0% | 14º |
17º | BMW | 12.895 | 1,3% | 11.367 | 1,2% | 13,4% | 15º |
18º | PEUGEOT | 11.353 | 1,1% | 9.637 | 1,0% | 17,8% | 18º |
19º | AUDI | 9.416 | 0,9% | 9.834 | 1,0% | -4,3% | 17º |
20º | JAC | 8.203 | 0,8% | 4.271 | 0,4% | 92,1% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 1.014.680 | 100,0% | 950.063 | 100,0% | 6,8% |
O domínio da Nissan entre as marcas se refletiu no ranking de modelos. Com o Versa (69.775) no topo pelo 6º ano consecutivo, a japonesa ainda garantiu a dobradinha com a picape Frontier/NP300 (47.884) e o 4º lugar com o March (34.974). Último líder antes do Versa, o Chevrolet Aveo (37.039), em alta de quase 19%, foi o 3º, O VW Vento, com 29.380 unidades, completou o top 5.
Oitavo em 2020, o Kia Rio Sedan (25.369) subiu duas posições. Sem confirmação oficial de chegada ao Brasil, o Nissan Sentra em sua atual geração foi o preferido por 22.469 consumidores, 1/3 a mais do que no ano anterior. Terceiro colocado em 2020, o Chevrolet Beat perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para 8º.
Com crescimentos acima dos 20%, Toyota Hilux (16.635) e Kia Forte (14.380) – nome local do Cerato – completaram o top 10. A marca sul-coreana ainda emplacou o Seltos (14.080), 11º, como líder entre os SUVs e crossovers, à frente do Nissan Kicks (13.988) e do Honda HR-V (12.768). Presente no top 10 em 2020, o Chevrolet Onix (12.362) recuou mais de 50%.
Melhor estreante, o Chevrolet Captiva (10.761) foi o 18º. Em seu 1º ano completo, o VW Taos conquistou 9.567 consumidores e assegurou o 24º lugar. Destaque negativo com uma retração de quase 60%, o VW Jetta (8.774) despencou da 9ª para a 33ª colocação.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | NISSAN VERSA | 69.775 | 6,9% | 68.013 | 7,2% | 2,6% | 1º |
2º | NISSAN NP300 | 47.884 | 4,7% | 44.577 | 4,7% | 7,4% | 2º |
3º | CHEVROLET AVEO | 37.039 | 3,7% | 31.219 | 3,3% | 18,6% | 5º |
4º | NISSAN MARCH | 34.974 | 3,4% | 38.393 | 4,0% | -8,9% | 4º |
5º | VW VENTO | 29.380 | 2,9% | 26.767 | 2,8% | 9,8% | 6º |
6º | KIA RIO SEDAN | 25.369 | 2,5% | 22.193 | 2,3% | 14,3% | 8º |
7º | NISSAN SENTRA | 22.469 | 2,2% | 16.825 | 1,8% | 33,5% | 10º |
8º | CHEVROLET BEAT | 19.265 | 1,9% | 41.782 | 4,4% | -53,9% | 3º |
9º | TOYOTA HILUX | 16.635 | 1,6% | 13.666 | 1,4% | 21,7% | 11º |
10º | KIA FORTE | 14.380 | 1,4% | 11.825 | 1,2% | 21,6% | 14º |
11º | KIA SELTOS | 14.080 | 1,4% | 12.768 | 1,3% | 10,3% | 12º |
12º | NISSAN KICKS | 13.988 | 1,4% | 10.792 | 1,1% | 29,6% | 16º |
13º | HONDA HR-V | 12.768 | 1,3% | 11.441 | 1,2% | 11,6% | 15º |
14º | CHEVROLET ONIX | 12.362 | 1,2% | 25.283 | 2,7% | -51,1% | 7º |
15º | TOYOTA RAV4 | 11.731 | 1,2% | 10.015 | 1,1% | 17,1% | 17º |
16º | HONDA CR-V | 11.537 | 1,1% | 11.877 | 1,3% | -2,9% | 13º |
17º | RENAULT KWID | 11.368 | 1,1% | 9.709 | 1,0% | 17,1% | 18º |
18º | CHEVROLET CAPTIVA | 10.761 | 1,1% | 0 | 0,0% | NOVO | - |
19º | SEAT IBIZA | 10.660 | 1,1% | 7.401 | 0,8% | 44,0% | - |
20º | CHEVROLET TRACKER | 10.389 | 1,0% | 6.487 | 0,7% | 60,2% | - |
21º | HYUNDAI CRETA | 10.025 | 1,0% | 8.634 | 0,9% | 16,1% | 24º |
22º | MAZDA3 SEDAN | 10.020 | 1,0% | 9.143 | 1,0% | 9,6% | 20º |
23º | KIA RIO HATCH | 9.880 | 1,0% | 6.821 | 0,7% | 44,8% | - |
24º | VW TAOS | 9.567 | 0,9% | 179 | 0,0% | 5244,7% | - |
25º | HYUNDAI GRAND I10 SEDAN | 9.427 | 0,9% | 7.264 | 0,8% | 29,8% | - |
26º | TOYOTA AVANZA | 9.302 | 0,9% | 7.132 | 0,8% | 30,4% | - |
27º | TOYOTA YARIS SEDAN | 9.266 | 0,9% | 7.059 | 0,7% | 31,3% | - |
28º | VW SAVEIRO | 9.253 | 0,9% | 6.957 | 0,7% | 33,0% | - |
29º | MAZDA CX-5 | 9.162 | 0,9% | 8.807 | 0,9% | 4,0% | 22º |
30º | VW TIGUAN | 9.009 | 0,9% | 9.219 | 1,0% | -2,3% | 19º |
31º | VW POLO | 8.853 | 0,9% | 6.001 | 0,6% | 47,5% | - |
32º | MITSUBISHI L200 | 8.812 | 0,9% | 5.134 | 0,5% | 71,6% | - |
33º | VW JETTA | 8.774 | 0,9% | 20.711 | 2,2% | -57,6% | 9º |
34º | TOYOTA COROLLA | 8.770 | 0,9% | 8.127 | 0,9% | 7,9% | 26º |
35º | CHRYSLER CREW CAB | 8.704 | 0,9% | 6.114 | 0,6% | 42,4% | - |
36º | TOYOTA SIENNA | 8.619 | 0,8% | 4.459 | 0,5% | 93,3% | - |
37º | VW VIRTUS | 8.552 | 0,8% | 6.769 | 0,7% | 26,3% | - |
38º | MAZDA CX-30 | 8.490 | 0,8% | 7.313 | 0,8% | 16,1% | - |
39º | KIA SPORTAGE | 8.372 | 0,8% | 8.168 | 0,9% | 2,5% | 25º |
40º | SUZUKI SWIFT | 8.212 | 0,8% | 8.765 | 0,9% | -6,3% | 23º |
41º | FORD RANGER | 7.710 | 0,8% | 6.560 | 0,7% | 17,5% | - |
42º | SUZUKI ERTIGA | 7.487 | 0,7% | 5.781 | 0,6% | 29,5% | - |
43º | NISSAN X-TRAIL | 7.465 | 0,7% | 7.603 | 0,8% | -1,8% | 29º |
44º | MG5 | 7.291 | 0,7% | 375 | 0,0% | 1844,3% | - |
45º | HONDA CITY | 7.200 | 0,7% | 9.035 | 1,0% | -20,3% | 21º |
46º | CHRYSLER ATTITUDE | 7.046 | 0,7% | 6.357 | 0,7% | 10,8% | - |
47º | MG ZS | 6.758 | 0,7% | 198 | 0,0% | 3313,1% | - |
48º | VW T-CROSS | 6.690 | 0,7% | 5.961 | 0,6% | 12,2% | - |
49º | MAZDA 3 HATCH | 6.540 | 0,6% | 7.302 | 0,8% | -10,4% | - |
50º | RENAULT DUSTER | 6.257 | 0,6% | 4.048 | 0,4% | 54,6% | - |
Fontes: AMDA / Inegi