Presente no Brasil desde 2009, a Chery vendeu sua operação no Brasil e passou a se chamar Caoa Chery oito anos depois. Já na África do Sul a marca chinesa ensaia seu retorno no quatro trimestre deste ano e, além de lançar sua ampla gama de SUVs naquele mercado, está previsto a estreia por lá de uma inédita picape baseada em um dos modelos da linha Tiggo.

De acordo com informações do site local IOL, a estreia da marca chinesa na África do Sul acontecerá com um SUV compacto bem conhecido para o mercado brasileiro, o Tiggo 5X, que lá fora é chamado de Tiggo 4 Pro. Durante coletiva de imprensa da marca realizada na capital Johanesburgo, houve a apresentação dos futuros modelos que serão comercializados no país, incluindo toda a linha de SUVs da Chery, mas um detalhe não passou despercebido: em um dos slides da apresentação, havia um veículo chamado de “Tiggo PUP”.

Ainda segundo a publicação, após a coletiva de imprensa um representante da montadora chinesa confirmou que o modelo se tratava de uma picape, ou uma “bakkie” – como são conhecidas as caminhonetes ou qualquer utilitário com área de carga descoberta. Vale lembrar que as picapes são bastante populares no país e até fazem parte da cultura local. Voltando a picape Tiggo, a previsão é que ela seja lançada na África do Sul somente no segundo trimestre de 2023. Ainda não há informações detalhadas da caminhonete, pois é importante lembrar que é um modelo inédito dentro do portfólio da marca no mundo, já que em nenhum país a Chery vende uma picape.

Como já dissemos, no país sul-africano a tradição de picapes é grande e não seria nenhuma surpresa se a Chery entrasse no segmento de picapes montadas sobre chassi com capacidade de carga de 1 tonelada, onde teria como uma das principais rivais a Great Wall P-Series. Mas tudo aponta para uma picape produzida com base em uma plataforma monobloco, principalmente por conta do nome Tiggo comum aos SUVs da Chery – todos feitos sobre base de carro de passeio.

Chery Tiggo 5X 2021 - China
Interior do Tiggo 5X chinês

Caso isso se confirme daqui a alguns meses, a picape Tiggo entraria no segmento de picapes monobloco, que tem Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz como os modelos mais conhecidos. Seria uma ótima sacada da Chery na África do Sul, que ainda não conta com nenhuma caminhonete deste tipo no mercado, ou seja, a montadora poderia explorar um segmento possivelmente lucrativo, dado o gosto local por picapes.

No entanto, antes dessa picape Tiggo estrear por lá, estão previstos quatro lançamentos da Chery, todos SUVs. Neste ano desembarca por lá o Tiggo 4 Pro, enquanto que no começo de 2022 será colocado à venda a versão mais luxuosa do Tiggo 8, chamada de Tiggo 8 Pro e que terá os mesmos 7 lugares. Por fim, o Tiggo 7 Pro é previsto para chegar no segundo trimestre do ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com