O ano de 2021 está sendo especial para o Mobi. Após registrar seu recorde de vendas em maio, o hatch de entrada da Fiat repetiu a dose em junho, desta vez com 7.529 emplacamentos, e manteve a liderança do segmento com mais de 55% de participação de mercado.

Em melhor momento desde janeiro de 2020 (6.739), o Renault Kwid (6.083) reduziu sua desvantagem, mas ainda segue o rival da Fiat de longe. O Volkswagen up! (15) só não foi o último graças ao aposentado Chevrolet Celta (1), que teve um emplacamento de alguma versão usada.

Mobi Trekking
Seleção Motor1.com 2019 - Renault Kwid Zen

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT MOBI 

7529 

7443 

2631 

55,25% 

60,41% 

1,16% 

186,16% 

 

RENAULT KWID 

6083 

4851 

3547 

44,64% 

39,38% 

25,40% 

71,50% 

 

VW UP! 

15 

26 

789 

0,11% 

0,21% 

-42,31% 

-98,10% 

 

CHEVROLET CELTA 

1 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

 

 

13628 

12320 

6967 

100,00% 

100,00% 

10,62% 

95,61% 

Na faixa intermediárias, o Fiat Argo (9.382) triplicou o desempenho de 2020 e manteve a liderança conquistada no mês anterior com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.608). Com crescimento mais discreto do que os dois primeiros, o VW Gol (4.742) completou o pódio bastante tranquilo em relação aos adversários seguintes.

Praticamente estável em relação a maio, o Fiat Uno (2.632) subiu para o 4º lugar ao superar por exatas 100 unidades o Chevrolet Onix (2.532), que não tinha um desempenho tão ruim desde outubro de 2012, quando suas primeiras 242 unidades foram registradas. Vale ressaltar que o campeão de vendas no país desde 2015 está com produção paralisada por falta de peças há vários meses.

Fiat Argo 1.0 2022
Hyundai HB20S Evolution Pack 1.0T 2021
Peugeot 208 (pré-série na Argentina)

Atrás do Toyota Yaris (2.046) e reforçado pelas vendas diretas, o Peugeot 208 (1.738) saltou da 10ª para a 7ª posição com o seu melhor resultado nesta nova geração. Em queda superior a 47%, o VW Polo (1.554) foi superado pelo veterano VW Fox (1.624). Fechando o top 10, o Renault Sandero (1.548) chegou ao 7º mês seguido sem ultrapassar a casa das 2 mil unidades. O Honda Fit (795), por sua vez, sequer atinge mil emplacamentos há 8 meses.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT ARGO 

9382 

10929 

3002 

25,64% 

25,88% 

-14,16% 

212,52% 

 

HYUNDAI HB20 

7608 

7288 

5792 

20,79% 

17,26% 

4,39% 

31,35% 

 

VW GOL 

4742 

6794 

3908 

12,96% 

16,09% 

-30,20% 

21,34% 

 

FIAT UNO 

2632 

2666 

1107 

7,19% 

6,31% 

-1,28% 

137,76% 

 

CHEVROLET ONIX 

2532 

3820 

6232 

6,92% 

9,05% 

-33,72% 

-59,37% 

 

TOYOTA YARIS 

2046 

2176 

1242 

5,59% 

5,15% 

-5,97% 

64,73% 

 

PEUGEOT 208 

1738 

1141 

175 

4,75% 

2,70% 

52,32% 

893,14% 

 

VW FOX 

1624 

2403 

957 

4,44% 

5,69% 

-32,42% 

69,70% 

 

VW POLO 

1554 

2093 

2954 

4,25% 

4,96% 

-25,75% 

-47,39% 

10º 

RENAULT SANDERO 

1548 

1309 

1362 

4,23% 

3,10% 

18,26% 

13,66% 

11º 

HONDA FIT 

795 

756 

1204 

2,17% 

1,79% 

5,16% 

-33,97% 

12º 

FORD KA 

370 

753 

3403 

1,01% 

1,78% 

-50,86% 

-89,13% 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

14 

83 

750 

0,04% 

0,20% 

-83,13% 

-98,13% 

14º 

KIA RIO 

8 

12 

25 

0,02% 

0,03% 

-33,33% 

-68,00% 

15º 

FIAT PALIO 

2 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

16º 

FORD FIESTA 

2 

0 

0 

0,01% 

0,00% 

- 

- 

17º 

NISSAN MARCH 

1 

2 

208 

0,00% 

0,00% 

-50,00% 

-99,52% 

 

 

36598 

42225 

32321 

100,00% 

100,00% 

-13,33% 

13,23% 

Chevrolet Cruze Sport6 Premier 2021

Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (110) perdeu quase ¾ de seus compradores do ano passado e viu cair para apenas 32 unidades sua vantagem sobre um Mini (78) que também teve números negativos. A surpresa do mês ficou por conta do recorde de vendas do Chevrolet Bolt (43), terceiro colocado.

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

110 

88 

394 

40,59% 

44,22% 

25,00% 

-72,08% 

 

MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC 

78 

46 

114 

28,78% 

23,12% 

69,57% 

-31,58% 

 

CHEVROLET BOLT 

43 

17 

13 

15,87% 

8,54% 

152,94% 

230,77% 

 

BMW i3 

12 

5 

8 

4,43% 

2,51% 

140,00% 

50,00% 

 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

11 

20 

29 

4,06% 

10,05% 

-45,00% 

-62,07% 

 

BMW SÉRIE 1 

7 

4 

14 

2,58% 

2,01% 

75,00% 

-50,00% 

 

NISSAN LEAF 

7 

2 

8 

2,58% 

1,01% 

250,00% 

-12,50% 

 

RENAULT ZOE 

2 

16 

5 

0,74% 

8,04% 

-87,50% 

-60,00% 

 

AUDI A3 

1 

1 

24 

0,37% 

0,50% 

0,00% 

-95,83% 

 

 

271 

199 

609 

100,00% 

100,00% 

36,18% 

-55,50% 

NO 1º SEMESTRE

Segmento mais representativo do mercado brasileiro até o ano passado, os hatches foram superados pelos SUVs pela 1ª vez neste 1º semestre, com 39,1% de participação no volume total, contra 39,36% dos modelos maiores. No total, os 318.350 hatches emplacados representaram um crescimento de apenas 10,15% frente a 2020 – o mercado avançou quase 32%. 

Entre os modelos de entrada, troca de líder: preferido há um ano com mais de 6 mil unidades à frente do rival, o Renault Kwid (29.187) desta vez foi superado pelo Fiat Mobi (39.357) – que avançou mais de 130% - por uma diferença superior a 10 mil. Terceiro e descontinuado pela VW, o up! ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961).

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT MOBI 

39357 

55,82% 

17077 

38,14% 

130,47% 

 

RENAULT KWID 

29187 

41,40% 

23648 

52,81% 

23,42% 

 

VW UP! 

1961 

2,78% 

4033 

9,01% 

-51,38% 

 

CHERY QQ 

1 

0,00% 

21 

0,05% 

-95,24% 

 

CHEVROLET CELTA 

1 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

 

FIAT 500 

1 

0,00% 

1 

0,00% 

0,00% 

 

 

70508 

100,00% 

44780 

100,00% 

57,45% 

Na faixa mais representativa, as mudanças foram ainda maiores: prejudicado pela interrupção da produção em Gravataí, o Chevrolet Onix (41.511) perdeu quase 1/3 de seus compradores e foi superado pelo Hyundai HB20 (45.410) e pelo Fiat Argo (41.926) – no caso deste último, apenas nos últimos dias de junho. Ainda é impossível apontar com segurança quem vai terminar 2021 à frente.

Ainda mostrando fôlego, o VW Gol (36.971) manteve a 4ª posição de 2020 com mais do que o dobro dos registros do Fiat Uno (15.340), que saltou da 11ª para a 5ª colocação. Próximo de sua 1ª reestilização, o VW Polo (14.254) recuou mais de 30% e viu cair para 2 mil unidades sua vantagem sobre o Toyota Yaris (12.253). Com linha 2022 recém-lançada, o VW Fox (11.366) emplacou aproximadamente 3 mil unidades a mais do que há um ano.

VW Polo 1.0 MPI
Renault Sandero GT-Line 1.0
Honda WR-V ELX vs. Honda Fit EXL

Descontinuado pela Ford em janeiro, o Ka ainda conquistou 8.230 consumidores e ficou à frente de um Renault Sandero (7.866) que segue o caminho dos coadjuvantes após vários anos entre os primeiros. Turbinado pelo desempenho de junho, o Peugeot 208 (6.054) ultrapassou a média de mil unidades mensais.

Ameaçado de descontinuidade, o Honda Fit recuou mais de 37% e sequer chegou às 4 mil unidades (3.951). Aposentado oficialmente pela Toyota há poucos meses, o Etios Hatch emplacou apenas 1.087 unidades e só não foi o lanterna graças às 158 unidades do Kia Rio – que segue um absoluto desconhecido do mercado – e a modelos já fora de linha. Em seu último ano com a configuração atual, o Citroën C3 registrou apenas 36 unidades.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

HYUNDAI HB20 

45410 

18,42% 

32843 

13,60% 

38,26% 

 

FIAT ARGO 

41926 

17,01% 

22726 

9,41% 

84,48% 

 

CHEVROLET ONIX 

41511 

16,84% 

60263 

24,96% 

-31,12% 

 

VW GOL 

36971 

15,00% 

24827 

10,28% 

48,91% 

 

FIAT UNO 

15340 

6,22% 

5561 

2,30% 

175,85% 

 

VW POLO 

14254 

5,78% 

20468 

8,48% 

-30,36% 

 

TOYOTA YARIS 

12253 

4,97% 

9008 

3,73% 

36,02% 

 

VW FOX 

11366 

4,61% 

8321 

3,45% 

36,59% 

 

FORD KA 

8230 

3,34% 

29581 

12,25% 

-72,18% 

10º 

RENAULT SANDERO 

7866 

3,19% 

13196 

5,47% 

-40,39% 

11º 

PEUGEOT 208 

6054 

2,46% 

917 

0,38% 

560,20% 

12º 

HONDA FIT 

3951 

1,60% 

6289 

2,61% 

-37,18% 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

1087 

0,44% 

4815 

1,99% 

-77,42% 

14º 

KIA RIO 

158 

0,06% 

151 

0,06% 

4,64% 

15º 

NISSAN MARCH 

62 

0,03% 

1940 

0,80% 

-96,80% 

16º 

CITROËN C3 

36 

0,01% 

498 

0,21% 

-92,77% 

17º 

FIAT PALIO 

7 

0,00% 

2 

0,00% 

250,00% 

18º 

FORD FIESTA 

3 

0,00% 

13 

0,01% 

-76,92% 

19º 

CHEVROLET AGILE 

1 

0,00% 

0 

0,00% 

- 

20º 

FIAT PUNTO 

1 

0,00% 

1 

0,00% 

0,00% 

 

 

246487 

100,00% 

241420 

100,00% 

2,10% 

BMW i3s 2018 - Primeiras impressões
nissan-leaf-brasil

Os hatches premium, por sua vez, perderam mais da metade dos já poucos compradores do ano passado. O líder Chevrolet Cruze Sport6 sequer chegou às 700 unidades (660). No ranking, aliás, apenas 3 modelos tiveram números positivos: BMW i3 (86, +196,6%), Nissan Leaf (37, +184,6%) e Renault Zoe (32, +52,4%). Curiosamente, todos eles elétricos. Será este o futuro do segmento?

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

660 

48,71% 

1886 

67,26% 

-65,01% 

 

MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC 

321 

23,69% 

430 

15,34% 

-25,35% 

 

BMW i3 

86 

6,35% 

29 

1,03% 

196,55% 

 

CHEVROLET BOLT 

79 

5,83% 

82 

2,92% 

-3,66% 

 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

74 

5,46% 

127 

4,53% 

-41,73% 

 

AUDI A3 

39 

2,88% 

86 

3,07% 

-54,65% 

 

NISSAN LEAF 

37 

2,73% 

13 

0,46% 

184,62% 

 

RENAULT ZOE 

32 

2,36% 

21 

0,75% 

52,38% 

 

BMW SÉRIE 1 

16 

1,18% 

89 

3,17% 

-82,02% 

10º 

VW FUSCA 

7 

0,52% 

19 

0,68% 

-63,16% 

11º 

VW GOLF 

4 

0,30% 

22 

0,78% 

-81,82% 

 

 

1355 

100,00% 

2804 

100,00% 

-51,68% 

Fonte: Fenabrave 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com