O ano de 2021 está sendo especial para o Mobi. Após registrar seu recorde de vendas em maio, o hatch de entrada da Fiat repetiu a dose em junho, desta vez com 7.529 emplacamentos, e manteve a liderança do segmento com mais de 55% de participação de mercado.
Em melhor momento desde janeiro de 2020 (6.739), o Renault Kwid (6.083) reduziu sua desvantagem, mas ainda segue o rival da Fiat de longe. O Volkswagen up! (15) só não foi o último graças ao aposentado Chevrolet Celta (1), que teve um emplacamento de alguma versão usada.
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT MOBI | 7529 | 7443 | 2631 | 55,25% | 60,41% | 1,16% | 186,16% |
2º | RENAULT KWID | 6083 | 4851 | 3547 | 44,64% | 39,38% | 25,40% | 71,50% |
3º | VW UP! | 15 | 26 | 789 | 0,11% | 0,21% | -42,31% | -98,10% |
4º | CHEVROLET CELTA | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
|
| 13628 | 12320 | 6967 | 100,00% | 100,00% | 10,62% | 95,61% |
Na faixa intermediárias, o Fiat Argo (9.382) triplicou o desempenho de 2020 e manteve a liderança conquistada no mês anterior com mais de 1,7 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.608). Com crescimento mais discreto do que os dois primeiros, o VW Gol (4.742) completou o pódio bastante tranquilo em relação aos adversários seguintes.
Praticamente estável em relação a maio, o Fiat Uno (2.632) subiu para o 4º lugar ao superar por exatas 100 unidades o Chevrolet Onix (2.532), que não tinha um desempenho tão ruim desde outubro de 2012, quando suas primeiras 242 unidades foram registradas. Vale ressaltar que o campeão de vendas no país desde 2015 está com produção paralisada por falta de peças há vários meses.
Atrás do Toyota Yaris (2.046) e reforçado pelas vendas diretas, o Peugeot 208 (1.738) saltou da 10ª para a 7ª posição com o seu melhor resultado nesta nova geração. Em queda superior a 47%, o VW Polo (1.554) foi superado pelo veterano VW Fox (1.624). Fechando o top 10, o Renault Sandero (1.548) chegou ao 7º mês seguido sem ultrapassar a casa das 2 mil unidades. O Honda Fit (795), por sua vez, sequer atinge mil emplacamentos há 8 meses.
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT ARGO | 9382 | 10929 | 3002 | 25,64% | 25,88% | -14,16% | 212,52% |
2º | HYUNDAI HB20 | 7608 | 7288 | 5792 | 20,79% | 17,26% | 4,39% | 31,35% |
3º | VW GOL | 4742 | 6794 | 3908 | 12,96% | 16,09% | -30,20% | 21,34% |
4º | FIAT UNO | 2632 | 2666 | 1107 | 7,19% | 6,31% | -1,28% | 137,76% |
5º | CHEVROLET ONIX | 2532 | 3820 | 6232 | 6,92% | 9,05% | -33,72% | -59,37% |
6º | TOYOTA YARIS | 2046 | 2176 | 1242 | 5,59% | 5,15% | -5,97% | 64,73% |
7º | PEUGEOT 208 | 1738 | 1141 | 175 | 4,75% | 2,70% | 52,32% | 893,14% |
8º | VW FOX | 1624 | 2403 | 957 | 4,44% | 5,69% | -32,42% | 69,70% |
9º | VW POLO | 1554 | 2093 | 2954 | 4,25% | 4,96% | -25,75% | -47,39% |
10º | RENAULT SANDERO | 1548 | 1309 | 1362 | 4,23% | 3,10% | 18,26% | 13,66% |
11º | HONDA FIT | 795 | 756 | 1204 | 2,17% | 1,79% | 5,16% | -33,97% |
12º | FORD KA | 370 | 753 | 3403 | 1,01% | 1,78% | -50,86% | -89,13% |
13º | TOYOTA ETIOS HATCH | 14 | 83 | 750 | 0,04% | 0,20% | -83,13% | -98,13% |
14º | KIA RIO | 8 | 12 | 25 | 0,02% | 0,03% | -33,33% | -68,00% |
15º | FIAT PALIO | 2 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
16º | FORD FIESTA | 2 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
17º | NISSAN MARCH | 1 | 2 | 208 | 0,00% | 0,00% | -50,00% | -99,52% |
|
| 36598 | 42225 | 32321 | 100,00% | 100,00% | -13,33% | 13,23% |
Na disputa entre modelos mais sofisticados, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (110) perdeu quase ¾ de seus compradores do ano passado e viu cair para apenas 32 unidades sua vantagem sobre um Mini (78) que também teve números negativos. A surpresa do mês ficou por conta do recorde de vendas do Chevrolet Bolt (43), terceiro colocado.
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 110 | 88 | 394 | 40,59% | 44,22% | 25,00% | -72,08% |
2º | MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC | 78 | 46 | 114 | 28,78% | 23,12% | 69,57% | -31,58% |
3º | CHEVROLET BOLT | 43 | 17 | 13 | 15,87% | 8,54% | 152,94% | 230,77% |
4º | BMW i3 | 12 | 5 | 8 | 4,43% | 2,51% | 140,00% | 50,00% |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 11 | 20 | 29 | 4,06% | 10,05% | -45,00% | -62,07% |
6º | BMW SÉRIE 1 | 7 | 4 | 14 | 2,58% | 2,01% | 75,00% | -50,00% |
7º | NISSAN LEAF | 7 | 2 | 8 | 2,58% | 1,01% | 250,00% | -12,50% |
8º | RENAULT ZOE | 2 | 16 | 5 | 0,74% | 8,04% | -87,50% | -60,00% |
9º | AUDI A3 | 1 | 1 | 24 | 0,37% | 0,50% | 0,00% | -95,83% |
|
| 271 | 199 | 609 | 100,00% | 100,00% | 36,18% | -55,50% |
NO 1º SEMESTRE
Segmento mais representativo do mercado brasileiro até o ano passado, os hatches foram superados pelos SUVs pela 1ª vez neste 1º semestre, com 39,1% de participação no volume total, contra 39,36% dos modelos maiores. No total, os 318.350 hatches emplacados representaram um crescimento de apenas 10,15% frente a 2020 – o mercado avançou quase 32%.
Entre os modelos de entrada, troca de líder: preferido há um ano com mais de 6 mil unidades à frente do rival, o Renault Kwid (29.187) desta vez foi superado pelo Fiat Mobi (39.357) – que avançou mais de 130% - por uma diferença superior a 10 mil. Terceiro e descontinuado pela VW, o up! ficou abaixo das 2 mil unidades (1.961).
Hatches Compactos I | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT MOBI | 39357 | 55,82% | 17077 | 38,14% | 130,47% |
2º | RENAULT KWID | 29187 | 41,40% | 23648 | 52,81% | 23,42% |
3º | VW UP! | 1961 | 2,78% | 4033 | 9,01% | -51,38% |
4º | CHERY QQ | 1 | 0,00% | 21 | 0,05% | -95,24% |
5º | CHEVROLET CELTA | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
6º | FIAT 500 | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
|
| 70508 | 100,00% | 44780 | 100,00% | 57,45% |
Na faixa mais representativa, as mudanças foram ainda maiores: prejudicado pela interrupção da produção em Gravataí, o Chevrolet Onix (41.511) perdeu quase 1/3 de seus compradores e foi superado pelo Hyundai HB20 (45.410) e pelo Fiat Argo (41.926) – no caso deste último, apenas nos últimos dias de junho. Ainda é impossível apontar com segurança quem vai terminar 2021 à frente.
Ainda mostrando fôlego, o VW Gol (36.971) manteve a 4ª posição de 2020 com mais do que o dobro dos registros do Fiat Uno (15.340), que saltou da 11ª para a 5ª colocação. Próximo de sua 1ª reestilização, o VW Polo (14.254) recuou mais de 30% e viu cair para 2 mil unidades sua vantagem sobre o Toyota Yaris (12.253). Com linha 2022 recém-lançada, o VW Fox (11.366) emplacou aproximadamente 3 mil unidades a mais do que há um ano.
Descontinuado pela Ford em janeiro, o Ka ainda conquistou 8.230 consumidores e ficou à frente de um Renault Sandero (7.866) que segue o caminho dos coadjuvantes após vários anos entre os primeiros. Turbinado pelo desempenho de junho, o Peugeot 208 (6.054) ultrapassou a média de mil unidades mensais.
Ameaçado de descontinuidade, o Honda Fit recuou mais de 37% e sequer chegou às 4 mil unidades (3.951). Aposentado oficialmente pela Toyota há poucos meses, o Etios Hatch emplacou apenas 1.087 unidades e só não foi o lanterna graças às 158 unidades do Kia Rio – que segue um absoluto desconhecido do mercado – e a modelos já fora de linha. Em seu último ano com a configuração atual, o Citroën C3 registrou apenas 36 unidades.
Hatches Compactos II | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | HYUNDAI HB20 | 45410 | 18,42% | 32843 | 13,60% | 38,26% |
2º | FIAT ARGO | 41926 | 17,01% | 22726 | 9,41% | 84,48% |
3º | CHEVROLET ONIX | 41511 | 16,84% | 60263 | 24,96% | -31,12% |
4º | VW GOL | 36971 | 15,00% | 24827 | 10,28% | 48,91% |
5º | FIAT UNO | 15340 | 6,22% | 5561 | 2,30% | 175,85% |
6º | VW POLO | 14254 | 5,78% | 20468 | 8,48% | -30,36% |
7º | TOYOTA YARIS | 12253 | 4,97% | 9008 | 3,73% | 36,02% |
8º | VW FOX | 11366 | 4,61% | 8321 | 3,45% | 36,59% |
9º | FORD KA | 8230 | 3,34% | 29581 | 12,25% | -72,18% |
10º | RENAULT SANDERO | 7866 | 3,19% | 13196 | 5,47% | -40,39% |
11º | PEUGEOT 208 | 6054 | 2,46% | 917 | 0,38% | 560,20% |
12º | HONDA FIT | 3951 | 1,60% | 6289 | 2,61% | -37,18% |
13º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1087 | 0,44% | 4815 | 1,99% | -77,42% |
14º | KIA RIO | 158 | 0,06% | 151 | 0,06% | 4,64% |
15º | NISSAN MARCH | 62 | 0,03% | 1940 | 0,80% | -96,80% |
16º | CITROËN C3 | 36 | 0,01% | 498 | 0,21% | -92,77% |
17º | FIAT PALIO | 7 | 0,00% | 2 | 0,00% | 250,00% |
18º | FORD FIESTA | 3 | 0,00% | 13 | 0,01% | -76,92% |
19º | CHEVROLET AGILE | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
20º | FIAT PUNTO | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
|
| 246487 | 100,00% | 241420 | 100,00% | 2,10% |
Os hatches premium, por sua vez, perderam mais da metade dos já poucos compradores do ano passado. O líder Chevrolet Cruze Sport6 sequer chegou às 700 unidades (660). No ranking, aliás, apenas 3 modelos tiveram números positivos: BMW i3 (86, +196,6%), Nissan Leaf (37, +184,6%) e Renault Zoe (32, +52,4%). Curiosamente, todos eles elétricos. Será este o futuro do segmento?
Hatches Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 660 | 48,71% | 1886 | 67,26% | -65,01% |
2º | MINI COOPER/CLUBMAN/JCW/ELECTRIC | 321 | 23,69% | 430 | 15,34% | -25,35% |
3º | BMW i3 | 86 | 6,35% | 29 | 1,03% | 196,55% |
4º | CHEVROLET BOLT | 79 | 5,83% | 82 | 2,92% | -3,66% |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 74 | 5,46% | 127 | 4,53% | -41,73% |
6º | AUDI A3 | 39 | 2,88% | 86 | 3,07% | -54,65% |
7º | NISSAN LEAF | 37 | 2,73% | 13 | 0,46% | 184,62% |
8º | RENAULT ZOE | 32 | 2,36% | 21 | 0,75% | 52,38% |
9º | BMW SÉRIE 1 | 16 | 1,18% | 89 | 3,17% | -82,02% |
10º | VW FUSCA | 7 | 0,52% | 19 | 0,68% | -63,16% |
11º | VW GOLF | 4 | 0,30% | 22 | 0,78% | -81,82% |
|
| 1355 | 100,00% | 2804 | 100,00% | -51,68% |
Fonte: Fenabrave