Volkswagen T-Cross estreia na Índia com visual exclusivo e nome Taigun
Versão local tem dianteira mais robusta e motor 1.5 TSI de 150 cv
Depois de fazer a apresentação conceitual há aproximadamente 1 ano, a Volkswagen oficializa nesta semana na Índia o lançamento da versão de produção do Taigun. O nome remete diretamente ao mini-SUV derivado do Up! apresentado no Salão do Automóvel de 2012, mas não tem qualquer relação. Na prática, Taigun foi o batismo escolhido pela equipe indiana da VW para nomear a versão local do T-Cross.
O modelo chega ao país com a missão de representar a marca no concorrido segmento de utilitários compactos, rivalizando diretamente com Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos e Tata Harrier. Além do nome exclusivo, incorpora diferenciais também no visual e adota dianteira com elementos próprios. Nesse ponto, acompanha exatamente o design do T-Cross chinês em detrimento do visual do brasileiro.
Galeria: Volkswagen Taigun - Índia
O Taigun tem 95% de conteúdo local e adota como base uma versão simplificada da plataforma, chamada MQB A0 IN - a mesma usada pela Skoda no Kushaq. As dimensões acompanham tanto o T-Cross brasileiro quanto o chinês, ou seja, 4,20 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o T-Cross europeu tem apenas 2,56 m de entre-eixos e 4,11 m de comprimento total.
Por dentro, o painel conta com revestimentos que acompanham a cor da carroceria, central multimídia com tela de 10 polegadas em alta definição, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fio para celulares, entradas USB-C, quadro de instrumentos digital, teto solar e saídas de ar para o banco traseiro. A lista de itens de segurança inclui ESP, 6 airbags e sensor de pressão dos pneus.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 1.0 TSI de 115 cv e 1.5 TSI de 150 cv. O primeiro pode vir associado aos câmbio manual ou automático de 6 marchas, enquanto o segundo vem sempre acoplado à transmissão automatizada DGS de dupla embreagem e 7 marchas.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?