Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus prepara as malas para chegar à Europa, onde será o modelo de entrada abaixo do T-Cross. Uma das diferenças em relação ao carro que é feito em São Bernardo do Campo (SP) será o nome, pois a fabricante alemã confirmou que por lá será batizado como Taigo. A apresentação está marcada para a metade de 2021, enquanto as vendas serão iniciadas no último trimestre.

Neste primeiro teaser, a Volkswagen mostra o Taigo em alguns esboços oficiais, dizendo que é um conceito próximo da versão de produção. A primeira diferença aparece nas lanternas, com uma linha iluminada que vai até o logo da empresa, item que não está no Nivus. O para-choque também traz um desenho novo, com um elemento reflexivo horizontal e saída dupla de escapamento, mas resta ver se estes pontos continuarão na versão final.

Galeria: Volkswagen Taigo 2022

A imagem da dianteira mostra ainda mais alterações. A grade e os faróis tem o mesmo formato, porém adotam a linha iluminada que percorre toda a frente do veículo, no mesmo estilo do Taos e, no desenho, o Nivus está com faróis de LED com projetores. O para-choque ganha um acabamento preto em volta das luzes de neblina e que vai até a entrada de ar inferior. E há mais um detalhe bem curioso, com o emblema “R” no meio da grade, o que pode ser uma indicação de uma versão esportiva no futuro ou uma esportivada R-Line.

Volkswagen Taigo 2022
Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Taigo 2022

O comunicado enviado à imprensa não dá muitos mais detalhes. A fabricante diz que virá de série com faróis de LED, painel de instrumentos totalmente digital e “uma multitude de sistemas de assistência”. Também contará com motores TSI e deve repetir o uso do 1.0 turbo de três cilindros também usado pelo Polo europeu. Falando no hatch, há rumores de que deve receber um sistema híbrido-leve na reestilização, prevista para este ano, então existem chances de que esta motorização seja levada para o SUV-cupê.

Posicionar o Taigo nas concessionárias europeias será mais difícil do que o Nivus aqui no Brasil. O T-Cross europeu é menor do que o nosso, com o mesmo entre-eixos de 2,56 metros do Polo (e, no caso, do Nivus), enquanto o brasileiro tem 2,65 m de entre-eixos, o que faz com que o T-Cross agrade quem precise de mais espaço.

Apesar de ser baseado no Volkswagen Nivus, o Taigo não será importado do Brasil. Ao invés disso, será fabricado em Pamplona (Espanha), abastecendo todo o mercado europeu. A marca diz que o SUV-cupê fará sua estreia durante o verão europeu, entre junho e setembro, iniciando as vendas somente em 2021.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com