No início de dezembro, a Toyota entrou com o pedido de registro do nome 4Active nos Estados Unidos. Isso deixou muita gente coçando a cabeça pensando como a fabricante nipônica usará o batismo. Será um conceito, um veículo de produção ou uma tecnologia? Foi o suficiente para rumores surgirem afirmando que será o nome de um novo crossover da empresa.

Toyota FT-4X Concept - New York 2017

O mais provável é que seja a nomenclatura de um carro inédito que a Toyota irá produzir no Alabama (EUA) em parceria com a Mazda. Com esse batismo, aproveitaria a fama do 4Runner, um SUV "parrudo" vendido pela marca no país. A fabricante japonesa confirmou em julho que iria fazer um novo crossover no complexo, abandonando os planos de produzir o Corolla no local.

Considerando que o 4Active tentará puxar um pouco da atitude do 4Runner, a aposta mais segura é que será o batismo da versão de produção do conceito FT-4X, apresentado no Salão de Nova York de 2017. O SUV quadradinho tem muito do design do 4Runner e do FJ Cruiser, mas com tamanho compacto e usando a plataforma TNGA-C.

Com mais crossovers mexendo na linha entre os segmentos compacto e médio, faz sentido que a Toyota queira ter um modelo para fazer a ponte entre o C-HR e o RAV4 - ainda mais pelo C-HR ser considerado apertado por conta de seu visual. E, considerando a boa receptividade que o FT-4X teve em 2017,  não duvidamos que seja produzido.

A Toyota ainda tem planos de lançar um crossover compacto no Brasil, entrando no mesmo segmento que Honda HR-V, Hyundai Creta e tantos outros. Ele será produzido em Sorocaba (SP) em 2021 e, segundo nossas fontes, terá um visual inspirado no RAV4, da mesma forma como foi feito com o pequeno Raize apresentado no Japão. Nossas fontes dizem que ele terá os mesmos motores que o Corolla, com o 2.0 aspirado e o 1.8 híbrido flex. Mas ainda não sabemos se há alguma ligação entre este projeto e o 4Active.

Galeria: Toyota FT-4X Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com