Apresentada no mercado internacional no último mês de julho, a nova geração do Hyundai Santa Fe já está com passaporte carimbado para desembarcar na Argentina. No país vizinho, o lançamento do renovado SUV acontecerá em 2024, de modo a substituir o modelo anterior vendido localmente desde 2019. “Temos muitos clientes esperando por ele ”, disse a marca.

De design polêmico e linhas bastante retilíneas, a nova geração do Santa Fe representa ruptura total com a linhagem anterior. Por fora, os faróis e as lanternas de LED com formato de "H" chamam bastante atenção. A localização das lanternas, inclusive, foi proposital para deixar a tampa do porta-malas com a maior largura possível, de modo a criar um efeito do tipo "terraço ao ar livre" no bagageiro. A Hyundai diz que é possível até mesmo colocar uma mesa de piquenique.

Hyundai Santa Fe e Stargazer

Na comparação com a geração anterior, o Santa Fe 2024 teve entre-eixos ampliado de 2.765 mm para 2.815 mm e comprimento espichado de 4.785 mm para 4.830 mm. A largura 1.900 mm é a mesma nas duas linhagens, enquanto a altura varia de 1.720 mm a 1.780 mm, dependendo do rack de teto. O tamanho padrão das rodas é de 18, 20 ou 21 polegadas, ao passo que o peso total oscila entre 2.060 e 2.295 kg, dependendo da versão.

Na cabine, a Hyundai diz que há muito mais espaço. O vão para as pernas na segunda fileira aumentou em 35 mm para 1.075 mm, na terceira fileira em 15 mm para um total de 761 mm. O espaço em altura na terceira fileira aumentou em 69 mm, chegando a 958 mm. Os assentos da segunda e terceira fileiras na posição dobrada formam um piso plano e acomodam duas camas, diz a marca.

As versões para Argentina serão oferecidas com motor 2.5 aspirado a gasolina de 194 cv ou ainda com conjunto híbrido (motor 1.6 turbo a gasolina associado com propulsores elétricos para até 271 cv de potência combinada). Mais detalhes serão divulgados na ocasião do lançamento.

Hyundai Stargazer

Hyundai Stargazer

Minivan exótica contra Chevrolet Spin

Além do Santa Fe, a Hyundai estuda para o mercado argentino a minivan Stargazer. Com 4,46 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,69 m de altura e 2,78 metros de distância entre-eixos, a MPV é vendida principalmente em mercados da Ásia, tendo produção concentrada na Indonésia. Há espaço para levar até 7 passageiros, divididos em três fileiras de bancos, ou 6 ocupantes com assentos do meio tipo poltrona.

O porta-malas leva 200 litros de bagagem com todos a bordo e 585 litros com os assentos da última fileira rebatidos. Sob o capô, tem motor 1.6 aspirado com 115 cv, além de câmbio CVT. O lançamento vai depender da situação tributária da Argentina para veículos importados a partir de 2024.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com