Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Ele é diferente do Yaris Cross, tem 4,28 metros de comprimento e chegará em 2026
Antecipado há algum tempo com um conceito e aguardado por muitos, o Toyota Urban Cruiser, o novo SUV compacto do fabricante japonês, estreia hoje na internet. Um modelo que se enquadra em um segmento cada vez mais rico em modelos e o faz oferecendo apenas trens de força elétricos. Apesar do de a Toyota encarar a eletrificação total com ceticismo, de fato, a empresa japonesa também está apostando na energia elétrica.
Previsto para fazer sua estreia pública no Salão do Automóvel de Bruxelas 2025 (BEL), programado para ocorrer de 15 a 19 de janeiro, o Toyota Urban Cruiser é apenas uma das peças que comporão a linha movida a bateria da empresa, que até 2026 terá um total de 15 modelos. Ele está programado para chegar às concessionárias em 2026.
- Toyota Urban Cruiser, (quase) como um Yaris Cross
- Toyota Urban Cruiser, compacto e espaçoso
- Toyota Urban Cruiser, com tração dianteira ou integral
- Toyota Urban Cruiser, quando chega
Toyota Urban Cruiser, o exterior
Com 4,28 metros de comprimento, 1,8 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,7 metros de distância entre eixos, o Toyota Urban Cruiser é um pouco maior que o Yaris Cross, carro que está para chegar ao Brasil, mas que não compartilha nem a estética nem a base mecânica. O design é, de fato, mais angular e musculoso, com linhas quadradas. A parte dianteira lembra parcialmente o Suzuki e-Vitara - a plataforma é a mesma - enquanto a traseira, com seus grupos de luzes unidos pela linha de luz clássica, com sua forma arqueada, parece lembrar o Alfa Romeo Junior.
Galeria: Toyota Urban Cruiser 2024
Toyota Urban Cruiser, dimensões
Comprimento | Largura | Altura | Distância entre eixos |
4,28 metros | 1,8 metros | 1,64 metros | 2,7 metros |
Toyota Urban Cruiser, o interior
O interior do Toyota Urban Cruiser não difere muito do de seu "primo" Suzuki, com instrumentação digital e multimídia com tela grande (10,25 e 10,1") em um painel preto brilhante. O sistema é semelhante ao de outros Toyotas, está sempre conectado e se beneficia de atualizações remotas.
O túnel central é grande e integra vários controles físicos, como o rotor da transmissão e botões para gerenciar a frenagem regenerativa e os diferentes modos de condução.
O comunicado de imprensa não menciona o porta-malas e sua capacidade, limitando-se a mostrar fotos e a mencionar a possibilidade de rebater os encostos dos bancos traseiros em um layout 40:20:40.
O interior do Toyota Urban Cruiser apresenta instrumentação digital de 10,25 polegadas e um monitor central de 10,1 polegadas
Os encostos dos bancos traseiros do Toyota Urban Cruiser são rebatíveis em um padrão de 40:20:40
Toyota Urban Cruiser, motores e baterias
Baseado em uma nova plataforma dedicada a carros elétricos, o Toyota Urban Cruiser estará disponível com dois trens de força diferentes: o primeiro com uma bateria de 49 kWh, o segundo com um conjunto de 61 kWh. O primeiro é combinado exclusivamente com um motor dianteiro de 106 kW/144 cv, o segundo pode ser escolhido com um motor dianteiro de 128 kW/174 cv ou com tração integral de 135 kW/184 cv, que inclui um motor de 48 kW (65 cv) no eixo traseiro.
O Toyota Urban Cruiser estará disponível com tração dianteira ou integral
A última versão inclui sistemas dedicados, como o Assistente de descida em rampa e um modo de condução específico chamado Trail, que distribui o torque entre as rodas, direcionando-o para aquela com maior tração. O Urban Cruiser com tração dianteira, por outro lado, tem o modo Neve, que reduz a rotação das rodas em estradas com neve. Todas as versões do Toyota Urban Cruiser terão uma bomba de calor como padrão, sistema mais eficiente para o aquecimento da cabine. Ainda não há informações sobre a potência de carregamento ou a autonomia.
Em termos de equipamentos tecnológicos, o Urban Cruiser contará com vários sistemas de assistência ao motorista de série, como sistema de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, manutenção ativa de faixa, câmeras 360° e muito mais.
As baterias do Toyota Urban Cruiser são de 49 ou 61 kWh
A traseira do Toyota Urban Cruiser lembra a do Alfa Romeo Junior
Toyota Urban Cruiser, motores
Tração | Dianteira | Dianteira | Integral |
Capacidade da bateria | 49 kWh | 61 kWh | 61 kWh |
Potência (kW/cv) | 106/144 | 106/144 | 135/184 |
Torque (kgfm) | 19,3 | 19,3 | 30,6 |
Toyota Urban Cruiser, preços
Obviamente, ainda é muito cedo para falar sobre os preços do Toyota Urban Cruiser, que, como mencionado, chegará à Europa em 2026 ou, no mínimo, no final de 2025. Analisando a concorrência por lá, o Kia EV3 começa em 35.950 euros (R$ 223.000), o Peugeot E-2008 em 38.000 euros (R$ 235,7 mil) e o smart #1 em 37.548 euros (R$ 232,8 mil). Mantida esta faixa, o modelo europeu seria mais caro que o Corolla Cross Hybrid no Brasil, que parte de R$ 206.290.
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