page ad skin

Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos

Com modelos a combustão ainda em alta, marca deverá oferecer mais opções convencionais junto com movidos por baterias

Porsche Cayenne GTS
Foto de: Porsche

As vendas de carros elétricos continuam passando por dificuldades na Europa. E como sabemos, várias marcas estão revisando seus planos de produtos, botando o pé no freio na transição para produtos totalmente zero emissões, voltando seus planos para uma linha que ofereça também outros tipos de sistema de propulsão.

E com a Porsche não é diferente. De acordo com a Automotive News, o diretor financeiro da empresa, Lutz Meschke, disse: "No segmento premium e de luxo, há uma clara tendência para carros com motores de combustão interna, portanto, reagiremos [a isso] em nosso ciclo de produção".

Não é para todos

Como a publicação apontou, a participação de carros elétricos nas vendas da Porsche caiu para 7,3% em setembro, ante 12% em setembro de 2023, especialmente devido ao declínio nas vendas mundiais do Taycan, juntamente ao mercado chinês (-29%). A meta estabelecida para 2025 era de 50% das vendas representadas por modelos elétricos. De acordo com Meschke, na China, maior mercado de carros elétricos do mundo, os compradores de modelos de marcas de luxo simplesmente preferem não optar por elétricos.

<p>Porsche Taycan</p>

Porsche Taycan

<p>Porsche Panamera</p>

Porsche Panamera

O que virá

A intenção da Porsche de continuar acreditando nos modelos movidos a gasolina já era conhecida, com o desenvolvimento do novo Cayenne com um motor a combustão, que irá fazer companhia a versão puramente elétrica que chegará entre o final de 2025 e o início de 2026. O Panamera também está longe de ser aposentado. O SUV e o sedã contarão com motores plug-in e combustão, com o V8 ainda mais aprimorado para reduzir as emissões.

<p>Teste do novo Porsche Cayenne com motor a combustão</p>

Teste do novo Porsche Cayenne com motor a combustão

A grande novidade foi anunciada por Meschke. 

"Atualmente, estamos analisando a possibilidade de os veículos originalmente pensados para serem totalmente elétricos acomodem também propulsão híbrida ou a combustão pura. No momento, estamos no meio do processo de tomada de decisão. O que está claro é que continuaremos a usar o motor a combustão por muito mais tempo do que o planejado".

Nada se sabe, no entanto, sobre a chegada do Porsche K1. Trata-se de um grande SUV elétrico de 7 lugares que deve ser lançado em breve. Ele será baseado na nova plataforma elétrica SSP Sport, com baterias de 900 Volts e - ao que parece - potência de mais de 1.000 cv.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com