Produzido desde 2017, em Ghent, na Bélgica, o SUV XC40 atingiu um marco histórico. Desde sua apresentação, o modelo está entre os três carros mais vendidos da montadora sueca no mundo todo. No ano passado, o carro ficou atrás apenas do XC60, fato que se repete em 2024, até o momento.
Apresentado em setembro de 2017 em um evento especial em Milão (Itália), o Volvo XC40 foi o primeiro SUV compacto premium da Volvo. Logo de cara, o carro caiu no gosto do público, tornando-se o modelo mais vendido da marca e vencendo o prestigiado prêmio de Carro Europeu do Ano, em 2018 - o primeiro modelo da Volvo a conquistar este feito.
“Superamos uma marca muito importante na história da Volvo Car Ghent e estou muito orgulhoso de falar que produzimos um milhão de XC40/EX40 aqui”, afirma Stefan Fesser, Gerente da Fábrica em Ghent. “Com nossa equipe dedicada e altamente qualificada, temos dado continuidade à nossa estratégia rumo à eletrificação, considerando que já produzimos mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”.
A partir de 2020, o modelo também passou a ser disponibilizado na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo puramente elétrico fabricado em grande escala. Este tipo de tecnologia permite o desenvolvimento de carros capazes de serem atualizados de maneira remota (over-the-air). O XC40 totalmente elétrico é um dos cinco modelos da marca sem motor a combustão.
Ao longo de 2024, o XC40 foi rebatizado, passando a se chamar EX40. Como parte da estratégia da marca de simplificar os nomes dos seus modelos totalmente elétricos. Desta forma, a partir de agora, as versões mild-hybrid - que seguem sendo produzidas, mas não vêm mais para o mercado brasileiro - continuam com a nomenclatura XC40.
“No que diz respeito a eletrificação, a gente aqui no Brasil já passou até a matriz, pois fomos um dos primeiros países a vender a frota 100% eletrificada. Esta estratégia começou em 2017, quando apresentamos nosso primeiro híbrido, (o) XC90, mas viramos a chave para valer com a chegada do XC40 elétrico há três anos. É muito legal ver este modelo tão importante para a Volvo chegar a marca de um milhão de unidades produzidas, e saber que mais de 175 mil são totalmente elétricos. Mais legal ainda é saber que 4.761 destes carros, que correspondem a quase 3% da produção total, estão aqui nas ruas e estradas brasileiras”, analisa Marcos Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Atualmente, todos os cinco modelos disponíveis nas 48 concessionárias em todo o país são eletrificados, com o EX30, XC40 e C40 sendo totalmente elétricos, e os suvs grandes XC60 e XC90, híbridos plug-in.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW confirma novo Jetta GLI no Brasil em 2025 com resgate da esportividade
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
VW insiste na China, renova parceria com SAIC e terá 18 novos carros
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
STLA Frame: essa é base que irá gerar as picapes RAM elétricas e híbridas