A Volvo promete ter calendário de lançamentos bastante agitado pelos próximos dois anos no mercado internacional. Durante reunião recente com revendedores, a marca sueca anunciou que apresentará pelo menos 10 novidades até 2026, incluindo tanto reestilizações de modelos atuais quanto veículos inéditos. Jim Rowan, CEO da empresa, e Bjorn Annwall, diretor comercial, reforçaram que estratégia traçada será 'bastante agressiva'.
O primeiro da lista de novidades é o SUV EX90, totalmente elétrico e que já está sendo produzido nos EUA. Na sequência, a Volvo colocará no mercado o inédito EX60, que atuará como sucessor do atual XC60 e será posicionado como concorrente direto do Tesla Model Y. Ao que tudo indica, será construído na plataforma SPA3 e usará motores de alta eficiência que ainda estão em desenvolvimento. A Volvo quer atingir 93% de eficiência e superar os 85% de seus motores de primeira geração.
Volvo EX90 - Teste Motor1.com
O sucessor do EX40, anteriormente chamado de XC40 Recharge, também está nos planos e deverá ajudar a reforçar o portfólio de SUVs totalmente elétricos da marca. Corre por fora ainda a estreia do inédito EV60 Cross Country, que chegará à gama para suprir a demanda por modelos com traje aventureiro. Outra novidade da lista, já adiantada em teasers, é o sedã topo de gama ES90, que brigará com Mercedes-Benz EQE, Audi A6 e-tron e BMW i5.
Além dos elétricos, a Volvo também promete apostar nos híbridos. As versões atualizadas dos PHEVs XC60 e XC90 prometem aumento notável na autonomia elétrica e passarão a usar motores EVs alta eficiência. A aposta nos híbridos vem logo depois de a própria Volvo anunciar que não fará a transição total para eletrificação plena tão rapidamente quanto prometido no passado.