Com informações de Jason Vogel, de Porto Real (RJ) - Ontem (17/9), a Stellantis deu início à produção do Citroën Basalt na linha de montagem de Porto Real (RJ). É o terceiro modelo da família C-Cubed da marca francesa e acompanhará agora o C3 hatch e o C3 Aircross no catálogo de produtos da fábrica fluminense do grupo.

O Basalt terá como missão ser “o SUV cupê mais acessível do mercado brasileiro”, nas palavras do próprio fabricante, durante uma visita de jornalistas à unidade de Porto Real. A promessa é de “combinar acessibilidade a conforto e design”. Com início da produção, não demora para ele chegar ao mercado de vez.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

Basalt: preço para ser anti-sedã

Ainda não é oficial mas, essa “acessibilidade” significa que carro terá uma versão de entrada Live com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de cinco marchas, para brigar diretamente com sedãs como o Hyundai HB20S Comfort (R$ 97.690) e o Chevrolet Onix LT (R$ 101.590), além do “primo” Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 94.990), equipado com o mesmo conjunto de motor e câmbio.

As versões mais caras do Basalt - Shine e Feel - com motor 1.0 turbo do C3 Aircross (GSE T200, de 125 cv/ 130 cv) é que deverão concorrer mais diretamente com versões de entrada outros SUV cupê, mais precisamente o Nivus Sense 200 TSI e o Fiat Fastback Turbo 200, ambos de R$ 119.990.

Quando será lançado o Citroën Basalt?

O anúncio da data de lançamento do novo SUV cupê da marca veio na esteira de uma visita à linha de montagem fluminense da Stellantis. O ritmo de produção ainda está ganhando aceleração, depois da produção de algo entre 170 e 200 carros pré-série. 

A ideia é que, nas próximas semanas, todos os 173 concessionários Citroën do país tenham para pronta-entrega pelo menos um exemplar de cada uma das versões do novo SUV cupê. Desta vez, a cor de lançamento será até discreta: o “cosmo blue”, um azul metálico escuro. Ou seja, em breve o veremos nas ruas.

Citroën Basalt 2025 - Brasil
Citroën

Citroën Basalt 2025 - Brasil

O que mais sabemos do Citroën Basalt?

Motores e transmissões

O terceiro modelo nacional da marca feito sob a plataforma C-Cubed adotará a estratégia amplamente em voga dentro da Stellantis, usando o 1.0 Turbo 200 flex. Em outras aplicações sob o capô de diversos modelos do grupo, ele sempre entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Todos saem de fábrica com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Com isso em mente, não há motivo para esperar algo diferente do SUV cupê.

Por outro lado, a Citroën segue sem confirmar o que será usado pelas versões de entrada do novo Basalt. No começo do mês, a página @placadoscarros no Instagram publicou sobre os primeiros emplacamentos do Basalt no Brasil. Na lista, as já esperadas versões Shine e Feel, como no C3 Aircross, mas chamou a atenção a Live 1.0, sem a designação que a Stellantis usa para os modelos turbo.

Assim, espera-se ainda o uso do 1.0 Firefly da Stellantis, também flex e tricilíndrico, mas aspirado e entregando 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Nesse caso o câmbio deve ser manual de 5 marchas. Dessa forma, o Citroën Basalt deve se posicionar em preço entre os C3 hatch, que chega a R$ 99.990 na versão You! Turbo mais cara, e o C3 Aircross, que tem preços partindo de R$ 114.990 já com motor turbinado também. Se a estratégia realmente for de abocanhar o segmento de sedãs compactos, o uso do motor aspirado nas configurações de entrada seria a mais acertada para manter os preços mais baixos.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

Medidas e itens de série

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

Na última semana, o C3 Aircross ganhou um item opcional que deveria estrear no Basalt, mas acabou indo para  SUV de 7 lugares primeiro. Trata-se do ar-condicionado automático com tela digital no painel, que deve ser oferecido nas configurações mais completas do novo SUV cupê da marca.

Dúvidas sobre o Citroën Basalt?

Qual será o preço do Citroën Basalt?

A marca ainda não definiu um valor para o Citroën Basalt, mas admitiu que a novidade competirá com sedãs de entrada. Além disso, para não competir de frente com os "irmãos" C3 hatch e C3 Aricross, espera-se que o SUV cupê tenha preços partindo da faixa de R$ 100 mil.

Quando o Citroën Basalt será lançado?

A Stellantis confirmou que o lançamento oficial do Citroën Basalt ocorrerá em 2 de outubro de 2024.

Que motor o Citroën Basalt usará?

Até o momento, a Citroën confirmou somente que o novo Basalt terá o 1.0 turbo flex de 3 cilindros amplamente usado em diversos modelos da Stellantis. Ele é capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol e é acompanhado sempre por uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas.

Porém, espera-se que a marca aplique também o 1.0 FireFly aspirado de 3 cilindros e até 75 cv e 10,7 kgfm em conjunto com câmbio manual de 5 marchas para as versões de entrada.

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