Somente nesta semana a Citroën confirmou a estreia do Basalt para o mercado brasileiro, o que deve ocorrer ainda em 2024. Enquanto o SUV com ares de cupê da francesa ainda não chega às lojas, o C3 Aircross acabou de "roubar" um dos equipamentos que deveria ser uma das novidades exclusivas do Basalt.

Os dois modelos compartilham da mesma plataforma, que ainda é utilizada pelo C3 hatch. O trio será fabricado em Porto Real (RJ). Desde o lançamento na Índia, chamou a atenção na lista de equipamentos do Basalt a possibilidade de ser o ar-condicionado automático digital, algo que hatch e Aircross nunca ofereceram no Brasil, mantendo os comandos analógicos com botões plásticos desde de seus respectivos lançamentos.

Citroën Basalt - Versões Índia
Citroën

Citroën Basalt - Versões Índia

Citroën Basalt - Versões Índia
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Citroën Basalt - Versões Índia

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Citroën

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia

Agora, o o configurador on-line da Citroën já está mostrando que o C3 Aircross, ao menos na versão Shine mais completa, passa a oferecer exatamente o ar-condicionado automático digital como opcional por R$ 500 adicionais, tirando do Basalt o pioneirismo neste quesito.

A imagem mais recente divulgada pela Citroën (foto abaixo) confirma que o design do Basalt brasileiro será exatamente o mesmo do modelo indiano. Nesse sentido, a carroceria terá caimento característico de SUVs com pegada cupê, a traseira contará com lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais e a tampa do porta-malas terá leve saliência. Destaque ainda para moldura nas caixas-de-roda, coluna C com aplique plástico e rodas com o mesmo desenho da variante da Índia.

Citroën Basalt 2025 - Brasil
Citroën

Citroën Basalt 2025 - Brasil

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

A gama de versões será composta pelas opções Live, Shine e Feel. No primeiro caso, a Citroën equipará o Basalt com o mesmo conjunto do C3 de entrada, ou seja, motor 1.0 Firefly de 71/75 cv e câmbio manual de 5 marchas. A ideia será posicioná-lo como alternativa aos sedãs compactos mais baratos do mercado. Já no topo, marcará presença o conhecido motor 1.0 turbo T200 da Stellantis com 130 cv e câmbio automático CVT.

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