Volkswagen Amarok de nova geração vende menos da metade do modelo antigo

No primeiro ano completo de vendas, picape de segunda linhagem vendeu somente 21.800 unidades

Volkswagen Amarok Panamericana Volkswagen Amarok Panamericana

Apesar de tecnicamente mais avançada, segura e completa, a segunda geração da Volkswagen Amarok ainda não conseguiu superar a linhagem antiga em um quesito fundamental: vendas. Em 2023, primeiro ano completo de comercialização, a picape mais nova vendeu apenas 21.800 unidades nos mercados onde é oferecida, especialmente países da Europa, África, Oriente Médio e Oceania.

Já a Amarok antiga, produzida na Argentina e vendida na América Latina, emplacou no mesmo período 44.100 unidades. Desse total, 29.800 unidades foram vendidas no mercado argentino e aproximadamente 7.978 no brasileiro. Em resumo, o modelo lançado há mais de 13 anos vendeu mais que o dobro da geração que estreou em meados de 2022. Somando as duas gerações, a Amarok vendeu em todo o mundo 65.800 unidades em 2023.

A performance do modelo antigo foi justificada, em grande parte, pela ampla capacidade de produção da fábrica de Pacheco. Mesmo diante das fortes restrições à importação de peças e insumos na Argentina em 2023, a planta segurou o ritmo e conseguiu abastecer com folga a rede de concessionárias do país. Não por acaso, a Amarok liderou o mercado local de picapes por vários meses e quase tomou da Toyota Hilux o título de picape mais vendida por lá (30.694 unidades contra 29.800).

A nova geração, que usa plataforma da Ford Ranger e tem produção concentrada na África do Sul, não será vendida no mercado sul-americano. Tanto na Argentina quanto no Brasil, a velha Amarok será reestilizada e mantida em produção por pelo menos mais 10 anos. Flagras, inclusive, já anteciparam que a picape ganhará dianteira totalmente redesenhada e com elementos emprestados da Saveiro.

Além disso, terá atualizações importantes no interior e na oferta de equipamentos. Segundo rumores, haverá volante atualizado (o mesmo usado nos lançamentos mais recentes da empresa), painel de instrumentos digital e nova central multimídia (provavelmente a conhecida VW Play). Além disso, serão adicionados airbags extras (hoje são apenas quatro) e recursos de assistência à condução (ADAS).

Já na mecânica, a picape seguirá equipada com o conhecido motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. O câmbio automático de 8 marchas será mantido, assim como a tração 4Motion. O lançamento é aguardado para os próximos meses.

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