A Toyota já havia confirmado a produção nacional do Yaris Cross, um SUV compacto da marca. O modelo deve chegar na configuração oferecida no sudeste asiático. Agora, novos registros no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostraram que a novidade acaba de ser registrada no país e se aproxima cada vez mais do lançamento.
As imagens registradas por não deixam dúvidas de que se trata do Toyota Yaris Cross asiático, com a característica grade trapezoidal, faróis afilados e as luzes de neblina quase que verticais no parachoque frontal. A traseira tem lanternas bem convencionais. A marca ainda registrou algumas peças específicas, indicando que não está somente protegendo as linhas do SUV de cópias indevidas.
Toyota Yaris Cross deve chegar em 2025
O Toyota Yaris Cross posicionado abaixo do Corolla Cross, com motor híbrido flex e que será feito em Sorocaba (SP). Após revelar que o lançamento estava previsto para o final do ano que vem, Rafael Chang, presidente da marca no país, afirmou que a produção está programada para começar em dezembro de 2024.
Apresentado na Ásia em maio, o Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Utiliza a plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu. No mercado global, é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv.
Toyota Yaris Cross (Ásia)
A escolha da versão híbrida do SUV não foi por acaso. "Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente”, disse Chang durante o evento. “Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono".
A chegada do Yaris Cross deve ajudar a Toyota a crescer um pouco no mercado brasileiro. Chang projeta um crescimento sustentável, mas não se preocupa muito com participação de mercado, hoje de 8,68% somente para carros de passeio e 9,03% somando os comerciais leves. Para o executivo, o objetivo é atender os clientes e ser sustentável.
Para fazer o Yaris Cross no Brasil, a Toyota está investindo R$ 1,63 bilhão tanto na fábrica de Sorocaba (SP) quanto de Porto Feliz (SP), esta última responsável pelos motores usados pelos carros nacionais. Com a produção tendo início no último mês deste ano, o mais provável é que o novo SUV da Toyota comece a ser vendido por aqui nos primeiros meses de 2025.