Categoria preferida dos clientes no Brasil, os SUVs tiveram uma série de novidades nos últimos meses e isso está movimentando um pouco o ranking de vendas para todos os tamanhos. E, com mais lançamentos previstos para os próximos meses, ainda veremos muitas mudanças entre os mais vendidos.
Começando pelos SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross (6.244 unidades em abril), que foi líder de vendas em 2023, finalmente voltou para a 1ª posição, que era do Hyundai Creta (5.335) desde janeiro. Não foi só no resultado mensal, como também no acumulado do ano, embora a diferença seja bem pequena, de menos de 100 unidades. E ainda tem o Chevrolet Tracker (5.670) seguindo de perto, na 3ª posição no acumulado entre janeiro e abril.
Será uma disputa interessante de acompanhar. O T-Cross ainda terá uma mudança este mês, recebendo a tão esperada reestilização, o que deve movimentar ainda mais as vendas. O Creta também ganhará um facelift, porém deve aparecer mais para o final do ano.
Entre os modelos abaixo, o Nivus também está para receber uma reestilização e isso não assusta os clientes, tanto que foi o 4º mais vendido em abril, superando o Nissan Kicks. O utilitário japonês será renovado no ano que vem com um facelift e a nova geração virá em 2025.
Recém-lançado, o Renault Kardian começa a ganhar ritmo de vendas e foi o 12º mais emplacado em abril, logo atrás do veterano Duster. Em uma situação oposta, o Peugeot 2008 emplacou somente 245 unidades, consequência do fim da produção em Porto Real (RJ) e da espera pela nova geração, que será feita na Argentina. O Citroën C4 Cactus também está em baixa e vendeu apenas 121 unidades.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (ABRIL/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Volkswagen T-Cross | 6.224 | 14,0% | 19.082 |
2º | Chevrolet Tracker | 5.670 | 20,4% | 18.335 |
3º | Hyundai Creta | 5.335 | 23,6% | 18.935 |
4º | Volkswagen Nivus | 5.259 | 34,3% | 15.962 |
5º | Nissan Kicks | 4.582 | -9,0% | 17.596 |
6º | Jeep Renegade | 4.382 | 12,9% | 14.784 |
7º | Honda HR-V | 4.285 | 17,2% | 13.991 |
8º | Fiat Fastback | 3.885 | 1,7% | 14.589 |
9º | Fiat Pulse | 3.539 | 16,5% | 12.062 |
10º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.731 | 10,8% | 9.165 |
11º | Renault Duster | 2.070 | -6,3% | 7.616 |
12º | Renault Kardian | 1.581 | 156,7% | 2.235 |
13º | BMW X1 | 339 | -32,5% | 1.457 |
14º | Peugeot 2008 | 245 | 20,7% | 945 |
15º | Audi Q3 | 215 | -5,3% | 760 |
16º | Kia Stonic | 147 | 34,9% | 354 |
17º | Citroën C4 Cactus | 121 | 4,3% | 584 |
18º | Mercedes-Benz GLA | 78 | 21,9% | 229 |
19º | Land Rover Discovery Sport | 73 | -8,8% | 316 |
20º | Volvo XC40 | 66 | -21,4% | 423 |
21º | Land Rover Evoque | 62 | 21,6% | 234 |
22º | Suzuki Jimny Sierra | 55 | -21,4% | 180 |
23º | Kia Niro | 52 | -11,9% | 241 |
24º | Volvo C40 | 50 | -59,7% | 289 |
25º | BMW iX1 | 42 | -23,6% | 160 |
26º | Mini Cooper Countryman | 39 | -50,0% | 235 |
27º | Volvo EX30 | 31 | --------- | 31 |
28º | Lexus UX | 25 | 38,9% | 73 |
29º | Hyundai Kona | 2 | -92,3% | 103 |
30º | Jaguar E-Pace | 1 | 0,0% | 3 |
No degrau acima, o Jeep Compass continua a perder ritmo e vê sua liderança, antes inquestionável, cada vez mais perto de acabar. O SUV feito em Goiana (PE) emplacou 3.914 unidades em abril, menos de 200 unidades mais do que o Toyota Corolla Cross (3.754). Ainda temos que esperar para ver como a mudança na linha do Jeep irá afetar as vendas. Por um lado, ficou mais barato e ganhou a versão com motor 2.0 turbo de 272 cv. Por outro, agora tem somente uma opção com o 2.0 turbodiesel, que era um dos diferenciais do carro.
O Corolla Cross terá dias melhores pelos próximos meses, com a chegada da reestilização às lojas, atraindo os clientes fiéis que vão aproveitar para atualizar o carro na garagem. Ressurgindo desde o lançamento da versão Sport, o Caoa Chery Tiggo 7 subiu para a 3ª posição na categoria, passando de 3 mil unidades, mas ainda está bem longe no acumulado. Terá uma briga interessante com o BYD Song Plus, que ainda é o 3º mais vendido no ano e que recebeu a tão esperada atualização na bateria do sistema híbrido plug-in, prometendo aumentar a autonomia para 1.200 km.
Com todos os problemas econômicos na Argentina impedindo que tenha um bom ritmo de produção, o Volkswagen Taos vai perdendo espaço e já é o 6º no segmento. Tem uma reestilização no horizonte, mas está prevista somente para 2025. E está em uma situação difícil, vendo o Mitsubishi Eclipse Cross se aproximar nas vendas mensais.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (ABRIL/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Jeep Compass | 3.914 | -1,4% | 15.550 |
2º | Toyota Corolla Cross | 3.754 | 12,9% | 13.041 |
3º | Caoa Chery Tiggo 7 | 3.026 | 73,4% | 5.880 |
4º | BYD Song Plus | 1.699 | 17,2% | 6.569 |
5º | GWM Haval H6 | 1.609 | 46,7% | 5.452 |
6º | Volkswagen Taos | 795 | -14,5% | 3.887 |
7º | Mitsubishi Eclipse Cross | 723 | 2,8% | 2.491 |
8º | Honda ZR-V | 544 | -12,1% | 1.949 |
9º | Ford Territory | 431 | 236,7% | 1.614 |
10º | Volkswagen Tiguan | 349 | 0,3% | 1.261 |
11º | Chevrolet Equinox | 233 | 0,4% | 847 |
12º | Toyota RAV4 | 215 | 16,8% | 724 |
13º | Volvo XC60 | 204 | -27,7% | 937 |
14º | BYD Yuan Plus | 196 | -12,5% | 919 |
15º | BMW X3 | 192 | 200,0% | 372 |
16º | Ford Bronco Sport | 175 | -20,1% | 754 |
17º | Honda CR-V | 163 | 8,7% | 355 |
18º | Audi Q5 | 122 | -23,3% | 547 |
19º | Porsche Macan | 122 | -21,8% | 439 |
20º | BMW X4 | 116 | 8,4% | 372 |
21º | Kia Sportage | 80 | -25,2% | 397 |
22º | Land Rover Defender | 77 | 1,3% | 264 |
23º | Mercedes-Benz GLC | 74 | 39,6% | 322 |
24º | Mercedes-Benz GLB | 53 | 15,2% | 170 |
25º | Lexus NX | 42 | 13,5% | 157 |
26º | Land Rover Velar | 41 | 41,4% | 126 |
27º | Jaguar F-Pace | 33 | 94,1% | 82 |
28º | BYD Tan | 16 | 60,0% | 79 |
29º | BMW iX3 | 11 | -57,7% | 57 |
30º | Subaru Forester | 10 | -33,3% | 71 |
31º | Peugeot 3008 | 10 | 0,0% | 76 |
32º | Subaru XV | 7 | --------- | 7 |
33º | Hyundai Tucson | 3 | -94,1% | 89 |
34º | Audi E-Tron | 2 | 100,0% | 3 |
35º | JAC E-JS4 | 1 | 0,0% | 7 |
36º | Jaguar I-Pace | 0 | -100,0% | 1 |
O segmento dos SUVs grandes não teve muitas novidades. O Toyota SW4 continua a liderar com uma boa folga, com o Jeep Commander na 2ª posição. O que pode mexer no jogo é que o Commander teve mudanças, ganhando mais versões como a Blackhawk de 272 cv, o que pode trazer mais clientes. Esperando pelo início da produção da versão híbrida plug-in no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 segue em terceiro. O Chevrolet Trailblazer teve um aumento nos emplacamentos e subiu para a 4ª colocação, uma surpresa considerando que a versão reestilizada chegará às lojas somente este mês.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (ABRIL/2024) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2024 |
1º | Toyoya SW4 | 1.561 | 44,9% | 5.115 |
2º | Jeep Commander | 1.093 | 6,5% | 4.310 |
3º | Caoa Chery Tiggo 8 | 697 | 13,3% | 2.993 |
4º | Chevrolet Trailblazer | 240 | 142,4% | 473 |
5º | Mitsubishi Pajero | 200 | 25,8% | 637 |
6º | Volvo XC90 | 88 | -20,0% | 365 |
7º | BMW X6 | 83 | 56,6% | 269 |
8º | Mercedes-Benz GLE | 82 | 18,8% | 263 |
9º | Porsche Cayenne | 80 | 37,9% | 233 |
10º | Land Rover Range Rover | 62 | 5,1% | 269 |
11º | Land Rover Discovery | 58 | 0,0% | 244 |
12º | BMW X5 | 53 | 130,4% | 196 |
13º | Audi Q8 | 17 | 21,4% | 53 |
14º | BMW iX | 16 | 14,3% | 53 |
15º | Audi Q7 | 13 | 116,7% | 42 |
16º | Jeep Wrangler | 10 | -28,6% | 51 |
17º | Jeep Grand Cherokee | 5 | -54,5% | 50 |
18º | Aston Martin DBX | 0 | --------- | 1 |